A guinada do PT


No Noblat

Para analistas, ética cedeu lugar ao pragmatismo no PT

Sociólogo fundador da legenda diz que partido está a reboque de Lula e atua segundo sua conveniência eleitoral

De Flávio Freire:

De ex-petistas de carteirinha a sociólogos, historiadores e cientistas políticos, o raciocínio recorrente quando analisada a atual crise que atinge o PT é o de que, há tempos, a ética deu lugar à conveniência eleitoral.

Tanto especialistas em análise política como quem já participou da estrutura petista dizem acreditar que as deserções anunciadas nas últimas 48 horas - os senadores Marina Silva (AC) e Flávio Arns (PR) - são apenas os primeiros reflexos da "degradação" do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- O PT está sendo despedaçado pelo presidente Lula, que ficou maior que o partido. E ele é quase uma unanimidade, tanto do lado dos dominados como do dos dominantes. O PT governista ficou a reboque do presidente e caminha de acordo com o que é conveniente - disse um dos fundadores do PT, o sociólogo Francisco de Oliveira, que abandonou a legenda em 2003, primeiro ano do governo petista, por causa de diferenças ideológicas.

Para Oliveira, não se pode levar adiante a justificativa da cúpula do partido de que a defesa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), é tão somente uma forma de impedir que a oposição desestabilize a base do governo.

- Ora, toda oposição se opõe ao governo, em qualquer lugar do mundo. O que não pode é usar essa articulação para justificar o que sempre foi injustificável dentro do PT, que é apoiar o Sarney - disse o sociólogo, que não reconhece como positivo o governo administrado pelo partido que ele mesmo ajudou a fundar.

- Este governo tem façanhas sociais, mas se transformou numa regressão política. Está trazendo de volta um patrimonialismo que já tinha sido superado. Leia mais em O Globo

Comentários

O PT agoniza! Lamentavelmente se perde na história a satisfazer o ego apenas de um só: o Presidente LULA (Aquele que até aos idosos nega direitos contrariando o que pregou em palanques, mesmo que proposituras de um senador do PT – Paulo Paim), lamentável! Aos poucos mais dissidentes acrescem a fila contrariados com a sua condução. Pessoas ilustres, impolutas e fieis aos princípios ideológico-partidários, optam por outras agremiações. São anos de luta jogados fora, sem escrúpulos. Hoje Marina e Arns, amanhã Paim e outros poucos que restam. No caso Sarney o PT nivelou-se, por baixo. O Fim do PT!
Anônimo disse…
É devastador, para os petistas maranhenses, ver a cúpula do seu partido desconhecer toda a luta (que em muitos casos levou ao martírio de vidas) que aqui se trava, há dezenas de anos, para livrar o nosso Estado da opressão de Sarney e sua "famiglia".
Fomos jogados na arena para ser comidos pelos leões.
O presidente Lula, que nada mais guarda dos ideais partidários, preferiu juntar-se aos tiranos e sacrificar os "companheiros e companheiras".
No PT, há uma covardia muda que se alastra pelo Brasil, envergonhada mas conivente.
Carlos Pereira
Caxias, MA
Antonio D Agrella disse…
LULA está confiante e forte nas pesquisas, porque ninguem investiu tanto como ele no Social, parabéns, mas não podemos aceitar privilégios, corrupções escandalosas, proteções, agora vai sair do comando, e nem imagina suas dificuldades em escolher outra pessoa para substitui-lo no Poder, portanto entendo que cairá com PMDB, além do PT, apesar que vai ser difícil escolher outro presidenciável, pois não gostaria que fosse SERRA do PSDB, forte nas pesquisas, pois voltaremos na era de FHC, o homem das privatizações não necessárias, por falta de capacitação gerencial da coisa pública, em dar lucro. Não queremos continuar com o passado que não deu certo, só o REAL contra a inflação, mas faltou investir na economia e outras coisas, DEVEMOS ESCOLHER OUTRO CANDIDATO, DE PARTIDO DIFERENTE, menos corruptores, talves CIRO GOMES, com apoio do PESOL, temos que colocar pessoas novas, novos partidos, devemos acabar com o monopolio PMDB, PT e outros, que esconderam suas corrupções.
Paulo Rabelo disse…
Não concordo com o cidadão chamado Antonio D Agrella, quando afirma que nunca ninguem investiu tanto no Social como o LULA,que não quer voltar ao passado, se referindo as privatizações na era FHC.Ocorre que em toda minha vida (47 anos) afirmo que nunca vi um governo ser tão sem pudor como o do governo LULA, onde já se imaginou um presidente da Republica mandar nos senadores da Republica Federativa de um País chamado Brasil,ora meu amigo investir no Social é dever de qualquer chefe de Estado, agora mandar nos atos e nas vontades dos senhores Senadores da República é mesmo que pegar emprestada a esposa de um amigo na noite de lua de mel na sexta e devolve-la na segunda, só o bagaço.Não se espante se de repente algum apaixonado do LULA topar essa ideia e abraçar a causa e oferecer seu par, afinal estamos em um governo " Topa tudo por dinheiro".Vejo que as políticas Sociais estão sendo tratadas nas trocas de favores políticos e quem se opor tá ferrado.
Anônimo disse…
Concordo com Paulo Rabelo. Lula não "prega prego sem estopa", ou seja, tudo que ele faz tem um motivo e, na grande maioria das vezes, são escusos.
.bolsa-família, PAC(somente 10% do total tem dinheiro público)- motivo eleitoreiro;
. mensalão - tudo pelo poder;
. doação de dinheiro/perdão de dívidas de outros países com o Brasil e empréstimos como o último para a Bolívia - para formar sua imagem internacionalmente; enquanto para o brasileiro tudo falta.
Não há dúvidas o Lula é lesa-pátria.
Aponta-se que, por total falta de leitura, os brasileiros acreditam que o Lula melhorou a economia brasileira - o mundo todo cresceu, inclusive muito mais que o Brasil. Não houve nenhuma dedicação do Lula, exceto em causa própria e não ter alterado a política econômica. Os empresários sim, mostraram competência, empreendedorismo e capacidade negócios.
Unknown disse…
Pois é, água quente na cabeça dos outros não queima...;O Exmo. senhor presidente da república das "BANANAS",não toma qualquer huisky, ou cachaça,come qualquer comidinha,ou veste e usa qualquer pano nacional;
As roupas, endomentários outros dmésticos,são importados do egito;Quem diria que o sindicalista do abc,outrora defensor dos oprimidos,seria tamanho opressor?...;

Postagens mais visitadas