CPMI à porta. Procurador-Geral em campo

Por Val-André Mutran
Brasília - O site do jornalista Cláudio Humberto (leia a nota) destaca que o destemido procurador-geral da República, Antonio Fernando de Sousa, está em Cuiabá (MT) reunido com o procurador Mário Lúcio Avelar. Ele passa a comandar pessoalmente as investigações sobre a máfia dos sanguessugas. A reunião fechada com o procurador Mário Lúcio discute os novos passos que a Polícia Federal deve seguir para desbaratar e prender os envolvidos na Operação Sanguessuga.
No compasso de espera da largada rumo às eleiçoes deste ano.
Pelos Corredores do Planalto,
destaca a relevância da notícia solta nas entrelinhas e faz uma correção ao experiente jornalista.
Não é a Procuradoria Geral da União que baliza o que deve ou não ser feito pela Polícia Federal neste e qualquer outro caso, cujas investigações estão em curso. É tarefa do Ministério da Justiça, tal prerrogativa. Humberto errou.
O recado da CGU não seria apenas moralizador para a possível manobra da direção da Câmara de enviar o "abacaxi" para o colo do Supremo Tribunal Federal, como vergonhosamente o fez recentemente a OAB nacional ao optar pela não abertura do pedido de impeachment do presidente, limitando-se a prosáica e confortável atitude de "lavar as mãos" na toalha da notícia crime enviada ao STF.
Tecnicamente são decisões próximas sob o ponto de vista jurídico.
O que surpreende é o empenho de Sousa de tocar as investigações em "parceria" com a PF, não necessariamente sob essa obrigação, diga-se, mas no exercício estrito e legal da prerrogativa da cooperação, longe do Comando e Controle que a CGU não possui sobre os quadros da PF. Eis a questão!
Resumo da Ópera: Qualquer que seja a decisão da Câmara ou do Senado, leia-se Congresso Nacional, destaque-se a opção legal da "gaveta", sob a justificativa de que não há clima para o andamento normal de uma CPMI, seja ela das sanguessugas, do fim do mundo ou valha-me qualquer outra coisa...
A CGU pode supreender de novo nessa matéria. Aguardemos de olhos bem abertos.

Comentários

Postagens mais visitadas