Ex-ministro defende divisão de pasta de Minas e Energia

O ex-ministro de Minas e Energia, Rodolpho Tourinho, defendeu nesta quarta-feira (20.6), em Brasília, a divisão do ministério de Minas e Energia em duas pastas e a criação de uma Agência para regulamentar a atividade mineradora. Durante encontro com deputados realizado pela comissão temática da Câmara destinada a discutir a exploração de recursos minerais, o também ex-senador afirmou que todo o sistema precisa passar por uma grande reformulação.

“Defendo a divisão do Ministério em Petrobras e Energia de um lado e Minas de outro. Isso proporcionará avanços significativos para o setor da mineração no país. Além disso, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) precisa ser transformado em uma Agência Reguladora com autonomia para a área de minas”, afirmou.


De acordo com Tourinho, a questão da licença ambiental é um problema tanto para a área de energia quanto de mineração. “Creio é que o governo precisa ter um entendimento muito claro com relação ao que o País precisa para que haja crescimento econômico sem que haja agressão ao meio ambiente nas duas áreas”, comentou.


Para o vice-presidente da Comissão, deputado federal Vitor Penido (Democratas-MG), “o encontro com o ex-ministro contribuiu para que os deputados tivessem mais subsídios e informações sobre o setor de Minas e Energia”, informou.


Vinícius Tavares
Ascom Dep. Vitor Penido

Comentários

Postagens mais visitadas