Carta do Deputado Giovanni Queiroz à ACP

A respeito da reunião da ACP e representantes do Governo Estadual sobre a divisão territorial do Pará. O Deputado Federal Giovanni Queiroz (PDT-PA), enviou a seguinte correspondência ao presidente da Associação Comercial do Pará (ACP).

Brasília, 13 de julho de 2007.


À
Associação Comercial do Pará
Belém - Pará

Att.: Altair Vieira

Prezado Presidente,

A respeito de reportagem publicada no jornal O Liberal, Caderno Política, Coluna Por Dentro, Pág. 04, edição de quinta-feira, 12 de julho, próximo passado, com o título: “Associação Comercial começa mobilização contra divisão do Pará”, vimos através desta, trazer ao conhecimento da Associação Comercial do Pará os seguintes esclarecimentos:

Como autor do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) nº 159-B, de 1992, que versa sobre a autorização plebiscitária com o obejtivo de criação do Estado do Carajás, a partir do desmembramento do Estado do Pará, entendo que neste momento, devemos deixar de lado as paixões pessoais e que decorrem de interpretações superficiais das questões maiores do interesse do Estado do Pará.

Na minha ótica, impera o sentimento de que temos desafios inadiáveis a enfrentar, juntos, com o conjunto da sociedade, na busca de mecanismos que possam equalizar a imensa desigualdade social e econômica, fruto da insuficiência e ineficácia das políticas públicas, condenando o Estado a um impertinente modelo de desigualdade. Temos, portanto, a obrigação e dever patriótico de pensar grande e, sobretudo, pensar no Estado do Pará inserido num contexto nacional. Pensar num desenvolvimento maior de todo o Território e de toda a população.

O que propomos nada mais é do que dividirmos a gestão, e ao multiplicarmos nossa influência política, de maneira responsável, inteligente, planejada e estratégica, podermos alavancar muito mais o nosso tão almejado desenvolvimento. Um desenvolvimento em benefício de toda a população do Estado do Pará, no sentido de se garantir uma contribuição muito maior ao país.

Nesse sentido, quero propor a Vossa Senhoria promovermos um grande Simpósio no Estado do Pará, com a discussão do tema: “A divisão territorial”, que entendo ser um dos mais importantes instrumentos de desenvolvimento do País. Colocamo-nos, desde já, à disposição para participar desse debate.

Senhor presidente, a demanda por investimentos no interior de nosso Estado é crescente e inadiável. Outras de nossas grandes preocupações são relacionadas aos projetos de ampliação e implantação em curso por empresas do porte como a Companhia Vale do Rio Doce, Alcoa... dentre outras.

São vários os desafios, daí a nossa proposta de um grande encontro e que convoquemos toda a sociedade para este debate.



Atenciosamente,



GIOVANNI QUEIROZ
Deputado Federal

------------------
Atualizada às 10h26, de 20/07

A resposta da Associação Comercial do Pará ao Deputado Giovanni Queiroz foi a mais previsível possível: fuga do debate. Leiam


Belém, 19 de julho de 2007


Ao
Deputado Giovani Queiroz
Câmara Federal
Brasília, DF


Senhor Deputado,

Acusamos o recebimento de sua Carta datada do dia 18 do corrente, propondo a realização de simpósio para a discussão da divisão territorial do Estado.

V. Exa. abre a sua correspondência sugerindo que “devemos deixar de lado as paixões pessoais e que decorrem de interpretações superficiais das questões maiores do interesse do Estado do Pará”.

V. Exa. comete dois erros de avaliação ou de informação, dois equívocos numa mesma frase.

Nem são “paixões pessoais” os motivos que nos levam a defender a integridade do nosso território, nem decorrem de “interpretações superficiais”.

Não fosse o nosso civilizado espírito democrático e poderíamos receber como insultuosa crítica o reparo equivocado.

A ACP tem opinião formada e fechada contra a divisão do Estado do Pará.
Sempre estamos abertos a debater qualquer tema ou proposta com vista ao desenvolvimento do Pará, mas não a discutir a sua divisão territorial.
Porque não é diminuindo o nosso território que o Pará vai crescer.


Atenciosamente,


Altair Correa Vieira,
Presidente

Comentários

Postagens mais visitadas