Serra Pelada ― a vergonha nacional que o governo finge não ser de sua responsabilidade

















Oficialmente, até ser fechado pelo então presidente Fernando Collor, em 1992, 42 toneladas de ouro foram extraídas das entranhas de Serra Pelada.

Há muita fantasia, mas poucos são os eleitos que realmente sabem quanto de ouro ainda espera a ser explorado no lugar.

Só a expectativa gerada por um suposto filão ainda maior que o ouro garimpado no auge da fase exploratória, desperta a cobiça, o ódio e uma seqüência fatídica de assassinatos em série de quem ousa incomodar um ou outro dos três grupos que disputam o poder como "Midas" do poderoso minério amarelo.


Passados décadas após a proibição de lavra no garimpo, estima-se que pelo menos 30%, ou seja, algo próximo a 15 toneladas de ouro foram contrabandeadas.


A dicotomia que atende aos interesses de um governo omisso com os assuntos relevantes da Amazônia, cria no microcosmo de problemas internalizados em Serra Pelada uma vergonha nacional.


O desprêzo, incompetência e irresponsabilidade institucional do governo, marcada pela notória ausência de fato na região, são alguns dos ingredientes que obrigam aqueles que operam em Serra Pelada serem "obrigados" à intermináveis périplos pelo 5.o Distrito do Departamento Nacional de Produção Mineral, em Belém, sua sede em Brasília e "pires na mão" à gabinetes de parlamentares no Congresso Nacional.


O Estatuto dos Garimpeiros que seria um alento para a classe, pouco avançou para a regularização da atividade, de modo que possa evitar as tragédias humanas relatadas em Serra Pelada.


A anomalia da disputa sangrenta pelo protagonismo nos destinos de Serra Pelada tomba vítimas.
O governo leniente faz de conta que nada vê.
Vence o atraso. Ganha a lei do mais bem armado para matar. Perde o Pará. Dana-se o Brasil.



















Serra Pelada hoje ― a cava.

Comentários

Anônimo disse…
e muita falta de vergonha um monte de velinhos que trabalhou honestamamente agora ninguem se quer da moral ve se alguem se sensabilizaçao com a historia de cada um garimpeiro e tanto dinheiro e ninguem pode fazer nada... ve se seja mais humanos e fazem alguma coisa
Anônonimo quando na vida você viu essa história de interventor dar certo em algum lugar?

O próprio nome já diz: que ou o que intervém;
interveniente; medianeiro; procurador. Coisa da ditadura.

O governo vai enrolar e não vai resolver o problema dos garimpeiros.

Talvez quando chegar perto da eleição para suceder o Lula eles inventem alguma migalha e só.

Postagens mais visitadas