Eleiçoes 2008: Cada um na sua

Os partidos até então aliados do governo devem ocupar palanques opostos nas principais cidades. PSB, PDT e PC do B priorizam alianças com bloco de esquerda.

Apessar dos apelos por união do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os partidos que compõem a ampla base governista devem ocupar palanques opostos nas eleições do ano que vem. Nas capitais e nos principais centros, a ordem entre os aliados é lançar candidaturas próprias e se fortalecer para 2010, ano da primeira eleição para a presidência sem Lula desde 1989.

Dentre os 20 partidos com representação na Câmara, pelo menos 14 apóiam o governo: PMDB, PSC, PTC, PT, PSB, PDT, PC do B, PMN, PHS, PRB, PR, PP, PTB e PV.

Mas até mesmo tradicionais aliados do PT de Lula, como PSB, PDT e PC do B, partidos que integram o chamado bloquinho de esquerda, dão provas de que será difícil reproduzir nos estados a aliança em nível federal.

Em vez disso, os diretórios desses partidos adotaram como estratégia para 2008 lançar candidatos nas cidades com mais de 100 mil habitantes. Nos casos em que isso não for possível, a aliança será costurada preferencialmente com os partidos do próprio bloco.

Os dirigentes dos partidos já sacaram que se continuarem apoiando incondicionalmente o PT correm o risco de tornarem-se meros coadjuvantes no embate que definirá o futuro dessas legendas.

Leia +

Comentários

Postagens mais visitadas