Governo teme derrubada do veto que iguala o reajuste das aposentadorias ao do salário-mínimo

Correio Braziliense

Denise Rothenburg com Guilherme Queiroz

Temporada de tensões
A CPI da Petrobras é fichinha. O que tira o sono do governo hoje é a possibilidade de o Congresso em breve derrubar o veto que iguala o reajuste das aposentadorias ao do salário-mínimo. Ontem, o presidente Lula teve a certeza de que, se for votado, o veto cai. Prova disso foi a sucessão de parlamentares governistas que se revezaram na tribuna na sessão de homenagem ao aposentado, ontem na Câmara. Nunca se viu uma segunda-feira de plenário tão cheio e de governo tão preocupado. Por enquanto, o veto saiu da pauta. Mas nem mesmo o fato de a votação ser secreta dá tranquilidade à turma do Planalto. Mais dia, menos dia, a derrota virá. E quanto mais perto da eleição, mais votos os aposentados vão angariar.

Comentários

Anônimo disse…
Espera-se que o correto vença e que a sabedoria chegue rápido até os parlamentares. A saída de Lula é urgente. Nunca se imaginou que tanto estragos faria. Abandonou o país em nome de incursões "turisticas" e desconhecimento(não sei, não vi).Um país que tanto tem a ser feito. Precisamos de um presidente que proteja, seja leal ao brasileiro/sociedade, organize e traga segurança. Estamos cansados, muito cansados. Infelizmente esse governo protege interesses diferentes daqueles que a sociedade deseja. M.Lena
Anônimo disse…
Preocupado? Porque? Será que a justiça que se faz aos aposentados prejudica tanto assim? De uma coisa temos a certeza. A inflação imposta aos idosos é bem maior, pois dependem de muitos cuidados médicos, alimentação adequada, e ouros mais. E não se trata de fazer algo filantrópico e sim fazer justiça, porque pagamos muito caro e trabalhamos para que tenhamos este direito. É indiscutivel que custa à previdência, mas será de justiça e devolver algo de direito. Não seria motivo de preocupação, porque quando os idosos tem uma dígna aposentadoria e por direito, a melhora nas vendas ocorrem, por sua vez a economia gira, faturando mais alavanca as indústrias, que por sua vez gerará empregos, que por sua vez arrecadará mais à Previdência e lá na ponta vendendo mais também pagamos mais impostos, que insidem sobre as vendas tais como Confins, C.S.L.L., IRPJ, ICMS, PIS, Simples Nacional, e outros mais. É dinheiro circulando que melhora as condições de saúde do povo, a saúde financeira das empresas e da nação. Então não há motivos prá que nosso presidente Lula se preocupe. É dinheiro circulando na economia e arrecadação lá na ponta. O idoso com um orçamento bem equilibrado ficam menos vulnerávweis à doenças que também ocuparão menos a rede pública de saúde e, ganhando um pouco mais vão para um plano de saúde, de iniciativa privada. Pensam bem quantos benefícios trariam se fossem melhores remunerados nossos velhos que ajudaram a construir o Brasil. Muito obrigado pelo espaço democrático que este blog me disponibiliza. Sebastião Moretti Filho.
Anônimo disse…
COMO SEMPRE AS COISAS NESTE PAÍS SÓ FUNCIONAM A PILANTRAGEM DOS VOTOS.
ELES SÓ SE PREOCUPAM COM ELES MESMO. O POVO QUE SE EXPLODA. ESTA É A VERDADE.
Minha perplexidade começa com o veto .. tremenda injustiça.. Quer dizer que neste pais, segundo o pensamento do presidente pode ter dinheiro para empresarios, banqueiros, bolsas tudo,inclusive maracutaias... no entanto para os aposentados que tanto fizeram para o pais, resta a injustiça como destino.
Espero que seja mesmo derrubado.. e não acredito no rombo da previdencia.. acontece é que a arrecadação é utilizada para outros fins!!!! A sociedade espera que a justiça seja feita.. e que os aposentados tenham todos eles o mesmo reajuste, sem distinção....
Sylvia disse…
Se os eleitos para comandarem o nosso Brasil fossem pessoas idoneas, o que ultimamente tem se mostrado ao contrario, apesar de que coisas erradas já vinham sendo feitas a seculos. Se eles cumprissem o que diz a nossa Constituição de 1988, com certeza eles não seriam tão ricos e o povo tão pobre em educação,saude,previdencia, infraestrutura,habitação.
Justiça deve ser feita e com urgencia para todos, para aqueles que simplesmente confunde o Direito Publico com Direito Privado.Tá na hora de mudarmos a historia deste pais onde todos somos iguais perante a lei, ninguem é mais ninguém é menos!
MASASO SIMAYA disse…
Um governo que desde seu início vem enganando, particularmente os menos informados, pacientes morrem nas filas de hospitais públicos federeais, pensionistas, aposentados e contribuintes do INSS, morrem de fome, ou vive à mingua, parece que recursos para corrupção e compra de voto no congresso não faltam, para nessecidades basicas do POVO, são desviados...
Anônimo disse…
E verdade. Um presidente que eleito pelo povo vindo de onde veio, do nordeste sofrido agora vira as costas aos mais necessitados que sao os pobres aposentados com seus miseros salarios (a maioria com 1 salario minimo), ameaçando vetar reajustes e o projeto de lei que acaba com o Fator Previdenciario que nos rouba ate 40% dos nossos salarios. Nao tem dinheiro em caixa. Por que? A previdencia é imcompetente para administrar o que recolhe? os mafiosos roubam a previdencia no nariz do governo desfalcando os previdenciarios. Lula esta emprestando dinheiro ao FMI. Perdoando divida de outros países. Lula olha o povo mais necessitado que sao os aposentados com o salario de morte. Assim como os outros presidentes voce tambem continua matando lentamente os aposentados que nao tem dinheiro nem para comprar comido, muito menos remedio. E la vem o IBGE dizendo que o povo esta vivendo mais. Meu Deus! quanta mentira. So os abastardo vivem mais. Os pobre miseraveis aposentam-se com 65 anos e no outro dia morrem.
Anônimo disse…
Fora Lula, fora Dilma, fora PT.
As próximas eleições estão muito perto para esquecermos o que estes mentirosos prometeram e não cumpriram.
Transformaram o país no maior curral eleitoral comprando votos com bolsa familia,dinheiro para o MST, etc., etc.
Aos aposentados só resta sair de casa e votar contra estes petitas.
Aguardem.
Flavio M. Coelho disse…
O presidente Lula é um presidente fantoche. Há sempre alguem o manipulando, Zé Dirceu, Dilma, banqueiros, planos de saude e mais uma gama incontavel de larápios que estão transformando o Brasil num segundo Haiti. Justiça social se faz de outra maneira. Não somos contra ajudar os mais necessitados, mas tirando do nosso couro, os aposentados, para fazer BOLSAS é trocar o direito de mãos. Quem não contribuiu recebe, quem contribuiu paga para quem não contribuiu. isso sim, é governar para todos. Ora faça-me o favor senhores governantes!
Anônimo disse…
Antes de tudo, uma leve dúvida:
A TV GLOBO É OU NÃO, PELOS APOSENTADOS ?
- Imagino que o pessoal de lá, têm ou já tiveram os amados pais, na situação de aposentados e que um dia, tambem serão aposentados.

Quanto a nós, aposentados, precisamos de alguma tática, para que o governo pare de nos menosprezar e nos dê maior atenção e mercecido valor:

1 - Propagar a nossa luta, incansavelmente, usando e-mail e blogs e expor o nosso descontentamento com o Governo Lula.
2 - Votar e ganhar votos junto a familiares e amigos, a favor do melhor candidato oposicionista, a PRESIDENTE DA REPUBLICA.
3 - Fazer contato com o maior número de Deputados e Senadores e mostrar a nossa indignação com o Governo.
4 - Solicitar criação de CPI DA PREVIDENCIA, afim de não pairar nem uma sombra de dúvida a respeito da capacidade de reajuste digno e igual, para todos os aposentados.
Anônimo disse…
È brincadeira!!!!Este País tem 1 bilhão para gastar nas eleições de 2010,só na eleição,fora dinheiro p/verba de gabinete,para moradias,viagens e CPIs de todos os Ministerios do Grande Governo Lula,mensalão,aumento de renda do filho e assim vai à diante.....mas aos Aposentados nunca se pode dar o aumento senão à Previdência fica num déficit insuportavel,mas cadê o dinheiro que foi recolhido todos os meses dos hollerits destes trabalhadores,será que está nas mãos da Sra Caixa Economica federal,Banco do Brasil,clubes de futebol e outras grandes Empresas que devem montandes ao INSS,isto foi apresentado numa página de um grande jornal de São Paulo,com nomes e valores devidos e não pagam.Patriotas amigos,precisamos fazer uma virada nas eleições de 2010,senão.....
1000TON disse…
A desigualdade salarial que está em vigor, é uma aberração de todos os políticos do Brasil, pois esses são os que fazem as leis. Foi conquista de outros governos o mesmo percentual do salário mínimo aos aposentados e pensionistas e vem agóra aplicar um reajuste indigno aos que deram ao Brasil o seu trabalho e pagaram impostos ao governo querendo ou não. Éssa atual política é a verdadeira DESIGUALDADE SOCIAL. Eu acredito que dessa maneira atual, o melhor será privatizar a Previdencia Social.
Anônimo disse…
O Lulinha paz e amor não está cumprindo o que prometeu em palanques.DAREMOS O TROCO NESTA CORJA,AGUARDEM-NOS.GRAÇAS A DEUS O APOSENTADO ESTA CIENTE DE SUA FORÇA. E QUEM OS APOIAR, COMO O PMDB,TERÃO A MESMA SORTE.Trabalhamos anos a fio para termos uma aposentadoria digna, e infelizmente,não sobrará nem para o nosso caixão.FORA BARBUDO E SEUS ASSECLAS,FORA PSDB. CONTRIBUI SOBRE 10 SALÁRIOS E HOJE RECEBO MISÉROS 03 SALÁRIOS.
Anônimo disse…
FORA LULA E ASSECLAS.INCLUINDO O PSDB.
Anônimo disse…
O QUE O GOVERNO FEZ COM OS APOSENTADOS É UM VERDADEIRO ABSURDO. OU SEJA. USUFRUIR UM DIREITO ADQUIRIDO,COMO FOI O MEU CASO E DE MUITOS APOSENTADOS. CONTRIBUIR COM 10% SOBRE 20 SALÁRIOS MÍNIMOS E, APÓS MUITA BRIGA, CONSEGUIR APOSENTADORIA NO VALOR DA METADE DO QUE TERIA DIREITO. E, ATUALMENTE, COM A DESVINCULACAO DO SALÁRIO MÍNIMO ESTAR, APENAS COM A METADO DO QUE RECEBIA NA DATA DA DESVINCULACAO. ISTO CHAMA-SE DE FURTO.
Anônimo disse…
Estamos ligados 24 horas nas respctivas votações das PEC dos aposentados ,estamos de vigília permanente e certamente saberemos qual será nossos votos nas próximas eleições e olhe que estamos as vesperas .
Anônimo disse…
por um lado gostaria de parabenizar o presidente lulu, pois de metalurgico a presidente o passo é grande , so que faltou transparencia em seu governo, acho que a vossa senhoria foi contaminada pelos maus politicos , felizmente fizeste muita coisa em prol dos menos favorecidos mas, que lhe tem em suas maos sao os grande empresarios , os qie lhe financiam as capanhas politicas , eu acredito que as campanhas podem ser feitas honestamente sem compra de votos sem favorecimento aos mais grandes , o senhor foi igual a nos pobre trabalhador e corajoso , foi abstinado em querer a presidencia e conseguiu eu so acho que faltou transparencia em seu Governo sempre votei e votarei novamente porque outros presidentes estiveram em seu lugar , mas pouco fizeram, quero ser politico tambem mas cuete oque custar quero ser tranparente com o povo que deposita em suas maos a confiança de que sera um bom politico e nao igual a muitos que depois que sao eleitos esquecem do povo e so lembram dos mesmos na proxima eleiçao . inedio
Anônimo disse…
Preocupado? Porque? Será que a justiça que se faz aos aposentados prejudica tanto assim? De uma coisa temos a certeza. A inflação imposta aos idosos é bem maior, pois dependem de muitos cuidados médicos, alimentação adequada, e ouros mais. E não se trata de fazer algo filantrópico e sim fazer justiça, porque pagamos muito caro e trabalhamos para que tenhamos este direito. É indiscutivel que custa à previdência, mas será de justiça e devolver algo de direito. Não seria motivo de preocupação, porque quando os idosos tem uma dígna aposentadoria e por direito, a melhora nas vendas ocorrem, por sua vez a economia gira, faturando mais alavanca as indústrias, que por sua vez gerará empregos, que por sua vez arrecadará mais à Previdência e lá na ponta vendendo mais também pagamos mais impostos, que insidem sobre as vendas tais como Confins, C.S.L.L., IRPJ, ICMS, PIS, Simples Nacional, e outros mais. É dinheiro circulando que melhora as condições de saúde do povo, a saúde financeira das empresas e da nação.
Estou totalmente de acordo com o Sr. Sebastião Moretti filho, por isso copiei parte do que ele escreveu acima e espero que todos la de Brasília leiam e pensem em suas vidas e do próximo. Não esquçam: "subir pode até ser rápido, mais a queda ´muito mais rápida e machuca." Márcia Lopes
O rombo da previdencia não é sálario de aposentado! São as dividas dos clubes de futebol, das federaçõese estaduais, das prefeituras municipais que devem milhões ao inss e não pagam. E tambem os ladrões que são chamados de fraldadores.Aí vem o tal do lula e veta a correção do sálario,tenha dó!
ass: aposentado indignado
Anônimo disse…
O presidente lula vem fazendo sombra com chapeu alheio ,tirando dinheiro dos aposentados enfiando o nosso dinheiro no bolsa familia,emprestando ao fmi;perdoando divida com inss e muitas outras farras com dinheiro dos aposentados tudo isso querendo colocar dima no poder ,no minimo pra empurrar as sujeiras debaixo dos tapetes,as sujeiras dos oitos anos de mandatos.
Anônimo disse…
O Presidente Lula está preocupado não é com falta de dinheiro na previdência, pois além do dinheiro existente é só cobrar dos milheres de devedores da previdência, porque nunca é deixado de se descontar dos salários dos trabalhadores. O que há é uma apropriação indebita pelos empresários é principalmente pelas prefeituras, que ao invés de repassar o dinheiro a previdência, usam-no em outras atividades que só eles sabem - ação que ao meu ver deveria ser caracterizada no mínimo como roubo, e tratada como tal; deve estar sim, preocupado com as quantias que são desviadas para outras finalidades. Com a aprovação do justo aumento aos aposentados, deixará de ser desviada e usada adequadamente a sua finalidade, que creio se maior que de todas as outras...?!!!
Anônimo disse…
PRECISAMOS QUE A IMPRENSA RELEMBRE AO PT E AO
EX-METALUIGICO E HOJE PRESIDENTE SR. LULA A CARTILHA E AS PROMESSAS DE CAMPANHA.
ISTO É IMPORTANTE E EXTREMAMENTE NECESSARIO.
A IMPRENSA DEVE ISTO AOS APOSENTADOS E AOS TRABALHADORES.
ALEM DOS POLITICOS É A IMPRENSA QUE DEVE FAZER O SEU TRABALHO QUE É INFORMAR E PERGUNTAR SE NÃO QUISER INVESTIGAR.
O QUE É A PREVIDENCIA SOCIAL?? DE FATO??
DE DIREITO???
ONDE ESTA O HOMEM QUE NÃO MELHORA A VIDA DOS HOMENS??
Anônimo disse…
A correção das penções e aposentadorias não precisa de mais discução.

É UM DIREITO C O N S T I T U C I O N A L.

O mínimo que se espera do congresso é o respeito e obediência a CONSTITUIÇÃO.
Ou não estamos em um estado de direito.?
Só faltava eles votarem contra um direito líquido, certo e de direito pela Constituição.
A votação não deve ser secreta. Queremos saber quem vai votar contra nós e nossos direitos.
Anônimo disse…
Afinal...o INSS é ou não deficitário??????
Pô...tenho 64 anos,até antes do gov.do FHC todos eram unânimes em afirmar que o INSS era auto- suficiente.Pois bem,aí o FHC toma poder,seu governo diz que não pode atender as reinvindicações dos aposentados porque quebraria o INSS.A oposição,garante e faz suas contas, que pode atender os aposentados sem afetar suas
finanças.
Logo entra o Lula,e o cenario se repete fiélmente igual ao tempo de FHC!!
AFinal...o que de verdade há nessa história?
Por acaso,será que fazem pacto? e quando entram passam a mão grande no nosso dinheiro!!
O grande desafio,será que chegarei a saber da verdade!!!!
Manuel, Santo André.
Anônimo disse…
Além do Lula estar usando o dinheiro das contribuições do INSS para o bolsa família, o pior é que esse tal Bolsa Família foi denunciado pelo Tribunal de Contas da União porque está pagando 3,4% da folha de pagamento indevidamente a pessoas que não tem o requisito para receber. Está pagamento 27 milhões por mês a pessoas que possuem veículos, imóveis e, o que é pior, são políticos eleitos nas eleições de 2004 e 2006.

O Lula é contra o projeto do sen. Paim que reajusta as aposentadorias e pensões pelo numero de salários mínimos, entretanto ele próprio recebe APOSENTADORIA DE ANISTIADO (sem nunca ter sido cassado) no valor de R$ 5.180,00 com direito de receber o mesmo aumento que for dado à categoria. O pior é que o Lula contribuiu, se muito, por uns vinte anos e nós que contribuimos por mais de 35 anos recebemos no máximo a metade disso.

O que o Lula está fazendo com os aposentados e pensionistas é pior que Hitler fez com os judeus no holocausto. Hitler teve mais compaixão com os judeus pois os exterminou logo e o Lula está matando aos poucos.
Anônimo disse…
Se o Lula for inteligente e retirar seu VETO (se possível for) ele vai angariar muitos votos(dos Aposentadodos) para a Ministra Dilma em 2010. Espero que ele tenha essa Luz e n~zo perca essa oportunidade, deixando-a para a Oposição, por que o VETO vai ser DERRUBADO.
Anônimo disse…
Será que o Lula não vê que acabou? não tem mais saida? chega de teimosia Sr. Presidente! seja digno uma vez na vida! Aceite a vontade do povo que o elegeu.

Postagens mais visitadas