Ministério divulga pesquisa de opinião sobre política ambiental

Informativo Diário do Ministério do Meio Ambiente (Brasília) - Pesquisa de opinião realizada pelo Instituto de Estudos da Religião (Iser) com os participantes da II Conferência Nacional do Meio Ambiente revela que o desmatamento é considerado um dos principais problemas ambientais do País com 28% das respostas espontâneas dos entrevistados. Em seguida aparecem como problemas nacionais os recursos hídricos (13%) e a falta de informação sobre o meio ambiente e educação ambiental (11%). Já em uma lista fechada, os delegados apontaram como problemas considerados mais graves, saneamento (58%), desmatamento na Amazônia (38%) e queimadas (31%).
Ainda segundo o estudo, entre as políticas ambientais consideradas prioritárias pelos delegados entrevistados no encontro estão o combate ao desmatamento na Amazônia (37%), a proteção e o uso sustentável da biodiversidade (32%), a revitalização das bacias hidrográficas (32%) e a promoção do desenvolvimento local sustentável (31%). Dados que demonstram uma sintonia entre a política ambiental desenvolvida pelo governo federal e os problemas que os participantes identificaram como graves, uma vez que os itens citados pelos entrevistados estão entre as principais políticas desenvolvidas pelo MMA nos últimos três anos e meio.
A pesquisa, divulgada ontem em evento no auditório do Ministério da Cultura, foi encomendada pela Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Ministério do Meio Ambiente. Ela foi realizada em Brasília, durante a II CNMA, em dezembro de 2005.

Comentários

Postagens mais visitadas