Pedido força federal para eleições no Pará e Amazonas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta sexta-feira que recebeu oito pedidos para o envio de forças federais com objetivo de garantir a ordem pública nas eleições de 2008. Desse total, sete são do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e um do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

De acordo com o Código Eleitoral e resolução do TSE 21.843/04, cabe ao TSE requisitar a força federal diante de pedido do Tribunal Regional do estado, que deve relatar as localidades em que o reforço federal seja necessário.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará também pediu o reforço de Força Federal para várias zonas eleitorais do estado, "visando a tranqüilidade das eleições de 2008". Os pedidos ainda serão julgados pelo plenário.

No Pará o município de Canaã dos Carajás deve receber força federal devido a dois atentados contra o candidato a prefeito do PDT Anuar Alves e correligionários que tiveram suas casas e carros atacados por bombas de fabricação caseiras.

O deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA) presidente regional do partido enviou telegrama ao Secretário de Segurança Pública do Pará Geraldo Araújo pedindo providências para a garantia da integridade física do candidato pedetista que já foi prefeito do município.

Comentários

Postagens mais visitadas