Lançado Políticos do Brasil

Fernando Rodrigues reúne, em livro, a maior pesquisa sobre a vida dos 1.871 principais homens e as mulheres que comandam a nação

São Paulo, agosto de 2006 – Este livro sobre os políticos brasileiros traz dados inéditos coletados em 3.570 registros sobre o patrimônio declarado de candidatos vencedores em 1998 e em 2002, compilados ao longo de mais de cinco anos de análise e estudo. Escrito pelo jornalista Fernando Rodrigues e editado pela Publifolha, Políticos do Brasil apresenta ainda uma análise inédita a respeito da atividade política no país e das pessoas que a exercem. Ajuda o leitor (e eleitor) a compreender, de maneira mais ampla, quem são e o que possuem os homens e as mulheres que comandam a nação.

O conteúdo do livro pode ser dividido em três partes principais: o patrimônio dos políticos, o perfil estatístico e as características do sistema político, com considerações sobre o voto.

Em O patrimônio dos políticos nos deparamos com o valor que os políticos atribuem aos seus bens, a distribuição do patrimônio pessoal dos políticos em relação a seus pares, um detalhamento de coincidências entre o sucesso na política e uma sólida e consistente ascensão social. Mostra as listas dos políticos declaradamente mais ricos em cada eleição (1998 e 2002) e em cada partido, com a evolução patrimonial dessa elite econômica. Também ficam expostos aqui aqueles que omitem o valor de seus bens, dizendo nada possuir ou simplesmente não oferecendo os dados para estudo;

No Perfil estatístico, Fernando Rodrigues compila os dados de quem são, quantos são, de onde vêm e qual a formação dos políticos que mandam no país nos níveis federal, estadual (nos 26 Estados) e distrital (no Distrito Federal);

Em Características do sistema político e considerações sobre o voto, uma descrição do sistema político-eleitoral em vigor no país é seguida de observações a respeito dos pontos positivos e negativos, além de uma reflexão sobre a cobrança de responsabilidade dos eleitos, tanto para o Poder Executivo como para o Poder Legislativo, na hora de votar.

Para produzir Políticos do Brasil, Fernando Rodrigues fez a maior pesquisa já realizada sobre os governantes da nação. A produção do livro teve como fonte principal um vasto acervo de documentos, em princípio públicos, mas na prática até hoje inéditos em sua maior parte: as declarações de bens disponíveis de todos os políticos brasileiros eleitos em 1998 e em 2002. Tomou-se como base, portanto, o último pleito do século 20 e o primeiro do século 21.

Foram analisadas as declarações de bens e os dados eleitorais do presidente e do vice-presidente da República, dos 27 governadores e 27 vice-governadores, dos 513 deputados federais, dos 81 senadores e seus 162 suplentes e dos 1.059 deputados estaduais e distritais. Em resumo, os 1.871 principais políticos que comandam o país nos planos federal, estadual e distrital.

Ao final do livro, o leitor encontrará uma listagem completa de todas as tabelas usadas nas análises e os nomes de todos os vencedores nas eleições de 1998 e de 2002. Estão relacionados, entre outras informações, o cargo para o qual cada um foi eleito, o partido, unidade da Federação (UF), a votação obtida e o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

“O conhecimento do CPF de um político é uma ferramenta útil ao eleitor: permite a checagem da situação dos candidatos a cargos públicos junto à Receita Federal e outros órgãos governamentais – embora pendências nem sempre sejam sinônimo de irregularidade” ressalta o autor.

Como escreve o ex-professor titular do Departamento de Ciência Política da USP e do Departamento de Ciência Política da Unicamp, Leôncio Martins Rodrigues, no Prefácio: “talvez, o maior mérito do livro seja ajudar a tornar mais transparente a vida política do país e, com isso, dar uma valiosa contribuição para o aperfeiçoamento da democracia brasileira”.

Sobre o autor

Fernando Rodrigues, repórter e colunista da Folha de S.Paulo, é jornalista desde 1985. Foi correspondente da Folha em Nova York, Tóquio e Washington. Ganhou três prêmios Esso.

Políticos do Brasil

Autor: Fernando Rodrigues

Editora: Publifolha

424 páginas

Preço: R$ 39,90

O livro pode ser adquirido nas principais livrarias do país, pelo televendas 0800-140090 ou pelo site www.publifolha.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas