Simpósio discute redivisão territorial do Pará e do Maranhão

Deputados unidos pelo Estado de Carajás

Na reunião em Marabá será discutida a viabilização da divisão territorial do Estado do Pará

Autoridades de Redenção (foto), confirmaram presença no 1º Simpósio Pró-Criação dos Estados de Carajás e Tapajós


Jornal A Notícia (Redenção)

A cidade de Marabá será a sede da realização do 1º Simpósio Pró-Criação dos Estados de Carajás e Tapajós, que acontece nesta sexta-feira (15) no auditório Eduardo Bezerra, da Secretaria Municipal de Saúde. O evento vai reunir representantes dos municípios das regiões que pleiteiam a criação dos dois Estados, assim como senadores, deputados federais, estaduais, entre outras autoridades. O objetivo central é unir força para lutar pela aprovação do plebiscito, que é o ponto determinante para a criação das novas unidades federativas.

A criação de novos Estados vai reforçar a bancada da Amazônia, aumentando força política da Região Norte. Serão mais seis senadores e 16 deputados federais. Somados aos atuais 17 do Pará, só essa parte da Amazônia terá 33 deputados federais e nove senadores.

Já estão com presença confirmada no evento os senadores Leomar Quintanilha, autor da emenda de criação do Estado de Carajás no Senado; Mozarildo Cavalcante, autor da emenda de criação do Estado do Tapajós no Senado; Edson Lobão, autor do projeto de criação do Estado do Maranhão do Sul, que já teve a realização do plebiscito aprovada. O deputado federal Giovanni Queiroz, o dos primeiros a lutar pela criação do Estado de Carajás também confirmou presença no evento. O deputado federal Asdrúbal Bentes defende a criação de novos estados na Amazônia. Também foram convidados o senador José Sarney, que defende a criação do Maranhão do Sul; o vice-governador do Estado, Odair Corrêa, que luta pela criação do Estado do Tapajós; e os senadores Mário Couto e Flexa Ribeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas