Mudanças no Enem

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes, anunciou ontem em São Paulo mudanças significativas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano que vem. Segundo ele, o objetivo das mudanças é permitir a comparação entre as notas de diferentes edições da prova e, com isso, melhorar o planejamento da Educação no país.

Em 2007, por exemplo, as médias da avaliação subiram bastante e a prova foi considerada mais fácil pelo Inep. Esse método dificulta a seleção dos melhores alunos, já que milhares de alunos com desempenho satisfatório acabam com nota alta no exame, mascarando a estatística.

Até quem presta vestibular vai sentir as modificações. Isso porque a maior parte dos processos seletivos permite apenas a utilização da nota do último Enem realizado. Atualmente, quem fez Enem em 2006 e quer prestar vestibular em 2008 não pode usar a pontuação antiga. A mesma restrição existe para quem busca uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) do governo federal. De acordo com as regras atuais do programa, só quem fez a última edição do Enem pode disputar.

Fonte: Correio Braziliense

Comentários

Postagens mais visitadas