Sessão Solene em homenagem ao Dia do Aviador

O presidente da Câmara dos Deputados Arlindo Chinaglia acaba de encerrar a Sessão Solene em homenagem ao Dia do Aviador.

O deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA) prestou sua homenagem aos aviadores brasileiros com o seguinte discurso.

Há cento e um anos, no dia 23 de outubro de 1906, no campo de Bagatelle em Paris, sob os olhares atentos e esperançosos de especialistas, jornalistas e da população parisiense, o engenheiro brasileiro Alberto Santos Dumont realizou um feito tão memorável que não só o imortalizou e notabilizou em todo o mundo, como colocou o Brasil no rol das nações-sede das maiores invenções da história mundial: ele percorreu, pela primeira vez na história da humanidade, um circuito pré-determinado, de aproximadamente 60 metros de extensão, à bordo de um aparelho impulsionado por um motor aeronáutico. Tratava-se, então, do vôo inaugural do 14 Bis, o primeiro avião do mundo!

A história da humanidade, desde então, divide-se em antes e depois de 23 de outubro de 1906 – dia do primeiro vôo do 14 Bis.

Pai do avião e patrono da aviação no Brasil, Santos Dumont deu asas ao mundo. Hoje, pouco mais de um século depois do primeiro vôo do 14 Bis, nos reunimos neste Plenário para prestar nossas homenagens a seus destemidos sucessores: os homens e mulheres que dedicam suas vidas à aviação brasileira – civil e militar – transportando, vigiando, protegendo, combatendo, cortando os céus deste imenso País nas asas de monomotores, bimotores, jatos, caças e toda sorte de aeronaves, tornando a cada dia mais sólido o sonho de Ícaro há muito sonhado pela espécie humana e tornado realidade por ação de um nosso compatriota, o senhor Alberto Santos Dumont.

Quero aproveitar a oportunidade, Sr. Presidente, para, em meu nome pessoal e em nome do Partido Democrático Brasileiro, o PDT, prestar uma homenagem à Força Aérea Brasileira, nas pessoas de seus oficiais, cadetes e engajados, que, patrulhando a imensa malha aérea nacional até seus mais remotos limites, transmitem a todo brasileiro a confiança de que, apesar de vasto, nosso território não é terra de ninguém.

Na minha região, a Amazônia – seguramente o pedaço do planeta mais almejado pela cobiça internacional, em virtude de suas incomensuráveis riquezas naturais – a FAB é mais que guardiã: é mãe e irmã. Quando, em 1972, eu visitei Conceição do Araguaia na condição de médico, testemunhei o trabalho incansável do Brigadeiro Protásio e seus homens nos socorros de urgência da região. Ali, na ocasião, situava-se o único aeroporto em centenas de quilômetros, de onde partiam os aviões da FAB, muitas vezes pilotados pelo próprio Brigadeiro, para resgatar vidas em situação de risco. Esta é uma lembrança querida que gostaria de compartilhar com os presentes, fazendo lembrar a todos que onde se encontram os homens e as mulheres que fazem a Força Aérea Brasileira não há apenas quem nos proteja das ameaças externas com compromisso, profissionalismo e lealdade; há, principalmente, um braço irmão que transporta, socorre e ajuda o cidadão brasileiro sempre que necessário. É uma honra poder, no dia de hoje, Dia do Aviador, prestar esta homenagem à Força Aérea Brasileira!

Não poderia, igualmente, me furtar a prestar minha homenagem aos aviadores civis atuantes em nossa aviação comercial, pilotos e co-pilotos que garantem o transporte cotidiano de passageiros e cargas pelo território nacional, unindo os pontos mais distantes do País e do mundo. Parabéns, Sras. e Srs. por este dia!

Ainda temos muito a crescer, é certo. Precisamos ampliar e modernizar nossos aeroportos, garantindo, enfim, o conforto e a segurança indispensáveis a aeroviários e passageiros; democratizar ainda mais o transporte de passageiros, com redução de tarifas e ampliação infraestrutural de aeroportos e empresas aéreas; investir mais nos terminais de cargas que realizam transporte internacional. Isso, dentre outras medidas. Mas precisamos crescer, Sr. Presidente, sem olvidarmos o que já somos, o quanto já crescemos e quantas barreiras já superamos para chegarmos até aqui, seja na aviação civil, seja na aviação militar.

Por tudo isso – pelo que fomos, pelo que somos e pelo que certamente seremos no mundo aeroviário – é que a comemoração do Dia do Aviador se torna tão relevante para nós do PDT. Porque não se trata apenas de uma oportunidade especial para relembrarmos homens valorosos e memoráveis como Santos Dumont e os pioneiros da aviação nacional, mas, igualmente, um momento para, juntos, celebrarmos com os homens e as mulheres que fazem da aviação nacional motivo de orgulho e esperança, e lhes dizer publicamente: Parabéns!
Muito obrigado!

Comentários

Postagens mais visitadas