Cuidado com os Numerati

O livro do jornalista Stephen Baker, de 53 anos, articulista da revista BusinessWeek desde 1987, onde cobre a área de tecnologia, alerta para os cuidados que todos devem ter com os "Numerati", título da obra.

"Os Numerati" formam uma elite de cientistas com a missão de vasculhar montanhas de dados em busca de padrões para descrever o comportamento humano.

Segundo ele, os "Numerati" querem criar um modelo virtual de cada consumidor do planeta, usando-o para analisar nossas ações no mundo on-line e oferecer produtos no exato instante em que os desejarmos. Um exemplo de seu poder? Eles ajudaram Barack Obama a vencer as eleições americanas.

"Uma nova elite de cientistas tem o poder de vasculhar nossa vida no mundo on-line", diz o escritor.

Época entrevistou o jornalista.

Stephen Baker – São uma elite global de cientistas da computação e matemáticos que analisam todos os nossos movimentos. Eles vasculham montanhas de dados à procura dos nossos padrões de comportamento, para poder prever o que iremos comprar, em qual candidato votaremos ou qual trabalho faremos melhor. Alguns tentam até mesmo encontrar possíveis casais. O Google e a IBM estão infestados de Numerati.

ÉPOCA – Eles são perigosos?

Baker – É preciso ter cuidado com eles. Têm um poder sem precedentes para desvendar nossos segredos. E cometem erros o tempo todo – porque lidam com estatística e probabilidade. O poder deles sobre sua vida depende de quanta informação particular você quer deixar nas mãos de uma única empresa. Você pode preferir dividir seu relacionamento on-line entre várias empresas.

Mais aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas