TV Câmara fará primeira transmissão de TV digital do país amanhã

Amanhã outro marco da teledifusão brasileira será cravado: A TV Câmara, fará a primeira transmissão totalmente digital do país.
Segundo o Blog do Noblat o ministro da Comunicações Hélio Costa recuou e autorizou o teste.
A TV Câmara faria hoje um teste do padrão brasileiro de TV digital, desenvolvido por um consórcio de 20 instituições, a maioria universidades.
A Anatel tinha dado a autorização para o teste na última sexta-feira. Foi a primeira permissão do gênero concedida a uma emissora de TV.
Até então, só universidades e institutos de pesquisa tinham testado a tecnologia nacional em uma área envolvida em uma disputa bilionária entre outros três modelos - o americano, o europeu e o japonês.
O próprio ministro das Comunicações, Hélio Costa, não esconde a preferência pelo padrão japonês, o preferido também da Rede Globo.
A Câmara tem divulgado o teste desde sexta-feira. Qual não foi a surpresa dos técnicos da TV Câmara hoje de manhã? A autorização da Anatel foi cancelada.
Em um comunicado sucinto, a Anatel alegou que estava cancelando a autorização porque apenas um dos modelos estava sendo testado - sendo que ela mesmo havia permitido o teste.
O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), não gostou nada disso. Achou um tanto estranha essa decisão de última hora.Vai conversar com o ministro Hélio Costa e pedir explicações.
Após o diálogo dos dois Costa cedeu e liberou o teste para esta quarta-feira (17).

Comentários

Postagens mais visitadas