Será que sobra para o Jungmann?

Jungmann caminha para ficar impedido em CPI

Blog do Zé Dirceu

O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) caminha para ficar impedido de integrar a CPI dos sanguessugas depois da declaração que deu à Folha sobre a entrevista à Veja em que o empresário Luiz Antônio Vedoin menciona o envolvimento do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) no esquema da Planam.

Vedoin disse: "No caso de Mato Grosso, além das emendas individuais, havia as emendas de bancada. Foi aí que entraram outros parlamentares, como o senador Antero [Paes de Barros, PSDB-MT]. Meu pai conversou pessoalmente com o senador, que era o líder da bancada do Estado. O acordo era para a totalidade das emendas da bancada, que somavam 3,8 milhões de reais. Antero apresentou 400.000 reais e tínhamos de dar 40.000 reais de comissão. Ele pediu para passarmos o dinheiro diretamente para o Lino Rossi, que, naquele tempo, era do mesmo partido que ele [PSDB]. Todos ali tinham consciência do que estava sendo feito".

Antero nega, é claro, mas disse que falou com Darci. "Conversei várias vezes pessoalmente com o pai dele, mas desse assunto [emendas] nunca tratamos", disse o senador à Folha.

Jungmann, vice-presidente da comissão, afirmou também à Folha que "o que a gente estranha é que o Vedoin foi ouvido durante dias e só agora se lembrou do Antero". O que Jungmann está afirmando é que, quando se trata de um tucano, vale a presunção da inocência, e o ônus da prova cabe ao acusador. Isso é um cinismo sem tamanho, diante de tudo o que feito até aqui.

Quem está certo é o deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), presidente da CPI. Para ele, quem quer que seja tem de ser investigado. Esta posição de Biscaia deveria ser levada em conta pelo deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que precisa se decidir entre investigar todos ou então agir seletivamente.

Comentários

Postagens mais visitadas