Senador Heráclito Fortes compara crise ao episódio que levou Getúlio ao suicídio em 1954

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI), comparou a crise política gerada com apreensão pela Polícia Federal de R$ 1,7 milhão para a compra de um dossiê contra os tucanos José Serra, candidato ao governo de São Paulo e Geraldo Alckmin, candidato a presidência da República, como o caso mais grave do governo Lula.
-Como o presidente gosta de citar Getúlio Vargas, esse caso já tem a mesma dimensão dos episódios que levaram ao suicídio de Getúlio, comparou.

No blog de Reinaldo Azevedo, a mesma tese é citada:

Há 52 anos...

Caros,
O passarinho de sempre já me havia contado que o petista preso havia acusado um tal “Freud” ou “Froud”. Sabia também que esse era o nome do chefe de segurança de Lula. Claro, coincidências existem, não é? Pode muito bem haver dois petistas chamados “Freud”, donos de empresas de segurança e com intimidade o bastante com a corte para fazer essas pilantragens. Tudo é possível. A questão, agora, é saber se o sistema político acredita ou não.

Lula gosta de se comparar a Getúlio Vargas; Tarso Genro vive acusando golpismo; os intelectuais áulicos adoram falar em lacerdismo. Faltava quem nesta celebração de clichês? Gregório Fortunato — por isso postei ontem uma foto dele aqui —, o chefe da segurança pessoal de Getúlio, em cujas costas caiu a culpa de ter dado a ordem para matar Carlos Lacerda.

Sem querer fazer um trocadilho infeliz, também aquele tiro foi dado no pé. No pé de Lacerda. Mas um outro acertou o major da Aeronáutica Rubem Floretino Vaz, que morreu. Era a madrugada de 5 de agosto de 1954. O episódio ficou conhecido como o “Atentado da Rua Toneleros”. Lacerda era um opositor feroz de Getúlio e promovia uma campanha severa contra ele no jornal Tribuna da Imprensa. No dia 2 de agosto, a manchete da publicação era esta: “Somos um povo honrado governado por ladrões”.

O governo tentou negar o quando pôde o seu envolvimento no caso. Mas um IPM instaurado pela Aeronáutica — a República do Galeão — apontou para a responsabilidade de Gregório Fortunato, que preservou o chefe de qualquer responsabilidade e assumiu sozinho a autoria intelectual do atentado. Se Getúlio tinha ou não culpa no cartório, não deu para saber: ele se matou no dia 24 daquele mês com um tiro no peito e deixou uma carta acusando a existência de... forças golpistas. O ditador que já tinha mando torturar e matar entre 1937 e 1945 se oferecia como cordeiro do povo.

A se confirmar que o tal “Freud” de que fala o petista da mala preta é o mesmo que é assessor especial do presidente da República, estamos diante de uma situação de gravidade, quero crer, inédita desde... Gregório Fortunato! É isso mesmo. Temos eleições dentro de 13 (!) dias. Lula é o franco favorito e investiu fundo numa clivagem que pretende opor o povo sofrido, que ele representaria, às elites insensíveis. Há três dias, não contente em se comparar a Getúlio, evocou o próprio Jesus Cristo como uma referência.

É um momento de assombro e de espanto. Acima do povo e de Lula, estão as instituições democráticas e republicanas. Quem quer que tenha armado essa tramóia praticou um atentado contra a lisura das eleições. A polícia precisa achar esse tal Freud. Vamos ver como Freud se explica.

E lá vou eu para o seminário na terra (o Estado) de Getúlio. Mantenham o debate no blog. Os comentários continuarão a ser postados.

Comentários

Postagens mais visitadas