Com vergonha do eleitor

Pinçado do Noblat

Do colunista Sérgio Augusto em O Estado de S. Paulo, hoje:

"Enquanto os paleantropólogos festejavam a revelação de que os neandertais e o homo sapiens foram contemporâneos e vizinhos, eu me decepcionava com o fato de os paleantropólogos ainda acreditarem que os neandertais desapareceram há milhares de anos. Como persistir nessa tese com tantas evidências de que os neandertais nunca sumiram de nosso convívio? Um deles, do ramo severinus, até presidiu a nossa Câmara dos Deputados; e dezenas ou centenas de outros aparecem agora todos os dias na televisão, vendendo virtudes que não possuem e prometendo coisas que não cumprirão em seus mandatos.

Depois de expressar seu espanto com o empate, nas pesquisas pré-eleitorais, entre o candidato do PDT à presidência da República, Cristovam Buarque, e a candidata sub-judice do PRP, Ana Maria Rangel, um colunista político do Rio acrescentou: 'Ainda não há explicação para o fenômeno.' Como não há? São os neandertais. Eles também têm título de eleitor.

Não me refiro aos pobres de renda, mas aos miseráveis de espírito, o que, em essência, os neandertais são; se bem que seja grande entre os pobres a ignorância, o maior nutriente da indigência espiritual. Nenhum dos candidatos à sucessão de Lula se bate pelo fim do flagelo da ignorância com a pertinácia de Buarque. E, no entanto, ele só conseguiu alcançar 2% da preferência do eleitorado na mais recente pesquisa do Ibope, deixando na faixa do 1% a candidata do PRP. Ah, os neandertais! Eles não só continuam entre nós, como ainda norteiam os nossos destinos."

Assinante do Estadão leia mais aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas