O Pará e sua divisão territorial

Antenado como sempre. Juvêncio de Arruda, do 5.a Emenda afina o Auditório e solta mais uma rodada de debates.

A Febre e os Febres sobre

Do blogue do Colunão, de Walter Rodrigues

Deu no Estado do Maranhão:

Inspirado na propaganda do “Maranhão do Sul”, o ex-deputado Paulo Marinho (PL-MA) lança a idéia de um “Maranhão do Leste”, capital Caxias.

Nada contra. Em qualquer desses Maranhões ele continua inelegível até 2010, conforme os termos da sentença que o condenou por improbidade administrativa, cassou-lhe o mandato de deputado federal e suspendeu-lhe os direitos políticos.



E no blog do Jeso

Amazonas coleta 50 mil assinaturas em favor do Estado do Tapajós
O deputado estadual santareno Sinésio Campos, líder do governo no Amazonas, entregou ao coordenador do Movimento Pró-Criação do Novo Estado, Edvaldo Bernardo, um abaixo-assinado com 50 mil assinaturas coletadas em Manaus em favor do plebiscito para criação do Estado do Tapajós.
A entrega foi feita no início da audiência pública, realizada ontem na capital baré, que debateu a redivisão territorial do Pará.
O vice-governador Odair Corrêa participou do evento. E voltou a defender a criação do Tapajós, como faz há mais de 20 anos.
Também apareceram por lá o deputado Lira Maia, o vereador Reginaldo Campos e o secretário municipal Evandro Éleres (Turismo), que representou a prefeita Maria do Carmo.


(Grifos do Quinta)

---------------

Localizei o Deputado Federal Giovanni Queiroz, no sentido de saber o que ele pensa sobre o fato e coloquei toda a questão.

A jornalista Cristina Moreno acusou uma observação que está lá na caixa de comentários do 5.a.

O texto abaixo, está devidamente corrigido, pois o original contém falhas de digitação em razão da quase simultâneidade com a conversa que tive com Queiroz o que o poster pede escusas.

Mas vamos ao que interessa.

Localizado pelo telefone em Tucumã (PA), e em respeito aos leitores do 5.a Emenda, com a permissão do editor. Esclareço:

O Deputado Federal Giovanni Queiroz acabou de autorizar o pedido de publicação dos seguintes posicionamentos do Comitê Pró-Criação do Estado do Carajás, em razão dos acontecimentos havidos na Audiência Pública realizada na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, motivo do post acima publicado:

1- O descolacamento do Vice-Governador Odair Corrêa e do Secretário Municipal de Turismo de Santarém, Evandro Éleres, é absolutamente dentro da Lei.
Ambos representaram o Estado e o município, respectivamente, num compromisso Oficial, atendendo convite do Poder Legislativo do Estado do Amazonas.

O Deputado Giovanni ressalta que: "Os projetos de criação do Estado do Carajás e do Tapajós, são projetos de interesse nacional, cuja tramitação obedece o prevista na Constituição Federal, portanto, obedecendo os ritos democráticos brasileiros.
Se a Assembléia Legislativa de qualquer Estado brasileiro vier a formular convite de igual natureza, o de formalizar a entrega de um documento dos paraenses que residem em qualquer outro Estado da Nação, apoiando o projeto de criação desses dois novos Estados. Pergunto: O que que é que tem de errado nisso?

2- O povo paraense que migrou para Manaus foi em busca do que não encontrou em sua terra natal. Não necessariamente dessa forma, pois, acredito que muitos para lá foram em busca de uma oportunidade melhor para suas vidas, em se tratando de profissionais, muitos em cargo executivo e de reconhecida competência que, no vizinho Estado do Amazonas, ajudam com o seu trabalho e espertise a construir o maior ente federado do país em área territorial.
Não podemos desmerecer de maneira alguma esses paraesnses e brasileiros.

3- O patrulhamento em torno da questão é fruto do desconhecimento da maioria do conjunto da sociedade brasileira em relação a real motivação que organiza mais de 2,5 milhões de pessoas a procurar uma alternativa factível em busca de uma mudança para seus destinos e de seus familiares.

Gostaria de encerrar, parabenizando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o vice-governador do Pará, a Prefeita de Santarém e o meu colega Deputado Federal Lira Maia, e, da mesma forma, o Secretário de Turismo de Santarem.

Deputado Federal Giovanni Queiroz

Comentários

morenocris disse…
As pessoas precisam de informações.

Não é só o "querer" dividir, mas porque, como, quando...

O debate está em aberto. E quanto mais se discute, mais percebemos que precisamos de informações complementares sobre o assunto.

Para quem está à frente desse projeto, isso é bom. Serve como termômetro de indicativos de caminhos.

Confesso que estou adorando tudo. O Juvêncio é terrível mesmo. É o melhor blog do estado do Pará, não tenha dúvida. Movimenta a sociedade.

Beijos.
O mestre Juvêncio é Farol. Como "Farol" você bem colocou o que defendo em minhas permanentes conversas com o Juvêncio de Arruda. O que é legítimo no processo não se discute. o papo permeia na necessidade de colocar a questão como de interesse público. O lado contra e o lado a favor definirem os pontos de toque e ver onde é que há relevância no dilálago, no debate, na defesa e no contraditório; no ataque e, sempre, a voz do contraditório.

Amanhã o Deputado Giovanni Queiroz estará reunido com os Bispos da CNBB para debater, entre outras questões, a multiplacação do Estado do Pará por três.
Esse Farol está com as luzes queimadas e o carro está sem bateria e com cinco emendas nos pneus, daí o nome 5ª emenda.Está certo que o cara já ameaçou estacionar tropas nas cidades do Estado de Carajás, mas, chamar deboche de debate é muita bondade dos comentaristas.

Para encarar o Juvêncio tem que ser na base da gozação. Ele já fez até uma farta distribuição de 143 sesmarias aos adeptos do movimento no Pará.
Quem quer debater se utiliza de argumentos sérios e consistentes.
Pau a Pau com o geógrafo da USP André Martin Afonso de Souza, hexa-tataraneto do donatário da Capitania de São Vicente.

Vou até pesquisar para ver se encontro algum Capitão Mór da Capitania do Grão Pará com o sobrenome Arruda.
Hehehe. O Juvêncio é um bom debatedor, mas, exagera no tom em algumas circunstâncias.
Ele é contra, nós somos a favor. Isso é a democracia.
Vamos ao plebiscito.
Abs
Ele tem todo o direito de ser contra e gosto e respeito o debate democrático.
Mas, não aceito o deboche como forma de desmoralizar o oponente.
Apesar de demonstrar cabalmente a falta de argumentação.
Patrulhamento, então, como frisou o nobre deputado na sua resposta, é insuportável.

Postagens mais visitadas