Situação de Serra Pelada começa a ser discutida na Casa Civil

Da Redação

Agência Pará

O chefe da Casa Civil, Charles Alcântara, recebeu as lideranças de Serra Pelada Fernando Marcelino, da Comanse, disse que o governo Lula tem dado um tratamento atencioso aos garimpeiros Manoel Imbiriba, da Sectam, destacou que o trabalho no garimpo deve ser feito com responsabilidade O chefe da Casa Civil da Governadoria do Estado, Charles Alcântara, recebeu, na manhã desta quinta-feira (15), lideranças do garimpo de Serra Pelada com o objetivo de destravar a pauta de negociações iniciadas com o governo anterior. Os garimpeiros - representados pelos líderes sindicais Fernando Marculino Guimarães e Etevaldo Arantes - elogiaram a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministério das Minas e Energia, por conta do tratamento atencioso que vêm recebendo do governo federal.

De acordo com Charles Alcântara, a tendência é que as políticas passem por um amplo processo de agilização por haver uma convergência de interesses entre os governos do Estado e Federal. Alcântara destacou que o governo do Estado tem um compromisso com os garimpeiros e que eles não serão esquecidos, nem menosprezados.

O sindicalista Fernando Marcelino Guimarães, presidente da Cooperativa Mista Agromineral Rio Sereno (Comanse), informou que houve uma mudança de tratamento com os garimpeiros a partir da chegada de Lula à presidência, citando acontecimentos como a realização de audiências públicas e seminários com a finalidade de fortalecer e organizar a categoria.

O diretor de Meio Ambiente da Sectam, Manoel Imbiriba, que também participou da reunião com os garimpeiros, garantiu que os técnicos da secretaria estarão em Serra Pelada até o final deste mês. Imbiriba esclareceu que, por conta do feriado do Carnaval, os trabalhos de vistoria técnica e de levantamento geoquímico ambiental não serão feitos na próxima semana.

Após esta etapa, serão avaliados os planos ambientais dos garimpeiros organizados em cooperativas, principalmente aqueles que estão sujeitos aos licenciamentos ambientais. O sindicalista Etevaldo Arantes, presidente da Cooperativa de Serra Pelada (Cooperserra), sugeriu que o governo do Estado adotasse o ritmo do governo federal, que tem sido rápido e objetivo, levando-se em conta os cuidados necessários com o meio ambiente.

Na avaliação de Charles Alcântara, é provável que as negociações com os garimpeiros se desenvolvam no sentido de alargá-las. "Estamos iniciando um trabalho voltado para atender às demandas de nossa sociedade. Muitos laços estão sendo reatados. Devemos nos redobrar em cuidados com o meio ambiente, mas esta questão não pode ser um entrave para o desenvolvimento. Os garimpeiros receberão tratamento digno do governo do Estado. Vamos estreitar essas relações e, por isso mesmo, a Sectam já estará enviando técnicos até o final do mês à Serra Pelada com a finalidade de agilizar o que já vinha sendo feito em ritmo lento, acelerar este ritmo e iniciar novas ações, cujo resultado final seja o trabalho no garimpo feito com responsabilidade", disse Charles Alcântara.

Comentários

Postagens mais visitadas