Senado dá senha para ampliar vagas de vereador

Deu no Estadão

Deu certo a pressão dos vereadores. Por unanimidade, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem proposta de emenda à Constituição que reduz pouco o porcentual de repasse de recursos para as Câmaras Municipais. A aprovação da proposta abre caminho para a promulgação da emenda constitucional que aumenta em 7.343 o número de vereadores em todo País.

Uma das mais beneficiadas, a Câmara paulistana poderá gastar até 3,5% da receita líquida do município. Pela versão anterior, aprovada no dia 6 de maio na CCJ, ela poderia receber apenas 2% de repasses da receita líquida. "Nem sempre o que é viável é o ideal", admitiu o senador Valter Pereira (PMDB-MS), relator da emenda.

A aprovação da redução de gastos das Câmaras abre caminho agora para que os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), promulguem a emenda que aumenta o número de vereadores. No fim do ano passado o Senado aprovou emenda que aumenta o número de vagas de vereadores em todo o País, mas retirou do texto a limitação de gastos das Câmaras estabelecida pelos deputados. Indignado, o então presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (PT-SP) se recusou a promulgar a emenda. Foi feito, então, um acordo que previa a promulgação da emenda, assim que o Senado aprovasse a limitação de gastos das Câmaras, o que ocorreu ontem.

Comentários

Anônimo disse…
Inaceitavel esta atitude do Senado.Eles deveriam acabar com os cargos de veriadores e criar os conselhos de bairro sem remuneração, Seria mais barrato.
O senado tem que consultar o povo antes de tomar tal medida.Afinal de contas estamos numa democracia.
JOSE DE CASTRO JR.
Anônimo disse…
Quando votamos em um parlamentar, o fizemos pensando que ele irá fazer aquilo que é interessante para a sociedade. Ela, por sua vez, já está afônica, de tanto repetir que NÃO QUER AUMENTAR O NÚMERO DE VEREADORES. O dinheiro dos impostos é para infra-estrutura, portanto NÃO deverá ser usado a fundo perdido.Dá para entender!!!!!!
Anônimo disse…
ANÔNIMO,
CONCORDO PLENAMENTE. PRECISAMOS USAR MELHOR O DINHEIRO DOS IMPOSTOS QUE NOS "ESFOLAM".
SERLOS-SERCAR disse…
Muito engraçado essa do Senado dar a senha para votação ao aumento de vereadores. Ainda mais que se sabe que o Senado com suas votações secretas beneficiando parentes, esposas, ex-esposas e amigos fica uma casa desacreditada perante a opinião pública. Li e escutei na Rádio Gaúcha que o Senador José Sarney, que não precisa desses artifícios, beneficiou o seu neto e uma sobrinha sua com uma decisão secreta do Senado.
Sem falar nos outros Senadores. Garibaldi disse com a maior cara de pau que não sabia de nada. E agora, para culminar sua insensatez queream aumentar a quantidade de Vereadores para onerar as Câmaras Municipais e consequentemente as Prefeituras que estão em estado de falência.
Anônimo disse…
Anônimo das 5:49MP
Quem falou que estamos vivendo ápices de uma democracia sociologicamente alicerçada no conceito da honra,dignidade ao livre arbítrio do cidadão,restablecimento da ética e moral dos políticos,distribuição de renda vertical,educação,saúde,habitação,PRESENÇA DO ESTADO NA VIDA COTIDIANA DO CIDADÃO??? Em brasília a fala é outra,ninguém sabe de nada,nem mesmo o churrasco de ontem,onde participaram grandes personalidades da vida política...Esse é nosso imenso país,onde todos devemos ser culpados pelos acontecimentos errôneos que envolvem as instituições político-sociais...

Postagens mais visitadas