Prosseguem encontros discutindo o Estado do Carajás

Dgeison S. Peixoto

















A Bancada do PDT no Congresso Nacional reuniu-se ontem, em audiência com o presidente Luis Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

Todos os parlamentares tiveram voz. O Deputado Federal Giovanni Queiroz (PDT-PA) lembrou das caminhadas do presidente há vinte anos pelo Sul do Pará, com chapéu de palha e em cima de caminhões onde realizava seus comícios que inflamavam os simpatizantes do lider sindical.

Giovanni Queiroz conversou com o presidente sobre o Estado do Carajás. Lula lembrou que no Capítulo Amazônia de seu Programa de Governo de 2002, no Capítulo IV, a questão da redivisão geopolítica da Amazônia foi um dos itens de destaque.

Após a audiência, Queiroz revelou que as possibilidades políticas para a aprovação para a realização do plebiscito são favoráveis.

Debates em todo o Pará - Enquanto não se define a data exata para que a matéria entre no Plenário do Senado e da Câmara, cresce a ampliação do debate sobre a criação de novos Estados.

Os Deputados Giovanni Queiroz e Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) foram sondados para um debate na Universidade da Amazônia (Unama), que já está agendando o encontro. Queiroz é autor do projeto que autoriza a realização do plebiscito, Coutinho é contra, e propôs a criação de uma Frente Parlamentar que valorize os Municípios e impeça a criação de novos Estados.
"Será uma ótima oportunidade para a classe estudantil e acadêmica de Belém, assistir os prós e contras de cada parte. Se bem que não acredito em argumentos contrários ao maior projeto de desenvolvimento da Amazônia", destacou Queiroz.

Aproximadamente 800 pessoas entre alunos e professores e sociedade organizada, assistiram o parlamentar em palestra proferida no Campi da Universidade Federal dos Pará, em Rondon do Pará, debatendo com a audiência um novo modelo de desenvolvimento para o Sul/Sudeste do Pará, a partir da criação do Estado do Carajás.

Na próxima terça-feira, 21, o Deputado Giovanni Queiroz participa de uma Conferência na Grande Loja do Pará, que abre discussão de três dias na sede da Loja Maçônica na Av. Almirante Tamandaré - Comércio, em Belém.

No último sábado, 11 a segunda-feira, 13, Giovanni Queiroz manteve encontros em São Felix do Xingu e em Tucumã, na respectivas Câmaras Municipais; em Ourilândia do Norte, em um Clube de Serviço, comandando uma conferência com os segmentos empresariais, comerciais, eclesiásticas e políticas, esclarecend as razões para a necessidade do projeto de criação do Estado do Carajás.

Segmentos empresariais e políticos dos Municípios de São João do Araguaia, Palestina do Pará e

Na segunda-feira, 13, o deputado participa do encontro com Bispos da CNBB que coordenam a ação executiva da Igreja Católica Apostólica Romana, cujo tema da Campanha da Fraternidade deste ano é a Amazônia.

Os Bispos da Amazônia estão propondo uma refleção conjunta sobre os desafios e alternativas para o real desenvolvimento da Amazônia.

Queiroz apresentou números dos pífios índices sociais que flagelam o povo paraense. Pautou a discussão do Estado do Carajás como ação política essencial, de motivação transformadora. Nesse encontro participaram os Deputados Federais Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA), Paulo Rocha (PT-PA), os estaduais Miriquinho Barbosa e Joaquim Passarinho.

"Foi um ótimo encontro e os bispos da Amazônia são muito preparados, servos de Deus sensíveis. Coloquei que a Prelazia de Marabá, tendo a frente o bispo D. José Foralosso, aderiu no primeiro momento ao Projeto que emancipará a região sul/sudeste do Pará", conclui.

Comentários

Simplesmente maravilhoso o trabalho de esclarecimento à população que o Deputado Giovanni Queiroz vem fazendo em conjunto com os demais parlamentares da bancada do Pará no Congresso.
Não apenas o sul do Pará será eternamente grato a sua verdadeira cruzada pelos paraenses, mas, ele abre perspectivas para milhões de brasileiros, principalmente, aos jovens de todo o país.
O Deputado agradece suas palavras de estímulo, caro Roberto Castro.

Postagens mais visitadas