Lira apresenta parecer da Universidade Federal do Oeste do Pará

O Deputado Lira Maia apresentou na tarde desta sexta-feira (27) o parecer ao Projeto de Lei n. 2.879/2008, que cria a Universidade do Oeste do Pará.

Embora tenha recebido o projeto para relatar nesta tarde e dispor de até vinte sessões para apresentar seu parecer, Lira Maia encaminhou imediatamente o relatório que segundo ele, foi elaborado previamente e já está acertando para incluir a proposta na pauta de votações da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para a próxima quarta-feira, dia 02 de julho.

“O parlamentar argumenta que não justifica aguardar para aprovar uma proposta que já tem consenso na Câmara dos Deputados, portanto, a apresentação de seu parecer em “tempo recorde” visa agilizar a instalação da Universidade Federal do Oeste do Pará”.

O Deputado Lira Maia fez questão de ressaltar os trabalhos realizados pela UFPA e pela UFRA no interior do Pará durante décadas mas o oeste do Pará precisa ter sua independência no ensino superior através de uma nova Instituição capaz de atender a demanda pelo ensino superior na Região.

A implantação da Universidade aumentará os investimentos federais na região, refletindo no seu desenvolvimento social, econômico e cultural assegurando inclusive, os mais diversos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias voltadas diretamente para a região amazônica atendendo diretamente os Municípios da região do Oeste do Pará – Alenquer, Almeirim, Altamira, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Porto de Moz, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Trairão, Uruará e Vitória do Xingu – e com orçamento próprio, a Universidade Federal do Oeste do Pará, facilitará a implantação de novas unidades descentralizadas e quem sabe num futuro próximo, possamos ter uma unidade em cada Município.

Em seu parecer, Lira Maia fez questão de manifestar-se sobre o nome da Sigla da Nova Universidade que, segundo ele, “tradicionalmente, devido à vontade da população da região oeste do Estado do Pará, o nome da Universidade seria UNIOESPA, mas, para não gerar nenhum entrave político que possa resultar na demora da tramitação do Projeto, não propus nenhuma alteração no texto oriundo do Poder Executivo. Já estou trabalhando numa proposta a ser apresentada após a instalação da Universidade, onde iremos propor a mudança do nome da Universidade”, concluiu o parlamentar.

Confira a íntegra do relatório aqui.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Gabinete do Deputado Federal Lira Maia (DEM-PA)

Comentários

Postagens mais visitadas