A tragicomédia de Arlindo Chinaglia

Luiz Cruvinel

É trágico se não fosse uma tremenda piada de mal gosto as declarações hoje do presidente da Câmara dos Deputados Arlindo Chinaglia sobre o pacote de aumento de impostos para compensar a extinção da malfadada CPMF.

Diz Chinaglia: "É razoável que o financiamento da sociedade seja feito por quem pode mais. Isso vai na linha de se fazer justiça social."

Na sua avaliação não será difícil aprovar na Casa a MP 413/08, que aumenta de 9% para 15% a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das instituições financeiras e das pessoas jurídicas de seguros privados e capitalização. "A dimensão de arrecadar recursos de segmentos que têm lucros maiores tem de ser levada a sério pelo Congresso, pelos bancos, por toda a sociedade. Frente às circunstâncias do País, é razoável que o financiamento da sociedade seja feito por quem pode mais. Isso vai na linha de se fazer justiça social", disse Chinaglia.

Esquece-se ou se faz de leso o presidente de que, quem pagará a conta desse aumento não será os banqueiros e sim o conjunto da sociedade que vive com a faca no pescoço e precisa para fechar suas contas, submeter-se a entrar nos juros do cheque especial que devem passar de 12 a 15% (atualmente está na casa de 8,5%, uma taxa de agiotagem explícita), que precisa do cartão de crédito e de financiamentos para a compra de bens duráveis e até mesmo pagar o aluguel.

Comentários

Anônimo disse…
Será que esse presidente é ou está querendo fazer de idiota o povo de sua terra que o elegeu, e o restante do país ao fazer essa lamentável declaração?
Penso que adivinhei: ele não sabe de nada! Precisa ser internado para tratar de sua esclerose galopante!
Essa música do Chico Buarque tem tudo a ver.Afinal nós só somos brasileiros para pagar as contas.
Lucia Pinheiro
Sabe Val,

Ando muito desanimado com a causa de criação dos novos Estados.

Com tanta gente atirando no próprio pé, acho que não vai sobrar ninguém para ir votar no dia do plebiscito. Todo mundo estará sangrando no pe e engessado.

A única chance de sobrar um dinheirinho do grosso que vai para as mãos dos empresários, para gastar com a saúde do povo, para uma eventual criação do nosso querido Estado, para asfaltar a Br-163, para aumentar o salário dos servidores públicos, como os da Receita, para abrir novos concursos e melhorar as bolsas dos universitários pobres, foi tudo de água a baixo.

Enquanto isso, a CPMF que já estava embutida nos custos industriais dos empresários foi extinta e os caras continuaram cobrando os mesmos preços com a CPMF, ou seja, dobraram o faturamento e a pequena distribuição de renda que havia foi pro brejo.

Queria muito saber porque tanta gente pobre e remediada defende tanto os bilionários esnobes.

Postagens mais visitadas