Corte no fundamento

Lula já discute corte do superávit primário

Portal A Notícia


Presidente reeleito se diz inconformado com as baixas taxas de crescimento econômico de seu primeiro governo e quer acelerá-las no segundo mandato

São Paulo - O governo estuda a possibilidade de reduzir o superávit primário (economia para pagar juros da dívida) nas contas públicas em 2007 para poder investir mais. Essa é uma das propostas que serão apresentadas nesta semana, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros da área econômica começarão a delinear o programa fiscal do segundo mandato.

Lula está inconformado com as baixas taxas de crescimento econômico de seu primeiro governo e quer acelerá-las no segundo. Quer aumentar o investimento, mas já avisou: isso não será feito à custa de cortes nos programas sociais.

Em tese, essa conta não fecha. Por isso, uma das várias alternativas que os ministros da área econômica apresentarão é reduzir o superávit primário, a poupança que, por lei, o setor público tem de fazer para evitar o crescimento descontrolado de sua dívida.

Comentários

Ricardo Rayol disse…
Alguem tinha duvida disso? Quero ver o investimento em infra ano que vem com a grana gasta pra comprar votos comprometida
Não vai ter investimento, caro Rayol, foi outra lorota esse papo de crescimento.
Um amigo economista de alta graduação aqui em BSB fez as contas.
Para a arrancada pelo menos R$ 40 bilhões de investimentos; para liderar o crescimento entre os emegentes R$ 100 bilhões.
Sabe o que está acontecendo. A grana especulativa tá saindo do Brasil.
Portanto, mais quatro anos de fraude eleitoral.

Postagens mais visitadas