Carros com chip no DF já em 2010

Correio Braziliense

TRÂNSITO
Os chips eletrônicos serão instalados em 56 milhões de carros, caminhões, ônibus e motos de todo o país

Até o início de 2014, todos os 56 milhões de automóveis, ônibus, caminhões, carretas e motos que compõem a frota nacional — incluindo os cinco milhões de veículos fabricados a cada ano — deverão estar equipados com uma placa eletrônica de identificação — um chip. Também conhecido como transponder veicular, o equipamento, que será instalado na parte interna do vidro dianteiro, atrás do retrovisor, servirá para fornecer informações para ajudar no controle de tráfego e coibir furtos, roubos, sequestros, clonagem e inadimplência. Brasília será uma das primeiras cidades a implantar o dispositivo. A informação foi confirmada ontem pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo secretário de Transportes do Distrito Federal, Alberto Fraga.

O coordenador-geral de Planejamento e Estratégico do Denatran, Antonio Sergio Calmon, que apresentou ontem os aspectos técnicos da novidade, enumerou as utilidades do sistema para o dia a dia dos proprietários de carro. “O principal objetivo é planejar e implantar ações de combate a roubo e furto de veículos e cargas, mas essa mesma placa pode ser utilizada em estacionamentos e pedágios”, afirma.

Cada placa custa entre R$ 6 a R$ 30 e varia de acordo com o fabricante. As informações do chip instalado no automóvel serão repassadas a antenas em rodovias e avenidas de todo o país. O Denatran garante que não haverá invasão de privacidade e que as informações serão repassadas apenas aos Departamentos de Trânsitos (Detrans) e polícias.

Em Brasília, o sistema deve estar nas ruas já em 2010 e vai atuar inicialmente na caça aos motoristas inadimplentes e na redução do roubo de carros. Alberto Fraga não prevê aumento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no próximo ano.

Comentários

Unknown disse…
Que maravilha de noticia, só assim diminue essa roubalheira de carros, no Brasil agente nem pode ter um bom carro, perseguiçao na certa..
Anônimo disse…
Impressionante o que acaba de ser definido com relação a instalaçõ de um chip eletronico noa scarros. Isto deveria ser exigido das fábricas de automóveis para virem já instalados, não nos vidros dianteiros sujeito a quebras, mas sim sob o teto dos veículos com uma cola a prova de remoção.
Antonio D Agrella disse…
Carros com CHIP é a melhor de todos os tempos, e irá intimidar ladrões de carro. Quem não pode pagar seguro, esse sistema será ótimo. Agora vamos observar se funcionará, após roubo, pois dependerá da ação da POLÍCIA em agir rapidamente. Os motoristas proprietário deveria também ter acesso de localização, ajudar a polícia local na recuperação do veículo.
alfredopam disse…
O Denatran garante que não haverá quebra de privacidade. Parece que já está na hora de rever a ética da privacidade. Se não tomarmos medidas inteligentes, estaremos cada vez mais legitimando a liberdade dos bandidos e decretando restrições para o cidadão honesto. Com a tecnologia de segurança que se está desenvolvendo a privacidade vai perdendo ou mudando o seu sentido. Se continuar assim, logo privacidade será mera lembrança do passado e as liberdades tão sonhadas abrirão espaço para os controles rigorosos que mesmo assim serão aplaudidos por todos.
Anônimo disse…
Que beleza, mais uma custo Brasil para nosso bolso. Essa coisa de vai servir para recuperar carros roubados só funcionaria se agente morrase em outro pais (ou talvez outro planeta). A policia e os politicos roubam bem mais do que os ladrões. Poderiam colocar um CHIP neles. "CHIP DOS POLÍTICOS" QUE TAL
ebonito1 disse…
È impressionante como esses dirigentes do Denatran passam horas a fio pensando com ganharem dinheiro em cima do povo, e ainda darem um jeitinho de verificarem se estão sendo traídos por suas mulheres. Foi assim também com o Kit de primeiros socorros. Mal sabem eles que do mesmo jeito que os ladrões encontrarão formas de burlarem esse novo sistema as mulheres deles também darão um jeitinho de encherem a cabeça deles de galhas.
ebonito1 disse…
...Continuando com o comentário, quando eles virem que colocando chip no carro não haverá jeito de descobrir se estão sendo traídos pensarão numa maneira de colocar um chip implantado na pele de cada cidadão e assim saberem onde estarão suas mulheres. Deveriam é criar vergonha e parar de querer lucrarem com suas empresas de segurança e de seus sócios.

Postagens mais visitadas