PT e Jader Barbalho com um pé no Palácio dos Despachos

Ibope aponta Ana Júlia com 53% e Almir com 43%

O Liberal

Corrida

Se o segundo turno fosse hoje, a candidata petista venceria a disputa

A primeira pesquisa - estimulada - do Ibope para o segundo turno das eleições ao governo do Estado aponta Ana Júlia Carepa, do PT, na liderança, com 53% das intenções de voto, e Almir Gabriel, do PSDB, atrás, com 43%. Votos brancos e nulos somam 2% e outros 2% não sabem ainda em quem votar ou não quiseram opinar.

De acordo com o Ibope, comparando os resultados desta primeira pesquisa com os resultados oficiais do 1º turno, Ana Júlia conquistou cerca de 18% de novos eleitores. No 1º turno, a petista recebeu 35,2% dos votos totais e agora está com 53%. Já Almir Gabriel manteve praticamente seu patamar de votação de 1º de outubro: recebeu 41,1% na eleição e agora está com 43% das preferências nesta pesquisa.

Quando são computados apenas os votos válidos, ou seja, sem brancos, nulos e indecisos, a candidata petista aparece com 56%, 12 pontos percentuais à frente de Almir, que tem 44%.

Na pesquisa espontânea, a vantagem de Ana Júlia também é de 10 pontos percentuais: ela tem 49% das intenções de voto, contra 39% de Almir Gabriel. Nesta pesquisa, nove por cento dos entrevistados não sabem ainda em quem votar para governador e 3% dizem que votariam em branco ou anulariam seu voto.

A pesquisa mostra também um dado curioso sobre a expectativa de vitória no Estado. Indagados sobre quem o eleitor acha que será o próximo governador do Pará, independente de sua intenção de voto, 50% acreditam na vitória de Almir Gabriel e 41% acreditam na eleição da candidata Ana Júlia. Nove por cento não sabem ou não quiseram opinar.

O Ibope também aponta uma alteração no perfil do eleitor de cada candidato. Ao contrário do que ocorria no primeiro turno, Almir Gabriel é, no segundo turno, o candidato preferido dos menos escolarizados, acontecendo o inverso com Ana Júlia. No segmento com até a 4ª série do primeiro grau, há empate técnico, pois Ana Júlia tem a preferêncioa de 50% dos eleitores e Almir Gabriel, de 47%. Entre os eleitores que cursaram o ensino fundamental, a vantagem é de nove pontos para a petista. E no grupo dos que têm o ensino médio ou superior, Ana Júlia também leva vantagem: 55% contra 40% dos que preferem Almir.

Ana Júlia é, ainda, a preferida entre os jovens, onde há o maior registro de intenções de voto. Leva 59% dos jovens entre 16 a 24 anos.

Indagados sobre a possibilidade de ainda mudar seus votos até o dia 29, 13% dos eleitores consultados pelo Ibope responderam que poderão fazê-lo e 84% afirmam que sua decisão, revelada na pesquisa, é definitiva.

A pesquisa, encomendada pela TV Liberal, foi realizada entre os dias 10 e 12 deste mês e ouviu 812 eleitores em 40 municípios paraenses. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o número 18369/06 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 22175/06.

Comentários

Postagens mais visitadas