Todos estão expostos

Os usuários pesados da WEB. Segundo pesquisa a média de navegação do brasileiro que dispõem acesso à rede é de quatro horas, torna essa massa de milhões de usuários exposta à todo tipo de vilania virtual. De roubo puro e simples de seus ativos em conta-corrente à difamações de toda ordem.

Os ataques, cada vez mais ousados e sofisticados, não deixam imune as altas esferas do poder como você pode conferir na matéria abaixo. Pontanto, todo o cuidado é pouco. Prevenir, nesse caso, é muito mais que remediar. Confira:

TSE pede à Polícia Federal investigação sobre origem de falsos e-mails

Do site Última Instância, com Agência Brasil

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pediu à Polícia Federal que investigue a origem das falsas mensagens, em solicitação enviada ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

O tribunal recebe diariamente reclamações de eleitores sobre mensagens falsas enviadas via Internet em nome do órgão. Elas apontam problemas no título eleitoral e chegam a pedir o número do CPF. Quando o arquivo é aberto, o computador recebe um vírus capaz de "roubar" dados bancários.

"Queremos que se tome providência para localizar o provedor dessas informações para que ele responda processo criminalmente por desvios de informações", disse o diretor-geral do TSE, Athayde Fontoura, em entrevista à Rádio Nacional.

Segundo ele, o tribunal não envia e-mail comunicando irregularidade com relação a qualquer assunto para o eleitor. Os falsificadores, no entanto, chegam a copiar nas falsas mensagens as marcas da página do TSE na internet. Para prevenir os eleitores da fraude, o tribunal publicou um alerta em 18 jornais durante três dias seguidos.

Nos dias de votação do primeiro e do segundo turno, a página institucional da internet do TSE será retirada do ar.

De acordo com o diretor-geral do órgão, este ano, foi contratada uma empresa para criar um provedor de internet que, no dia eleição, armazenará as informações sobre os candidatos e os dados sobre a apuração dos votos. O provedor ficará na sede do próprio TSE e só permitirá acesso interno.

Comentários

Postagens mais visitadas