Maranhão do Sul

Outro Blog no pedaço que debate a redivisão territorial do Brasil, desta feita, dos vizinhos irmãos do Maranhão do Sul. Conheça clicando aqui.

Louis-Antoine Macarel
(1790—1851), criador do ensino do Direito Administrativo na França, escreveu que “a divisão territorial é a única base sobre que se devem levantar as principais instituições do edifício constitucional”. Na época, meados do século 19, a França tinha 32 estados; hoje são 100, em um território de 544 mil quilômetros quadrados, ou 39% a mais do que o território do Maranhão.

Milton Santos (1926—2001), notável geógrafo de reconhecimento mundial, falando na Câmara de Deputados: “A realidade já mostra uma nova divisão territorial do Brasil, que, creio, vai exigir representatividade política, reclamar e participar do jogo das decisões que concernem à construção do futuro”.

Comentários

Alda Inácio disse…
André e nem por isto a França resolveu os problemas que ela tem; dividiu, redividiu e hoje enfrenta os problemas das "banlieue" que são graves e considerando a corrupção no Brasil, quanto mais estados mais a verba da nação se dispersa, mais a gente vai perdendo o controle das finanças brasileiras. Abraço
Seja bem-vinda.
É uma tese. Mas, credito que no caso francês outros aspectos interferem, como a xenofobia, por exemplo.
No Pará a questão de fundo é muito mais profunda e dramática.

Postagens mais visitadas