Notas do Painel

Inabaláveis


Folha de S. Paulo
11/6/2007

A entrevista em que Mônica Veloso reafirma que sempre tratou com o lobista Cláudio Gontijo sobre os pagamentos de pensão para sua filha com Renan Calheiros (PMDB-AL) em nada alterou o ânimo do Conselho de Ética do Senado por um desfecho rápido para o processo contra o presidente do Senado.
O relator Epitácio Cafeteira (PTB-MA) vai aguardar apenas a defesa de Renan, que será entregue por escrito entre hoje e quarta-feira, segundo aliados, para concluir seu parecer pelo arquivamento da representação do PSOL. Nem Mônica nem seu advogado, Pedro Calmon, devem ser convocados a depor. A previsão dos renanzistas é que no máximo até a semana que vem o conselho vote o relatório de Cafeteira.

Uma por vez. A oposição não moverá uma palha para fazer uma CPI para investigar as supostas tentativas de tráfico de influência de Genival Lula da Silva, o Vavá, irmão de Lula. Tucanos e democratas acham que têm de manter o foco na CPI da Navalha -que já será difícil de levar adiante.

Guerra à vista 1. O deputado Ricardo Barros (PP-PR), vai ignorar a pressão dos servidores do Ibama, em greve há 28 dias, e entregará hoje parecer favorável ao desmembramento do órgão e criação do Instituto Chico Mendes. A medida provisória entra em pauta amanhã.

Guerra à vista 2. Barros tentou negociar com os funcionários, mas não houve acordo. "Eles estão em linha de impedimento", diz. Foram propostas 14 emendas, mas nenhuma delas mexe na divisão de funções, cerne do texto.

Tarde demais. Walter Pinheiro (PT-BA) acha que a direção nacional não conseguirá impor à bancada o fechamento de questão na reforma política. "As instâncias superiores do partido tiveram todo o tempo para fechar posição e não o fizeram", afirma.

Persuasão. No DEM, 80% dos deputados devem votar a favor da lista fechada e do financiamento público de campanha. A alta adesão se deve ao corpo a corpo que Ronaldo Caiado (GO), relator da reforma, fez na bancada.

Árbitro neutro. O senador Demóstenes Torres (DEM-GO), relator da CPI do Apagão Aéreo, vai pedir a contratação de auditoria internacional para verificar se há falhas nos equipamentos do sistema controle de tráfego. Só assim, diz ele, é possível sair da guerra de versões entre Aeronáutica e controladores.

Largada. Após disputa em seis capitais, dos primeiros 153 delegados que definirão o jogo de forças no 3º Congresso do PT, em agosto, 55% pertencem ao antigo Campo Majoritário, rebatizado de Construindo um Novo Brasil.

Cofre fechado. O PSDB deve apresentar projeto de lei propondo a impenhorabilidade do fundo partidário caso uma campanha fique endividada. É ao fundo que credores que ficam sem receber pelos serviços costumam recorrer.

Modelo. Do prefeito do Rio, Cesar Maia (DEM), sobre Lula ter dito que a não-renovação da concessão da RCTV por Hugo Chávez era democrática: "Lula expõe sua verdadeira natureza. É a democracia leninista: eu mando e quem tiver juízo obedece".

Lançamento. Em homenagem ontem no Rio por seus 80 anos, Ariano Suassuna brincou com Eduardo Campos (PSB-PE), presente à platéia, dizendo que, em família, o chamam de "hugo", apelido para "o governador". "Gostaria de ainda poder chamá-lo de "opre': o presidente."

Não colou. A pesquisa do GPP para o DEM testou a razão do sucesso do governo Lula em certos setores. Para 22,1%, a melhora na área social se deve ao Bolsa-Família. Já o PAC, vedete do segundo mandato, é citado só por 0,6% como impulso à economia.
Tiroteio

O Vavá e Maurício Marinho são gêmeos petequeiros: vendem o que não podem entregar, arrecadam pequenas propinas e, ainda assim, colocaram o governo em xeque.

Do líder do DEM na Câmara, ONYX LORENZONI (RS), sobre as gravações que mostram Genival Inácio da Silva, irmão de Lula, pedindo dinheiro em troca da promessa de intermediar favores no governo.

Comentários

Postagens mais visitadas