Chagas ataca em Santarém

Causa perplexidade e revolta a constatação de casos do mal de Chagas em Santarém, Oeste do Pará. A doença está praticamente erradicada no mundo moderno e virou notícia nacional hoje na Radiobrás.
O Blog do Jeso já havia denunciado o problema.
Uma vergonha!

Município de Santarém, no Pará, registra 20 casos de doença de Chagas


Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Vinte casos de doença de Chagas, com registro de uma morte, foram notificados no município de Santarém, a 780 quilômetros de Belém, no estado do Pará. No dia 9 de junho último, a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) havia concedido ao Brasil o Certificado Internacional de Eliminação da Transmissão da Doença de Chagas pelo Triatoma Infestans, nome científico do inseto conhecido como barbeiro.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o primeiro país da América Latina a ter esse reconhecimento e nos últimos três anos foram investidos mais de R$ 97 milhões no combate ao vetor da doença.

O diretor de Controle de Endemias da Divisão de Vigilância em Saúde, da Secretaria municiapl de Saúde em Santarém, Bernardo da Silva Cardoso, alertou que no município e nas cidades vizinhas de Mojuí dos Campos e Garrafão existe plantação de soja e arroz, e o inseto pode ter se aproximado em busca de alimento (sangue de animais). Segundo os técnicos da Divisão, o barbeiro pode ser sido moído junto com frutas para fazer sucos e consumido pela população também em saladas.

Bernardo Cardoso informou que já estão sendo distribuídos panfletos para conscientizar os habitantes dos municípios onde houve registro recente da doença. E que amostras de sangue dos pacientes foram examinadas por laboratórios de Minas Gerais, São Paulo e Bahia, e pelo Instituto Evandro Chagas, de Belém. Nota divulgada hoje (27) pelo governo estadual anuncia que aguarda a confirmação de diagnósticos para a manutenção das ações de controle.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2005 foram visitadas cerca de 1,9 milhão de casas de adobe ou de pau-a-pique nas áreas rurais do país. Os técnicos encontraram pouco mais de 200 insetos, mas sem risco de transmissão da doença de Chagas. Há cerca de 20 anos, pesquisa semelhante encontrou 250 mil barbeiros em uma área idêntica à da amostragem.

Comentários

Postagens mais visitadas