Você é uma pessoa difícil?

Com texto de Carla Galo publicado no Blog Repiquete no Meio do Mundo, de Macapá (AP), reproduzo pelos corredores a ótima sátira para os "malas" saberem se são "malas", "frasqueiras" ou "baú".

Gente difícil
Carla Galo
O que caracteriza uma pessoa como "difícil" ou como se fala na gíria "um mala"? De maneira superficial a definição é: "são pessoas que demonstram dificuldade de interação e relacionamento com vários grupos", ou seja, a característica de dificuldade em se relacionar não é apenas com uma determinada pessoa ou determinado grupo, mantém-se nos diversos grupos com que a mesma interage.

Para abordar esse perfil chamado "difícil" de maneira mais lúdica, criei tipos psíquicos dando-lhes nomes dotados de humor. Ao ler, mais do que rapidamente identificar no outro estas características aproveite e faça uma auto-análise.

"O Bomba Atômica" - É explosivo e grosseiro, não escolhe o que, como e quando dizer algo para alguém. Não tem autocontrole e não mede as conseqüências de seus atos e palavras. Usa um vocabulário de baixo nível e, muitas vezes, age sem educação.

- "O Super-Herói" - Julga-se imbatível e acha que todos dependem dele. No trabalho ou lazer impõe um ritmo compulsivo e exige o mesmo dos outros. Possui uma auto-estima elevada o que lhe dificulta sua auto-avaliação. Por tudo isso, não enxerga suas limitações e não se desenvolve.

- "O Procrastinador" - Fica esperando que as soluções aconteçam magicamente, não tem um foco, não dirige suas ações na busca de realizações.Tem medo de tomar decisões e as "empurra com a barriga".

- "O Loroteiro" - Vive contando "lorotas" e mentiras e termina acreditando em suas próprias estórias. Fala muito e constantemente se contra diz. Usa suas mentiras para se projetar ou simplesmente para encobrir seus erros, torna-se uma pessoa nada confiável e extremamente repulsiva pelo grupo.

- "O Iceberg" - Vive isolado, é fechado, não sabe colocar-se diante dos contextos sociais. Tem dificuldade de comunicação e de criar vínculos.

- "O Rebelde Sem Causa" - É o típico "se há governo sou contra", sempre emite opinião contrária, contesta sem argumentos e termina em desarmonia com o grupo. Muda de opinião constantemente, mostrando-se facilmente influenciável.

- "O Emboscada" - Está sempre arquitetando planos e ações para derrubar as pessoas à sua volta. Faz comentários maldosos e abusa da ironia e do sarcasmo. Para mostrar suas qualidades, tende a apontar os defeitos dos outros.

- "O Ditador" - É autoritário e centralizador, gosta de dar ordens e subjugar os que estão a sua volta. Às vezes assume postura paternalista, mas é só para encobrir sua tendência ditatorial. Não sabe ouvir e quer sempre ter a última palavra.

- "O Grande Mestre" - Normalmente é uma pessoa de bom nível intelectual e abusa de seu conhecimento, achando sempre ter razão e assumindo uma postura de onipotência. Não foca seu conhecimento em ações positivas e sim para exaltar sua vaidade.

- "O Tempestade" - É pessimista e acha que tudo sempre vai dar errado. Não consegue motivar as pessoas com quem convive, pois é extremamente desmotivado. É mau-humorado e irritado.Por que somos assim?

Todo o comportamento tem como base um processo psicológico, que é resultado da herança genética com a influência do meio ambiente. O processo de mudança comportamental inicia-se a partir do momento que nos auto-avaliamos e aceitamos críticas.

Portanto, se você identificou-se com algum destes tipos, inicie um processo de mudança, viver é relacionar-se e como diz Caetano Veloso "Gente é para brilhar...". Brilhe no espetáculo da vida sabendo relacionar-se.

Comentários

Postagens mais visitadas