Fidel Castro and Luis Inácio Lula Da Silva: there are controversies

Foto: Havana (Cuba) - Reprodução da foto do encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o líder cubano Fidel Castro, fornecida pelo governo cubano Foto: Valter Campanato/ABr


Fidel nos limites
Claudio Dantas Sequeira - Da equipe do Correio

Viagem a Cuba
Em artigo no Granma, Comandante admite que, aos 81 anos, não tem mais saúde para falar em público. Lula, depois do encontro da véspera, havia dito que o velho companheiro está “pronto para reassumir”

Um disse...
“Acredito que Fidel está pronto para assumir o papel político que tem em Cuba e o papel político que tem na história de um mundo globalizado e da humanidade Ele está com uma lucidez incrível e uma saúde impecável, como nos melhores momentos”
Lula, falando sobre o encontro com Fidel

AP

...O outro disse
“Não gozo de capacidade física suficiente para falar diretamente em público. Faço o que posso: escrevo Falar não é o mesmo que escrever”
Fidel Castro, em artigo publicado ontem no jornal Granma


Fidel Castro admitiu ontem que sua saúde é precária, desmentindo publicamente a versão de que estaria pronto para voltar ao poder, como deu a entender o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em artigo publicado na imprensa oficial, Fidel não lança mão de subterfúgios para falar de suas limitações. “Não gozo de capacidade física suficiente para falar diretamente em público”, afirmou, ao justificar por que não ainda compareceu ao município que o inscreveu como candidato às eleições legislativas do próximo domingo. “Faço o que posso: escrevo”, arrematou. Aos 81 anos, o líder cubano convalesce há 17 meses de uma grave doença no intestino. Mesmo assim, é candidato à própria sucessão, em eleição indireta no Parlamento cubano, no mais tardar em 45 dias.

A candidatura à Assembléia Nacional é indispensável para a renovação do mandato. Desde julho de 2006, os poderes foram provisoriamente confiados ao irmão Raúl. Para Fidel, orador nato, expressar-se apenas pela escrita se tornou “uma experiência nova”. “Falar não é o mesmo que escrever”, reflete no artigo, publicado no dia seguinte à visita de Lula. Depois da extensa agenda oficial, o presidente brasileiro foi recebido pelo cubano em local sigiloso. Antes de embarcar, Lula falou à imprensa sobre a “recuperação surpreendente” do anfitrião.

“Acredito que Fidel está pronto para assumir o papel político que tem em Cuba e o papel político que tem na história de um mundo globalizado e da humanidade”, declarou. Lula chegou a fazer piada, afirmando que, se um dia ficar doente, quer ter “a disposição que Fidel tem”. “Ele está com uma lucidez incrível e uma saúde impecável, como nos melhores momentos”, emendou o mandatário brasileiro. Para não restar dúvidas, a televisão cubana divulgou ontem um vídeo de quase dois minutos, com imagens em movimento e algumas das fotos do encontro. Fidel, que veste roupas esportivas, aparece magro como em imagens anteriores e tem a barba bem tratada.

Não é possível escutar o diálogo. O locutor diz que ambos reforçaram as relações de irmandade entre seus países, mas não especifica os temas discutidos. Segundo a imprensa cubana, Lula e Fidel também lembraram seus primeiros encontros no passado e a iniciativa de criar o Foro de São Paulo — articulação política entre movimentos e grupos de esquerda de toda a América Latina, inclusive a guerrilha das Farc. Fidel, sentado a cerca de 1m de Lula, parece falar de forma descontraída. Os fotógrafos oficiais registraram cada um dos dirigentes fotografando o outro. “Me sinto muito bem”, é possível escutar em um momento em que a câmera se aproxima de Fidel.

Comentários

Postagens mais visitadas