Gauchada insatisfeita

Comissão rejeita traje típico gaúcho em solenidade pública
Vivas: oficialização de traje regional em todo o território nacional levaria a um processo discriminatório.

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias rejeitou na última quarta-feira (31) o Projeto de Lei 806/07, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que oficializa como traje de honra em solenidades públicas a chamada "pilcha gaúcha", roupa típica de homens e mulheres do Rio Grande do Sul.
O relator da proposta, deputado Léo Vivas (PRB-RJ), pediu a rejeição por acreditar que a oficialização de traje regional em todo o território nacional levaria a um processo discriminatório. "Todos os trajes regionais seriam oficializados como traje de honra e de uso facultativo em solenidades públicas? Alguns teriam esse privilégio e outros não? Seria adequado e bem aceito que traje regional da região Norte ou Nordeste fosse utilizado em solenidades públicas na região Sul ou vice-versa?", questiona.

Comentários

Ricardo Rayol disse…
ahahahahaha isso é bem o tipo d eparlamentar que temos, mas que discussão mais idiota.
Anônimo disse…
Ué... os mesmos cariocas que elegeram arbitrariamente a escola de samba como identidade nacional e que querem promover o 'funk' como patrimonio cultural do brasil, contra alguma coisa? o.O
Ele em seu comentário já usa de afirmações discriminatórias, tratando somente de Norte e Nordeste, talvez por não achar relevante a cultura raiz Bandeirante, caipira, encravada no Centro-Sul, responsável por nome consagrados como Almir Sater, Renato Teixeira, Tonico e Tinoco, território esse, responsável pelo maior complexo industrial e agropecuário do brasil.
Então há muitas coisas que precisam ser repensadas, pois os que tratam de discriminação nesse país, muitas vezes são os que mais discriminam. Essa definição, nacional, regional em si, já é um absurdo. Já que um país, é um país na totalidade, fazendo realmente valer a palavra país, propriamente dita.

Postagens mais visitadas