Pensionista indignada protesta contra descaso do governo

100_1579

100_1475

Exmos. Senhores Senadores

Sem mais, só lágrimas.

Cleia Carvalho

Fone 11- 26795834

São Paulo 03 de março de 2009

A vossas excelências senhores Senadores e Deputados Federais.

Pela presente venho pedir encarecidamente aos excelentíssimos senhores Senadores e Deputados que ajudem-nos dando o seu apoio a causa dos aposentados, pensionistas e dos funcionários inativos do Aerus/Varig. Peço que intercedam junto aos nossos Exmos. Senhores Ministros, para que coloquem, o mais breve possível, em pauta, o julgamento da SL 127. Essa questão não pode ser deixada de lado num momento tão crucial como este.
A noite no Esplanada

No entanto é preciso ter a percepção dos sábios para atentar ao que outros não dão a importância devida. O caso Aerus/Varig se arrasta por 3 anos (1.095 dias) sem uma solução que alivie o sofrimento de trabalhadores brasileiros de uma área tão essencial para o país, como é a aviação. Somos nós que levamos os políticos para seu trabalho e redutos de seus eleitores; somos nós que levamos pessoas para as viagens de suas vidas ou de negócios; somos nós que levamos um órgão para ser transplantado com todo cuidado que isso requer ou grandes personalidades para encontros científicos. Enfim, sabemos de nossas responsabilidades e sempre as cumprimos com amor e dignidade. O único pedido que temos a fazer-lhes é que sejamos ao menos ouvidos e que os excelentíssimos senhores tenham vossa atenção voltada para nossa luta, após tantos anos de trabalhos dedicados ao nosso país. Ser aposentado não pode ser visto como uma doença, mas como uma valorização justa de quem vive do trabalho. Com o problema grave da retenção de nossas aposentadorias e a demora em uma solução, estamos deixando de ter uma vida digna após tantos anos de bons serviços prestados à nossa nação.

CMTE2
Eu, por exemplo, já estou em uma idade na qual o mercado de trabalho não me aceita mais como trabalhadora. Não foi por falta de tentar, mas até agora não consegui empregar-me. Não tenho dinheiro para pagar um plano de saúde estou vivendo da venda de meu livro nos semáforos de São Paulo, para poder ter o que comer. Posso perder meu apartamento por não ter dinheiro para pagar o condomínio. É muito triste ver tudo ruir após tantos anos de trabalho honesto dedicados à grandeza de nosso país. Eu, assim como meus companheiros de luta, não tenho mais a quem recorrer. É muita humilhação passarmos por tudo isso, sendo que nada até agora foi resolvido.

comissária
Tento não chegar ao desespero, colocando como meta viver dia-a-dia alimentando-me de esperança. Não quero ter o mesmo fim de meu pai, que trabalhou anos a fio como caminhoneiro conseguindo uma aposentadoria, na época, de oito salários mínimos, que hoje está reduzida a dois salários, que não pagam os remédios e o plano de saúde. Vejo meu querido pai, de 84 anos, nessa situação sem poder prestar-lhe o auxílio merecido.

Muitíssimo obrigada por toda atenção, consideração e colaboração dispensada por suas excelências senhores senadores e deputados, a todos nós, assistidos do AERUS/VARIG, em um momento de tanta fragilidade e sofrimento pelo qual estamos passando. Que Deus ilumine-os hoje e sempre, dando-lhes discernimento, compaixão e toda força para ajudarem a causas tão justas e nobres como esta.

Atenciosamente,

Cleia Carvalho – São Paulo

Pensionista do AERUS/VARIG

Ex-funcionária da Transbrasil.

18 comentários:

Anônimo disse...

Que horror! Vejam a que ponto chegamos!
E pensar que tudo isto acontece no governo de um ex-sindicalista e do PARTIDO DOS TRABALHADORES!
Isto é uma vergonha!

Anônimo disse...

É bom lembrar que não são somente os aposentados e pensionistas do Aerus que estão indignados.
Junte-se a eles milhares de ex-trabalhadores brasileiros da Varig que até hoje nada receberam de seus direitos trabalhistas garantidos na CLT.
Digo brasileiros, porque os ex-trabalhadores estrangeiros da Varig, como argentinos, espanhois, alemães etc, receberam o que tinham direito por força dos seus governos e sindicatos!
Enquanto isso aqui no Brasil...

João Lima disse...

Do mesmo modo que esta senhora fez, enviei meu e-mail aos senadores e pode ser visto em www.joaoforest.blogspot.com .

Anônimo disse...

Senhores parlamentares, vejam a situação de miséria que o governo colocou todos os aposentados do regime geral. Será que esses terão que apelar para a criação de um "fome zero", "bolsa-família" qualquer ou criar outros mecanismos para receberem por aquilo que pagaram? Onde estará a responsabilidade de governar que deveria existir nesse país?

Anônimo disse...

Vejam a situação que o governo colocou os aposentados(a maioria!!!) e pensionista do regime geral. A miséria e vergonha de ter trabalhado e contribuido para um sistema que não é levado a série e muito menos respeitado. O que o governo está fazendo?

Anônimo disse...

O governo está insensível aos problemas dos aposentados e pensionistas do INSS.
Será que esta situação vai continuar ?
Um Congresso que só olha para seus interesses. Que não trabalha para o Brasil e roubam escandalosamente (o caso das passagens aéreas por exemplo)e ainda acham que estão ganhando pouco.
Será que precisa algum aposentado cometer alguma loucura como por fogo no corpo na frente do Congresso para que eles sintam remorso e procurem decidir fazer alguma coisa pelos aposentados. E parece que não está difícil no momento. São duas coisas imediatas : recusar o veto do Lula ao projeto de lei que dava o reajuste dos beneficios igual ao do Salário Mínimo e aprovar o projeto do senador Paim que entre outras coisas manda atualizar (parceladamente) os valores dos beneficios que estão completamente desatualizados.

Anônimo disse...

Como pode o governo tratar com despreso um grupo de trabalhadores brasileiros que um dia levaram o bom nome do Brasil para os quatro cantos do mundo?
Isto é indígno!

Anônimo disse...

Atenção senhores APLICADORES EM FUNDO DE PREVIDENCIA PRIVADA. AERUS FOI PELOS ARES VOCES SERAO OS PROXIMOS.FUNDOS DE PENSAO /PREVIDENCIA PRIVADA NAO TEM NEM NUNCA TIVERAM ¨ CREDIBILIDADE ¨

Ana ex comissaria da Varig 28 anos de vôo disse...

ninguem precisa tanto do dinheiro e das coisas que o dinheiro compra mais do que um aposentado.
Eu trabalhei a vida toda como comissaria de bordo..ajuntei cada centavo para melhorar a minha aposentadoria no fim da vida.....como se pode calar vendo seu dinheiro virar pó diante de tanta falta de escrupulo e respeito. Má admnistração no AERUS , na VARIG que foi meu primeiro emprego........fizeram de mim uma pessoa discrente ao ver tantas injustiças e impunidades que vejo acontecer......meu filho me questiona sempre como pode haver tanta injustiça no Brasil.... como vou viver cono adulto num pais que os governantes não se importam com os velhos...aqueles que ajudaram a construir , trabalharam na idade util, reservaram suas economias, pensando no futuro e foram lesados dessa maneira....
Já vi meu filho chorando em silencio muitas vezes...ele acompanha a 3 anos meu desespero e dos meus colegas....nossa aposentadoria que nos dava a vida digna do nosso padrão de vida e que agora afeta a nós todos....ele reza para que Deus ilumine o coração daqueles que decidem a vida dos aposentados, que devolvam o dinheiro e a dignidade logo.Por favor muitos estão morrendo.... façam justiça ! É nosso direito e nosso dinheiro.É uma questão de prioridade senhores governantes !

Anônimo disse...

É revoltante ver a indiferença dos politicos com o povo, com a situação dos trabalhadores e com as familias deste Brasil.
Um pais tão rico, com uma herança tão cruel.. cada casta que toma o poder é pior que a outra.. mas a pior, a mais cruel e cínica de todas a casta de corruptos politicos que já subiu ao poder, é a atual que transformou o congresso como nunca antes, numa grande feira de regalias privadas e corporativas..é revoltante, repito com indignação!!!!

Mas um dia chegará e não esta longe,em que o povo brasileiro transformado em sem teto, sem terra, sem trabalho , sem esperança e sem medo invadirá o covil dos privilegiados que se escondem em Brasilia...
Que nem o mst já fez uma vez... então quem sabe o que restar das pedras servirá no mínimo para reflexão..

Anônimo disse...

Só para lembrar, a falencia da Varig começou no governo FHC.

Anônimo disse...

É uma vergonha mundial o que estao fazendo com os aposentados e pensionistas,e ainda mais sabendo que os projetos que sao criados pra fazer justiça aos velhinhos estao sendo vetados por um presidente do partido dos trabalhadores,ex lider sindical eleito pelos aposentados e seus familiares sr lula...empresta dinheiro ao FMI;depois emprestam dinheiro do japao pra financiar obras da petrobraz,é ruiimm heimmmm!

Anônimo disse...

É uma vergonha ver os deputados empurrando com a barriga o projeto que vai fazer justiça aos aposentados,que covardemente algum presidente irresponsável na reforma da previdencia aproveitou pra ferrar os trabalhadores hoje aposentados,as eleiçoes estao ai,fora os escandalos que vem aparecendo,como hoje petrobraz,tem essa covardia que nimguem vai esquecer nas eleiçoes que virao.

Anônimo disse...

O senhor presidente Lula trata com desprezo, indiferença e total descaso a todos os aposentados brasileiros. Logo ele, que trabalhou pouco na vida, como sabemos, e goza varias aposentadorias.
Mas o que ele tem feito com os trabalhadores da aviação civil brasileira já entrou para a história! Principalmente com os trabalhadores da Varig. Uma horror sem precedentes.
Esta senhora tem toda a razão. Eu e minha família, que tanto voamos e sentimos tantas saudades da Varig, prestamos a ela nossa solidariedade.
A Justiça tarda mais não falta!

Jose Araujo Caetano de Oliveira disse...

a constituição determinou, fhc cortou, congresso aprovou, lula vetou, aposentado se ferrou.

Anônimo disse...

È muito triste assistir esta situação que estão vivendo os aposentados e pensionistas que já perdura 3 anos sem solução. Aquelas pessoas que trabalharam muitos anos honestamente para garantir uma previdencia digna.Precisamos solução já. Não podemos esquecer das eleições que estão bem próximas ai..

Anônimo disse...

Será que o sentido da palavra "DIGNIDADE", não está mais sendo levada em conta, os aposentados do Aérus Varig, estão a quase quatro anos, dependendo de favores, devido ao descaso dos governadores....O que nós estamos exigindo, não é um favor é um direito pagamos por isso....Por que nos outros países, tudo se resolve, os direitos são respeitados...Sr Lula viajando, se hospedando em hotéis caríssimos....Não estamos pedindo um favor...Quantos mais terão de morrer,antes dessa palhaçada ser resolvida???.....Acho melhor criarem um bolsa Aérus....Por Deus...parem de inventar moda...tem dinheiro pra Viagens, compra de aeronaves e eoutros...e o nosso dinheiro, só queremos recuperar nossa dignidade..ja estamos velhos, doentes....é muito fácil quando não é consigo mesmo...no dos outros é mole...mais quantos meses vamos esperar???....

Anônimo disse...

Acho que esta chegando a hora de iniciarmos da formação do partido dos aposentados brasileiros. E lançar aposentados capacitados para nos defender no plenário.É a hora de lançar candidatos para deputados e senadores.OBS; Somente aposentados pelo INSS.Vamos ganhar de 100 a zero. Somos mi8lhões de aposentados, deve ter muitas pessoas de carater e honestidade;