Giovanni convida deputados para conhecer o Carajás






















Deputado Federal Giovanni Queiroz parabeniza o aniversário de 94 anos de Marabá na Tribuna da Câmara dos Deputados.

Considere como lido pronunciamento sobre a cidade de Marabá, que faz 94 anos amanhã.

Não podemos deixar de homenagear os jovens, homens e mulheres, que lá vivem, mas não nos podemos esquecer dos pioneiros, que adentraram por aquela mata com o objetivo de construir suas vidas e verdadeiramente integrar a Amazônia ao Brasil.

Aproveito para convidar meus pares para conhecer Marabá, a cidade mais importante do sul-sudeste paraense, a quarta maior do Estado, com mais de 200 mil habitantes. Queremos transformar aquele que é o maior pólo mineral do mundo, por que não, no maior parque industrial do mundo? Depende dos Srs. Parlamentares, empresários e industriais nos ajudarem a construir e integrar aquela região ao mapa do Brasil.

A geopolítica da Amazônia precisa ser revista. Temos proposta que tramita na Casa que solicita autorização plebiscitária para criar o Estado de Carajás. O Pará tem 1,248 milhão quilômetros quadrados — 70 vezes maior que Sergipe e 40 vezes maior que Alagoas — é quase um continente.

Sr. Presidente, convido V.Exa. e todos os Deputados para conhecer Marabá e, quem sabe, nos ajudar a construir mais um pouco do Brasil.

Muito obrigado.

(PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO GABINETE)
O SR. GIOVANNI QUEIROZ (Bloco/PDT-PA. Pela ordem. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o meu pronunciamento é uma homenagem que faço aos 94 anos do Município de Marabá.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, como não teremos sessão no dia de amanhã, não poderia de deixar de registrar na Tribuna desta Casa o transcurso comemorativo de 94 anos de emancipação político-administrativa do Município de Marabá, a mais importante cidade do Sul do Pará.

De viva voz, gostaria de parabenizar o bravo povo marabaense, na pessoa do Prefeito Sebastião Miranda Filho, e seu Vice-Prefeito, o jovem e dinâmico empresário Ítalo Ipojucan, companheiro de lutas do nosso glorioso PDT.

Marabá começou a ser povoada em 1894, quando chegou à região o Coronel Carlos Leitão e fundou uma colônia agrícola próximo ao Rio Tocantins. Em 1898 seus habitantes construíram um Barracão Comercial que chamaram de Marabá.

Emancipada em 1913, Marabá passou por vários ciclos que sustentam sua economia até os dias de hoje. Começa com o ciclo da borracha, depois torna-se o maior exportador de castanha-do-pará do mundo até chegar ao ciclo mineral.

O desenvolvimento acelerado sempre se identificou com aquela rica região. Hoje, como principal pólo Siderúrgico do norte-nordeste brasileiro, Marabá tem a responsabilidade de dirigir com inexcedível espírito público, os desígnios e anseios populares que resultam em melhor qualidade de vida, emprego e renda.

Seu desafio maior será ser capaz de fazer da matéria bruta do minério de ferro e outros explorados na Província Mineral de Carajás o produto com maior valor agregado. A instalação de aciarias, montadoras, fábricas de autopeças se faz necessário, com a devida escala para que haja competitividade desses produtos no mercado globalizado.

Minha homenagem traduz a admiração e o respeito de que são merecedores todo os marabaenses que, com a riqueza do trabalho, da inteligência e a vontade obstinada de vencer, oferecem-nos quotidianamente o testemunho emocionante, a par desse inegável sucesso, e busca da cidadania plena a que todos os povos têm direito.

Recebam, pois, todos os marabaenses os parabéns desta Câmara dos Deputados, pelo dia em que lhes prestamos as homenagens de que são merecedores.

Muito obrigado.

Comentários

Postagens mais visitadas