Ajudem a libertar Ingrid Betancourt!


A blogosfera unida pode pressionar pela libertação de Ingrid Betancourt

Sugiro aos amigos blogueiros, leitores fiéis e eventuais, que façamos uma corrente em prol da libertação da senadora Ingrid Betancourt, refém das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Vamos, todos, enviar uma mensagem coletiva implorando pela libertação de Betancourt que se encontra no limiar da vida.

Sugiro enviarmos um e-mail ao Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Chanceler Celso Luiz Nunes Amorim e à Missão Permanente brasileira Junto às Nações Unidas.

Eu acabo de enviar a seguinte mensagem:

"Senhor Chanceler,
Na condição de cidadão brasileiro, residente em Brasília (DF), rogo a interferência de Vossa Senhoria junto às negociações em curso em prol da libertação da senadora Ingrid Betancourt, refém das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) desde o ano de 2002 e cujo estado de saúde agravou-se dramaticamente e sua vida está por um fio.
Ciente das boas relações entre Brasil e Colômbia, seria da mais alta revelância para os brasileiros, além de um gesto de piedade cristã, a sua participação, sob as bençãos do presidente Luis Inácio Lula da Silva, a disponibilização de ajuda, com a utilização de todos os recursos diplomáticos disponíveis, junto ao presidente da Colômbia Álvaro Uribe Vélez, em nome de toda a Nação brasileira, para que Betancourt seja libertada.
Na certeza de sua melhor atenção sobre o tema, despeço-me com votos de pleno sucesso.
Atenciosamente,
Val-André Mutran"

Basta você mudar o nome e a cidade em que reside para aproveitar esse modêlo.

O e-mail do Chanceler Celso Amorim é: celsoamorim@mre.gov.brda
O endereço da Missão Permanente brasileira junto às Nações Unidas é: 747 Third Avenue 9th floor New York, NY 10017-2803, USA
Tel: (+1 212) 372-2600 e 832-6868 Fax: (+1 212) 371-5716 e 758-9242
E-mail: braun@delbrasonu.orghttp://www.un.int/brazil
Envie os e-mails com cópia.

Vamos tentar salvar a vida desta mulher corajosa, mãe e filha exemplar, cujo pecado foi colocar seu nome à disposição do povo de seu país para, se eleita presidenta, articular os meios necessários para pacificar a Colômbia, assolada por uma sangrenta guerra civil há mais de 40 anos e dominada pela tragédia da produção e exportação da cocaína.

Agora há pouco sua mãe, Yolanda Pulecio, pediu à Joaquín Gómez --um dos chefes do grupo guerrilheiro-- que liberte sua filha, seqüestrada e cujo estado de saúde não é bom.

A mãe da ex-candidata à Presidência colombiana enviou uma mensagem ao dirigente das Farc por meio da emissora de rádio "Todelar", de Bogotá.

"Peço a Joaquín Gómez que, por favor, faça um gesto humanitário e liberte Ingrid, ele que é uma pessoa experiente em temas políticos", destacou Yolanda.

Gómez, cujo verdadeiro nome é Milton de Jesús Toncel, entrou na cúpula das Farc após a morte de Raúl Reyes (Luis Edgar Devia) em uma incursão militar colombiana em território equatoriano em 1º de março.

A mãe de Betancourt também pediu com angústia a sua filha para que ela resista e que tente se alimentar e tomar remédios para não morrer.

Nas últimas horas, porta-vozes da Igreja Católica colombiana revelaram relatórios de que uma pessoa, que seria Betancourt, foi vista em grave estado de saúde em uma aldeia da região de Guaviare (sul), na selva colombiana.

O ex-senador Luis Eladio Pérez, seqüestrado em 2001, revelou pouco antes de ser libertado no mês passado que esteve com Betancourt e que ela estava em muito más condições.

Nuevo llamado del Presidente Uribe para que liberen a Ingrid Betancourt
“Yo llamo hoy a los que tienen secuestrada a la doctora Ingrid Betancourt y a los otros secuestrados, a que los liberen, a que le hagan esa gran contribución al país”, señaló el Jefe de Estado.

El Presidente de la República, Álvaro Uribe Vélez, reiteró este viernes el llamado a las Farc para que liberen de inmediato a Ingrid Betancourt y a las demás personas que mantienen secuestradas.

“Yo llamo hoy a los que tienen secuestrada a la doctora Ingrid Betancourt y a los otros secuestrados, a que los liberen, a que le hagan esa gran contribución al país, a que atiendan ese clamor del corazón de los colombianos”, indicó el Jefe de Estado.

Agregó que si se producen estas liberaciones, los miembros de las Farc que están en prisión, afrontando procesos judiciales, tendrán la posibilidad de resolver el problema jurídico y encontrar un camino que les garantice la libertad.

Recordó, además, que el Gobierno Nacional cuenta con un fondo de 100 millones de dólares, dirigido a los guerrilleros que abandonen las filas y liberen a los secuestrados.

Uribe ratificó que el Gobierno Nacional tiene “todo el afán por derrotar a los terroristas, y todo el afán para que se liberen a nuestros secuestrados”.

“Yo llamo hoy a los que tienen secuestrada a la doctora Ingrid Betancourt y a los otros secuestrados, a que los liberen, a que le hagan esa gran contribución al país, a que atiendan ese clamor del corazón de los colombianos”, reiteró este viernes el Presidente de la República, Álvaro Uribe Vélez, al recordar que el Gobierno está dispuesto a resolver la situación jurídica de los miembros de las Farc que están en las cárceles, para que recuperen su libertad.

El mandatario hizo el pronunciamiento luego de participar en el Congreso Nacional de Productores de Papa, que se realizó en las instalaciones del Centro de Investigaciones de Corpoica, en el municipio de Mosquera, Cundinamarca.

Comentários

Anônimo disse…
É comovente a situação em que se encontra Ingrid Betancourt e revolvante, ao mesmo tempo, ver como se brinca com a vida humana.
Devemos todos, por um sentido de humanidade, tentar, de alguma forma, sensibilizar aqueles que detem o poder de libertá-la.
Lucia Pinheiro
Como é possícel o ser humano ser capaz de maldades que envegonham a humanidade.
À que ponto a busca pelo poder leva a raça humana, Lúcia?
Fico muito triste com tudo isso.

Postagens mais visitadas