Ainda temos uma pequena reserva moral

VERGONHA NACIONAL CONTINUA!!!!!
Jefferson Peres: "A Casa está desmoronando"

Quarta, 27 de junho de 2007, 09h43

Raphael Prado

Marcello Casal Jr./Agência Brasil


















Jefferson Peres (PDT-AM), desanimado com os últimos acontecimentos no Senado, diz que não quer mais continuar na Casa
- A Casa está desmoronando.
É com essa visão fatalista (e realista) que o senador Jefferson Peres (PDT-AM) inicia a entrevista a Terra Magazine. Ele se mostra completamente desiludido com o Senado Federal, com os últimos acontecimentos no Conselho de Ética - e o mais recente foi a renúncia do presidente, Sibá Machado (PT-AC).

Peres está desanimado com "a farsa" montada no caso do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que vem refutando a idéia de renunciar à presidência da Casa enquanto é investigado. Tão desanimado que anuncia o fim da carreira pública federal:
- Podem pensar o que quiserem, que é fuga, mas eu não quero voltar para o Senado Federal. Não quero. Encerro aqui. Posso até ser vereador em Manaus, mas senador eu não quero mais.
Jefferson sentencia:
- O Senado está no chão.
O senador não tem esperanças que algo vá mudar com a renúncia de Sibá Machado. Acha que o processo vai ser arquivado e tudo continua como está. Diz que os senadores realmente indignados são "4 ou 5".

Leia a entrevista exclusiva do senador a Terra Magazine:

Terra Magazine - O que é que está acontecendo nesta Casa, senador?
Jefferson Peres - A Casa está desmoronando, desmoronando... o nível todo do Senado caiu muito. Do Parlamento em geral... São pessoas que não têm espírito público, que querem apenas usufruir o poder e a qualquer custo. Desculpe o meu diagnóstico pessimista.
Desde que começou o processo contra o senador Renan, a sociedade nota que tudo parece uma grande farsa: a imprensa finge que está fazendo um trabalho de cobertura, os senadores fingem que estão trabalhando...
É um jogo de faz-de-conta, é uma farsa tudo isso. Como é que a imprensa toda não cobra, principalmente em editoriais, que refletem a opinião dos jornais, que ele, o Renan, não pode ficar na presidência do Senado sendo investigado, interferindo nas decisões do Conselho de Ética? Isso é um escândalo e não parece ser um escândalo! Ontem, afinal, o Democratas saiu do muro e definiu, assim mesmo com pressão de deputados, pedir a saída dele (de Renan Calheiros da presidência).
E como fica agora para alguns parlamentares sensatos - e felizmente ainda temos alguns - cobrarem que o processo seja mantido?
Nós, senadores que nos indignamos com isso... os realmente indignados, somos 4 ou 5. Ficamos muito isolados, eu me sinto cada fez mais solitário e desconfortável na Casa. Podem pensar o que quiserem, que é fuga, mas eu não quero voltar para o Senado Federal. Não quero. Encerro aqui. Posso até ser vereador em Manaus, mas senador eu não quero mais. O Senado está no chão.

Dá um sentimento de impotência até?
Impotência, impotência. Porque você vê que é geral. O Renan é presidente do Congresso Nacional e poucos deputados também reagem contra isso. Enfim, é um abastardamento dos costumes políticos impressionante.

O senhor vê perspectiva de mudança nos próximos dias?
Não, nos próximos dias não. Eu não acredito. Eu acho que eles vão encerrar o processo, arquivar e tudo continua como está. Mas eu vou defender hoje que o vice-presidente do Conselho de Ética (senador Adelmir Santana, do DEM-DF) assuma a presidência. Ele é presidente para todos os efeitos, até ser eleito o novo.

Ele é do Democratas, que defendeu a renúncia de Renan Calheiros à presidência da Casa. Diante disso, alguma coisa pode melhorar?
Talvez, se ele se dispuser e exercer as funções. Eu tenho medo que ele fuja também. É preciso imprensá-lo. Ele tem que responder pela presidência e praticar todos os atos. Se ele não fizer isso, é um omisso.

Comentários

Postagens mais visitadas