Manifesto contra extinção da Funasa aprovado por unanimidade em Conferência

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal encaminhou às suas filiadas, nesta sexta-feira, manifesto aprovado por unanimidade pelos participantes da 13ª Conferência Nacional de Saúde. O texto é uma contribuição para os debates sobre os riscos de extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O documento traz o alerta sobre a necessidade de combater as diversas tentativas do governo de tirar da Funasa atribuições do órgão com saúde do índio e saneamento básico em municípios. Os riscos para o alastramento de endemias no país também é grande com a Funasa em perigo. A Condsef alerta que por trás dessas tentativas existem interesses de setores que visam o orçamento destinado ao órgão. Até 2010, por exemplo, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê R$ 4 bilhões para a Funasa investir em saneamento básico de municípios com até 50 mil habitantes. Veja a seguir a íntegra do manifesto.

Leia o manifesto aqui.
blog it

Comentários

Anônimo disse…
a funasa so sera forte com a federalizaçao de todos ag de endemias mnicipais,isonomia ja.
Anônimo disse…
A extinção da fundação nacional de saúde em primeira análise segue as regras do SUS, pois leva para os municipios o poder de decisão (gerenciamento e execução das atividades)das ações exercidas pela instituição, contudo experiências no Rio de Janeiro, no caso do dengue, demosntraram claramente que esta "receita" não teve exito pois houve um recrudecimento da doença em todo o Estado, portanto,tratar desse assunto de forma leviana pode levar a um retrocesso a saúde pública no país. Não podemos deixar que interesses menores povoem as mentes de nossos governantes. É nosso dever como agentes transformadores que somos darmos esse grito de alerta. A 13ª CNS já deu um passo importante, mas não podemos achar que isso é suficiente. EM DEFESA DE UMA FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE FORTE.
Um Abraço,
Paulo Barbosa
Rio de Janeiro
Unknown disse…
Tem que haver algo de concreto a ser feito pois agentes da Funasa e tambem da sucan estavam ganhando 3 ou 4 vezes a mais que um agente de endemias municipal e muitos destes agentes foram reaproveitados em seus municípios o que gerou muitos problemas entre os agentes .O próprio governo causou grandes conflitos entre as classes.Tem que hav er planejamentos mais qualificados e gente que pretende resolver problemas ,não causar problemas.
concordo c/comentario que disse:a funasa so sera forte com a federalização de todos ag. de endemias municipais do Brasil!

Postagens mais visitadas