Governo ganha tempo e adia mais uma vez decisão para aposentados

Pressão e adiamento

Aposentados ocupam plenário da Câmara, mas decisão sobre aumento fica para julho

BRASÍLIA. Para pressionar os parlamentares a votarem projetos de interesse da categoria, cerca de 800 aposentados e pensionistas ocuparam ontem o plenário da Câmara e conseguiram até derrubar a sessão plenária de debates.
Mas só conquistaram a promessa de inclusão na pauta de votações da Câmara, em junho, do projeto que estende, em definitivo, o mesmo reajuste do salário mínimo a todos os aposentados do INSS — proposta que o governo não aceita por causa do forte impacto financeiro.
No caso do veto presidencial à emenda que estendia a todos os aposentados o reajuste de 16,67% dado em 2006 ao salário mínimo, o acordo feito ontem mudou o prazo que fora anunciado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) semana passada. No dia 13, quando o governo tirou o veto da pauta da sessão do Congresso, Paim, para acalmar os aposentados, disse que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), prometera colocálo em votação hoje. Na negociação de ontem, a votação passou para 8 de julho.
— O presidente Sarney se comprometeu a colocar o veto de 2006 em votação no dia 8 de julho. É o acordo possível.
Não há clima para votar. É melhor deixar para 8 de julho, porque o veto vai funcionar como uma guilhotina para negociar o projeto que estende a política do mínimo a todos os aposentados — justificou Paulo Paim.
Os manifestantes saíram de vários estados, a maioria de ônibus, para participar de sessão solene em homenagem ao Dia do Aposentado. A sessão terminou por volta de 13h30m, mas eles permaneceram sentados. Muitos levaram quentinhas e comeram ali mesmo. Outros tocaram violão. O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) pediu que eles deixassem o plenário, sem sucesso.
A sessão ordinária acabou caindo, porque não havia o quorum mínimo de 51 deputados na Casa. Os manifestantes avisaram que fariam uma vigília para pressionar pela votação do veto. No fim da tarde, com o acordo, muitos foram embora, mas alguns ficaram nas galerias, onde pretendiam dormir, antes de voltar aos estados.

Fonte: O Globo.

Comentários

Anônimo disse…
Precisamos que o Senador Paim seja lançado para 2010 como presidente. Esses "empreguismos" que se escondem atrás de apoios políticos tiram a confiança da população. O político que até agora mais se esforçou para ajudar a sociedade foi o Senador Paim. Afinal quem paga a conta é quem deveria escolher sem interferências. Que esse governo termine logo e outro erro não se cometa.
Anônimo disse…
É inadmissivel o que fazem contra os aposentados!
Oh! Lula, voce não se envergonha ao assistir o vídeo de sua entrevista ao Sílvio Santos, que com a maior cara de páu prometeu corrigir as injustiças praticadas pelo FHC? Sua gestão ainda não terminou e voce já dobrou o malefício causado aos aposentados pelo ex-presidente em 08 anos de governo! De que adianta vangloriar-se que tirou milhões de brasileiros da pobreza, se em contrapartida está empurrando outros tantos milhões de aposentados para a miséria?
Ainda há tempo de consertar tamanha indecência, concluindo uma missão mais dígna de um estadista.
Anônimo disse…
Anônimo, o Lula não está tirando ninguém da pobreza, exceto ele próprio. O que ele está fazendo é venda de voto travestido de bolsa-família, e com dinheiro nosso. Aposentados, futuros aposentados e adolescentes sonhadores serviram para elegê-lo. Ele agradece os votos e viverá muito bem obrigado. E nós burros .......
Nos aposentados tambem vamos adiar nosos votos nas eleiçoes de 2010,adiaremos para os politicos do PSDB.porque nos do PT deichamos de acreditar principalmente neste presidente Lula sem palavra,fora Lula.
Anônimo disse…
O governo não tem mais saida, ele pode retardar a votação, ele dificultar, ele pode fazer o que ele bem entender, mas dessa vez ele vai ter de assumir a responsabilidade, ele não vai mais poder dizer que não sabia.Nós aposentados estamos esperando por ele e os seus, ano que vem, vou lembrá-lo mais uma vez: Não esqueça do expresidente Fernando Henrique, que estava dando por certo o seu sucessor e se deu mal.Agora o presidente Lula está indo pelo mesmo caminho.
Anônimo disse…
Não só os aposentados de hoje estão de olho no Congresso e no governo...Nós futuros aposentados tb estamos, pois muitos pagam o famigerado "pedagio", é inadmissivel pessoas que se consideram de notorio saber não terem visto ao longo de decadas a inversão da piramide social...Todo e qq cidadão tem deveres e direitos é nosso dever votar e é nosso direito escolher melhor,bem melhor...
MASAO SIMAYA disse…
Foram eleitos pelo POVO para servi-los, pois recebem salários e "vantagens" mensalinhos e menssalões, sugam a sociedade, notadamente pensionistas, aposentados e contribuintes do INSS, esquecem que eleições estão próximas, estes também votam e decidem quaisquer eleições e reeleições, os governistas de se cuidem...
Anônimo disse…
Quanto mais o Lula e seus mentirosos adiarem a decisão mais perto das eleições ficaremos.
Queremos ver a Dilma e os candidatos petistas justificarem tamanha injustiça.
O que queremos é nosso DIREITO pois pagamos por ele.
Acredito que sem PT, sem Lula e sem Dilma estaremos melhor.
Flavio M. Coelho disse…
Como diz um certo apresentador de telejornal: "Isso é uma vrgonha"! Até quando teremos que engolir esses sapos que o governo empurra goela abaixo dos aposentados? Adiantaremos tambem os nossos votos, digo, votaremos contra todo e qualquer defensor deste modelo de governo. Um dia é da caça, o outro...
Anônimo disse…
FORA LULA E SEUS ASSECLAS.FORA PSDB.
Edson Cardin disse…
Todos os Aposentados deveriam dizer não para este Presidente que se diz que é do partido dos trabalhadores,este pardito deveria se chamar,partido dos TRAPALHÕES;estou aposentado do INSS,paquei por 20 Salarios,por 15 Salarios,por 10 Salarios e hoje recebo 4 Salarios para completar estou Aposentado pelo AERUS/VARIG,que este tal de LULA,Intervio no Fundo de PENSÃO,que eu Paquei por 23 Anos e Hoje recebo 10% da minha Aposentadoria AERUS/VARIG;espero que todos os Aposentados diga NÃO para o partido deste Presidente nas proximas ELEÏÇÃO.Eu realmente trabalhei por 32 ANOS na VARIG que este Governo teve a coragem de retirala do AR;NÃO foram 4 ANOS!!!
Edson Cardin
Aposentado INSS e AERUS/VARIG
Rio de Janeiro (RJ)
Anônimo disse…
O presidente lula que nao pense que nos nao sabemos das monobras que ele anda fazendo contra os aposentados alem de ter vetado um direito adquirido,partindo essa atitude de um ex lider sindical é vergonhoso,e com certeza quem for indicado por ele á candidato á presidencia vai tomar um grande susto ao ser derrotado nas urnas; porque nos trabalhadores de hoje sabemos que seremos os aposentados de amanha teremos os mesmos tratamento que tem os aposentados de hoje.

Postagens mais visitadas