Partidos mobilizam-se e negam legenda para candidatos "enrrolados" com a justiça

O Brasil é um país de inúmeras contradições. Se você, por exemplo, for selecionado para uma entrevista em busca de emprego, independente de seu curriculum e outras qualificações, de nada adiantará seu preparo se vocês estiver com o nome "sujo" no Serasa.

Se é assim com o mortais, por que não é exigido aos elementos que queiram colocar os seus nomes em busca de um mandato eletivo, a obrigatoriedade de se apresentar as certidões necessárias à provar a sua idoneidade enquanto cidadão? Essa gente é acima do bem e do mal?

Ontem, seis partidos políticos se comprometeram, por escrito, a orientar seus diretórios municipais a recusar legenda, nas convenções municipais deste ano, a candidatos acusados da prática de crimes graves ou de atos de improbidade administrativa ou ainda aos que tenham renunciado a mandatos políticos para evitar eventuais punições por atos contrários à Constituição. O documento foi assinado na abertura Seminário Nacional de Juízes, Promotores e Advogados Eleitorais (Senaje), atendendo a convite formulado pelo Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

O documento foi assinado pelos representantes do PMN, PV, PTB, PHS, PCB e PRB, que também se comprometeram a orientar os seus congressistas a cumprir o disposto no art. 14, § 9°, da CF, aprovando lei complementar que estabeleça hipóteses de inelegibilidade que considerem a vida pregressa dos candidatos.


(Com Radiobrás)

Comentários

Postagens mais visitadas