A inadiável necessidade da criação dos Estados do Carajás e do Tapajós

Comentário sobre a criação de novos estado no PA

Roberto C. Limeira de Castro disse...
Os cinco pequenos estados do Nordeste oriental, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe com pouco mais de 250.000 km juntos, têm todos os índices sociais e econômicos superiores ao Pará, que tem quase cinco vezes o território. Aliás, o Pará é maior que o Nordeste Oriental inteiro, incluindo mais a Bahia e o Ceará.
Esses sete estados do leste Nordestino perfazem juntos 970.743 km2 contra 1.247.689 do Pará. Cabem com folga dentro do território paraense e ainda dá para colocar o Maranhão ou o Piauí de lambuja. Esses sete estados têm 123 deputados federais e 21 senadores, conta 17 deputados federais e 3 senadores do Pará.
Por isso, o PIB do Nordeste, em território inferior e com poucas riquezas minerais e florestais e muita seca é de R$ 250 bilhões contra 35 do Pará. Isso porque se trata de uma das regiões mais pobres do Brasil.
O reordenamento territorial do Pará e de toda a Amazônia não devia nem ser discutido, mais feito imediatamente pelo governo federal com apoio intransigente dos governos estaduais. Ou divide e reorganiza ou a região norte viverá para sempre na pobreza e na barbárie, com dois séculos de atraso em relação ao restante do Brasil que não para de crescer.
Taí um tema que deveria ser unanimidade total e irrestrita de todos os Amazônidas. Detalhes completos sobre a criação de novos estados podem ser visto no Blog Brasil Novo http://obrasilnovo.blogspot.com/ com link direto para o Blog do Waldyr Silva e todos os blogs que apoiam a redivisão do Pará.

Comentários

Muito bom Val. Quanto mais informaçãoes para os 7 milhões de paraenses, melhor. É a Rede Blôgo funcionando a todo vapor.
Não podemos dormir um segundinho sequer.Está em jogo não apenas o futuro dos 2,7 milhões de Carajaenses, Tapajoaras e Marajoaras, mas, também dos demais 4,3 milhões de paraenses que merecem o futuro melhor.
O reordenamento territorial e político-administrativo do Brasil é maior revolução em andamento no país, com a geração de milhões de empregos e oportunidades para todos os brasileiros.
Trata-se da essência da desconcentração econômica e rendas do país, não tenha a menor dúvida.
Contamos com você e seus abalizados artigos para prosseguirmos informando a todos os moradores do Carajás.

Postagens mais visitadas