Carajás: Acordo para votação no Senado

ASCOM Senado
Deputados carajaenses e prefeitos do sul/sudeste do Pará estão trabalhando intensamente, desde a manhã de ontem visitando os gabinete dos senadores em Brasília para, na próxima reunião do Colégio de Líderes da Casa, garantir que a pauta de votação no Plenário aprecie o PDS 52/2007 de 20/03/2007, que dispõe sobre a realização de plebiscitos para a criação do Estado do Carajás, nos termos do art. 49, inciso XV, da Constituição Federal, de autoria do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO).

A Comitiva foi recebida na sala da presidência do Senado pelo presidente interino do Congresso Nacional, senador Tião Viana (PT-AC) -- que demonstrou simpatia pela causa emancipacionista --, prometeu empenho para a inclusão da matéria na pauta.

O jornal O Liberal, veículo de comunicação do Pará, ferrenho defensor da não divisão do Estado, publicou matéria sobre o assunto.

Políticos do Pará vão a Brasília pedir plebiscito

Fonte:
O Liberal, 14/11/07

Deputados e prefeitos da região sul do Estado recebem apoio no Senado
Num dia agitado no Congresso Nacional por ocasião da votação da Contribuição Provisória sobre Movimentação
Financeira (CPMF) no Senado, o presidente da Casa, senador Tião Viana (PT-AC), recebeu parlamentares e prefeitos paraenses para tratar do Projeto de Decreto Legislativo – PDL 52/2007 - que sugere a realização de plebiscito para a criação do Estado de Carajás. Estiveram presentes à audiência o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), relator do projeto no Senado, aprovado em julho por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e os deputados federais Zequinha Marinho (PMDB-PA), Asdrubal Bentes (PMDB-PA) e Giovanni Queiroz (PDT-PA). O objetivo da reunião foi pedir que o projeto seja incluído na ordem do dia do plenário do Senado.

Na ocasião, o senador Tião Viana abriu a reunião dizendo que entendia as razões para o desmembramento. 'Quem conhece a região amazônica sabe das grandes distâncias e que fica difícil gerir municípios quando estes estão distantes do centro administrativo. Meu compromisso com os parlamentares e com os prefeitos é de levar a solicitação para a reunião de líderes dos partidos aqui no Senado. Não havendo resistência, da minha parte haverá pleno acolhimento para que o PDL seja incluído na ordem do dia', disse.

O relator do projeto na CCJ, senador Leomar Quintanilha, também se posicionou sobre o assunto e citou o seu estado, o Tocantins, como um bom exemplo de desmembramento que promoveu desenvolvimento e resultados positivos para a população. 'Esta é uma causa bonita e justa e merece o apoio de todos nós aqui na Casa', salientou.

O deputado federal Zequinha Marinho, um dos principais articuladores para que o plebiscito seja realizado, havia feito um corpo-a-corpo junto aos senadores e ficou bastante satisfeito com a audiência. 'A realização do plebiscito é de suma importância para garantir o processo democrático. Ninguém melhor do que a população desta região para dizer, através de plebiscito, se é necessário criar o Estado do Carajás. Esta região é formada por municípios que estão crescendo e têm um alto potencial de desenvolvimento. Não podemos fechar os olhos para isto. O sul do Pará está esquecido e precisa de um Estado presente e forte'.

--------------------

Atualizado às 18h30 (Horário de Brasília)

A matéria será apreciada pelo Colégio de Líderes do Senado na próxima semana.

Comentários

Postagens mais visitadas