Mau exemplo político

ARTIGO

* Val-André Mutran

A casa revisora das Leis do Brasil já teve dias melhores. Hoje, é a pior representação da história republicana do país.

Carregada de privilégios incompatíveis com as dificuldades pelas quais o país passa, a elite política brasileira deveria ser a voz temperada do equilíbrio, experiência e retidão. Apontando caminhos, discutindo soluções aos graves problemas que batem-lhe a porta.

Não é o que acontece há alguns anos na cúpula virada ao Céu, projetada por Oscar Niemayer.
Encarregada de aperfeiçoar as leis e atuar em prol do interesses superiores do povo brasileiro. A atual legislatura da Câmara Alta virou um esporte do brasileiro médio: atacá-lo, algumas vezes, sem direito à defesa.

A fúria é proporcional às iniquidades praticadas pelos respeitáveis senhores e senhoras que por lá têm assento segundo a vontade soberana do povo nas urnas. Certo? Errado.

Apenas uma parte dos senadores foram eleitos de forma direta. Nada menos que 17 senadores são suplentes nessa legislatura. Veja a lista completa aqui.

A origem dessa excrescência sem precedentes tem origem nas regras aprovadas sob medida no próprio parlamento.

A forma como são substituídos os senadores que se licenciam, renunciam ou morrem é a origem do descalabro. Nessas hipóteses quem assume são seus respectivos suplentes. O alvo de críticas são suplentes alvo de denúncias graves.

Diferentemente do que ocorre com pretendentes a quaisquer outros cargos legislativos, que participam de uma competição pelas vagas disponíveis, elegendo-se ou se tornando suplentes na ordem da votação de suas legendas, no caso dos senadores dois terços dos postulantes sequer têm seus nomes nas urnas. É uma espécie de "litigância de má fé", para recorrer a um termo jurídico. Com isso, quando os titulares deixam o Senado, assumem em seu lugar figuras desconhecidas do eleitor, pessoas que não receberam um voto sequer e elementos com uma longa folha corrida. Alguns assumem sem qualquer experiência legislativa. Mal sabem falar em público. Uma comédia de mal gosto a infernizar a vida do cidadão.

Certa vez meu pai disse-me: não há lugar onde um ato vergonhoso não o ache. Seja no Céu ou no Inferno.

Acima dela. A vergonha. Os interesses pessoais e subterrâneos de grande parte de seus membros da chamada grande política nacional; revelam um senado repleto de infiltrações que recalcam a consolidação de nossa, ainda frágil democracia.

Até quando a paciência do brasileiro vai aturar tamanho desrespeito?

* O autor é jornalista e blogueiro.

Comentários

Anônimo disse…
Será que o título correto não seria " Mau exemplo político " ?
Claro! Obrigado pela contribuição na minha falta de atenção anônimo.
Muito obrigado mesmo.
Anônimo disse…
DESGRAÇADOS, FILHOS DE UMA ÉGUA, LAZARENTOS, MORRAM FILHOS DA PUTA.
Anônimo disse…
Quando digo que a Constituição de 1988 foi feita exclusivamente para proteger aqueles que estão nos representandoé mal, sei o que estou dizendo.
Creiam, deveriamos cercar o Congresso, trancar os portões e torná-lo uma penitenciária de segurança ultramáxima! Omissão e conivencia é um perigo!
Acabo de ver ao lado Estado de Carajás? Mais bocas sedentas por ocupar vagas de deputados e senadores. Cuidado, o governo fala o que queremos ouvir e faz o que bem entende... a cumplicidade e a dissimulação são as irmãs da hipocrisia!
Anônimo das 5:16.
A luta pela criação do Estado do Carajás é legítima.
As cumplicidades as quais você se refere, não se encaixam em nossa cruzada. Cruzada, diga-se, sem armas.
Abs e muito obrigado pela sua visita.
Anônimo disse…
Sou favorável a criação do estado de Carajás e outros por aí, mas só depois de conseguirmos autonomia tributária, política legislativa e administrativa nos municípios e estados www.federalista.org.br

Postagens mais visitadas