Deputados evitam manobra contra aposentados

Uma manobra do Governo para impedir a votação de dois Projetos de Lei defendidos pelos aposentados foi bloqueada nessa quarta-feira (30) na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. Os deputados Antônio Palocci (PT-SP), relator do PL nº 4.434/08, que cria um índice de correção previdenciária para restabelecer as perdas dos aposentados, e Pepe Vargas (RS), relator do Projeto de nº 3.299/08, que acaba com o chamado Fator Previdenciário, tinham prazo final para apresentar seus pareceres. Mas, segundo explicou o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), os pareceres iriam sepultar os dois projetos e a apresentação foi impedida.

Os pareceres dos deputados Antônio Palocci e Pepe Vargas seriam pela inviabilidade financeira dos Projetos, o que encerraria sua tramitação na Câmara. Sabendo disso, cerca de 100 aposentados e os deputados Darcísio Perondi e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), não deixaram que os pareceres fossem apresentados e lidos na Comissão. Como o prazo na Comissão de Finanças expirou, Perondi e Faria de Sá vão pedir ao presidente da Câmara, Michel Temer, que leve os dois projetos direto para tramitação na Comissão de Constituição e Justiça e, em seguida, em plenário.

“Infelizmente os deputados Antônio Palocci e Pepe Vargas não quiseram fazer justiça aos aposentados. Mas, felizmente, uma nova vitória foi alcançada e conseguimos evitar que os dois projetos fossem enterrados”, disse Perondi.

O parlamentar gaúcho afirmou que o PMDB, partido de Perondi e do presidente Michel Temer, apesar de fazer parte da base de sustentação do Governo, está engajado na luta pela justiça aos aposentados. Perondi ressaltou ainda que ele e o deputado Arnaldo Faria de Sá, têm um compromisso com os aposentados e não vão esmorecer enquanto a justiça não for feita.

O PL 4.434/2008 cria um índice de correção previdenciária para garantir a retroatividade do reajuste dos benefícios de acordo com o aumento do valor mínimo pago pelo Regime Geral da Previdência. Já o PL 3.299/2008 acaba com o chamado Fator Previdenciário. A sistemática adotada calcula o valor das aposentadorias com base na idade e no tempo de contribuição, o que reduz o valor dos benefícios. Um terceiro Projeto, o de nº 001/2007, que estabelece a correção das aposentadorias de acordo com o salário mínimo, já está pronto para ir a plenário.

dsc02028.jpg
Foto (Marcelo Nunes): O deputado Darcísio Perondi e o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados (Cobap), Warley Martins Gonçalves, além de outras lideranças da categoria, conseguiram impedir manobra do Governo

Assessoria de Imprensa: Fábio Paiva

Comentários

Anônimo disse…
Não sei até quando, o povo brasileiro vai se deixar ser governado pelo despotismo...
Anônimo disse…
Ainda bem que fomos amparados. Espero que estes projetos sejam votdos com urgência. Os cidadãos de bem não aguentam mais ver os políticos votarem projetos apenas de interesse próprio.
Marta
www.cleiacarvalho.nafoto.net disse…
É o fim do mundo, nossos governantes não estão nem ai para os aposentados, cada dia protelando mais e mais, deixando todos angustiados. Dinheiro para outras coisas sem necessidade tem, principalmente para enriquecimento próprio de cada um deles.
Meu Brasil não existe mais. Eu tenho é vergonha de ser brasileira.
APOSENTADOS E DEPUTADOS - AS ELEIÇÕES SERÃO EM 2010!
Eu, 63 anos, aposentado, voto. Minha mulher 58 vota, meus 6 filhos votam, 10 dos meus netos votam, meus 7 irmãos votam, meus 8 tios votam, meus 19 primos votam, meus 13 sobrinhos votam, meus 25 cunhados (da parte da esposa e dos meus irmãos) votam, meus 2 sogros votam, minha auxiliar de casa e seu companheiro votam. Votam meus amigos, meus ex-colegas de trabalho e meus vizinhos. Eu ainda tenho poder de convencimento para influir no meio em que convivo. Em situação similar são milhares de APOSENTADOS. Isto poderia ser ponderado pelos Excelentíssimos deputados. POSTULAMOS APENAS QUE COLOQUEM JÁ EM VOTAÇÃO OS NOSSOS JUSTOS PLEITOS E LHES SEREMOS ETERNAMENTE RECONHECIDOS. Refiro-me a TODAS as matérias em tramitação nessa Câmara: FATOR PREVIDENCIÁRIO, REAJUSTES DE APOSENTADORIAS, PRECATÓRIOS DOS IDOSOS, etc. Excelências, estamos cansados de tanta protelação, Mas firmes na luta e NÃO DESISTIREMOS! Para os senhores é apenas uma questão de decisão política.
Ficamos na expectativa de que haja BOM SENSO e ESPÍRITO HUMANITÁRIO. JOSÉ HILDEBERTO JAMACARU DE AQUINO
hildebertoaquino@yahoo.com.br
Travessa Joaquim Ferreira de Matos, 420
62900.000 - RUSSAS (CE)
Lima disse…
Existe muito dinheiro em jogo do INSS, DESVIOS, de seus devidos fins, que são Beneficios de seus contribuintes, Cada Presidente, se acha dono do Brasil, esquecendo que o Brasil é dos Brasileiros, ele estar na função por que foi eleito, acredito tambem na existencia de pessoas de bem, não devemos nos entregar,,,2010 vem aí, fora quem tem fixa suja!!!!
Unknown disse…
Devemos lembrar destes nomes nas proximas eleições,apesar do povo ter memoria curta,e esta corja esta sempre se reelegendo.
Anônimo disse…
A MÁSCARA CAÍU HÁ MUITO TEMPO! É O ANTI-CRISTO TRAVESTIDO DE EX-OPERÁRIO!! 2010 ANO NACIONAL DA FAXINA GERAL, FORA FALSO OPERÁRIO; FORA ANTI-CRISTO; FORA JOÃO CANA-BRAVA!!!!!FORA OS QUE SÃO CONTRA O VOTO IMPRESSO!!!
Anônimo disse…
nesta eleiçao próxima esses politicos hipopcritas que estao fazendo de tudo pra prejudicar os aposentados verao prejuizo que terao nas urnas,pois todos os aposentados tem filhos genros,noras e amigos que estao contra essa atitude covardes contra quem contribui por longos anos ..
Anônimo disse…
Aposentados deste país. Vamos criar duas pastas: Uma BRANCA e uma NEGRA. Na branca, vamos escrever o nome dos candidatos que estão se empenhando na causa dos aposentados. Na negra, vamos escrever o nome dos candidatos que são contra os aposentados. Vamos nos unir e fazer campanha contra os da pasta negra, a começar pelo Lula, seus candidatos e seguidores. Vamos apoiar maciçamente os candidatos que nos apoiam, e que Deus os abençoe.
Virgilio de oliveira silva disse…
Os aposentados tem internet que fomenta a uniao e esclarecimento coitadinho destes parlamentares que através do depotismo vem contra os direitos dos aposentados e pensionistas; vamos mostrar nas urnas quem é mais forte nos é que mandamos neste país.
Anônimo disse…
Temos de chamar a atenção de Caxias do Sul e demais cidades do Rio Grande do Sul. Pepe Vargas NÃO pode sair bonito dessa. Esse safado já recebe da prefeitura de Caxias do Sul remuneração vitalícia como ex-prefeito. Era de se colocar o dedo no nariz desse infeliz e mostrar que ele vive às custas dos pobres, ricos, aposentados e pensionista. Pepe Vargas não tem vergonha na cara e nós também não temos pena e temos que achar uma forma de fazê-lo ir trabalhar na roça.
ANTONIO disse…
Será que o Presidente LULA fez pacto com o demonio, e não quer nem saber dos aposentados que ganham acima do mínimo? Não posso entender... Acorde presidente...Aposentados não querem esmola, e sim a volta da dignidade, pois recolheram a vida toda, compatíveis aos salários de contribuições, e devem serem respeitados.
Anônimo disse…
Fator Previdenciário/Reajuste Aposentados – Pareceres do Deputado Pepe Vargas e Antonio Palocci riam sepultar os dois projetos e a apresentação foi impedida pelos Deputados Darcísio Perondi e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

Senhores, penso que devemos agir exatamente como o PT, PC do B. PSB, PCB, faziam antes de chegar ao PODER. Como pré-aposentavel só acredito na mudança da Lei se fazermos valer nossa força e invadirmos a Câmara Federal e somente sairmos de lá depois de percorremos todos os gabinetes e compromisso assumidos.
Podem acreditar a maioria dos Deputados nem sabe do que se trata porque eles desconhecem esse projeto de lei. Eles têm interessem em saber pontualmente uma outra ou outra lei de acordo com os interesses de grandes em serem votados. Rapidamente eles souberem criar uma CPI para investigar o MST, (sem entrar no mérito) ou para atender interesse dos médicos no que se refere aos tatuadores.

Esse Deputado Pepe Vargas não tem nenhum respeito pelo trabalhados e se diz do Partido dos Trabalhadores, é um traidor da classe operaria, mas ele não é o único responsável e os outros que se calam?
Enquanto não estavam nas benesses do dinheiro publico faziam todos os tipos de estardalhaço, faziam passeatas, invadiam órgão publico, Congresso e usavam a gente com discursos pseudo-socialistas, agora, prevalece os acordos fortuitos para agradar ao Governo Federal e os grandes lobistas.

Everaldo Pereira
Anônimo disse…
Senhoores do blog houve um engano por parte desta informaçao os deputados Anatonio Paloci e Pepi Vargas nao sao do P T e P M D, eles sao do PARTIDO (P C A) - PARTIDO CONTRA APOSENTADOS. E uma vergonha aposentado passando por um monte de dificuldades e esses senhores fazendo isso.
Antonio Palloci e Pepe Vargas Vâo ter a resposta nas urnas ,faremos uma grande campanha pela internet e pelas vilas onde o povo brasileiro sem nenhuma instrução costumam votar nessa corja de corruptos e só querem levar vantagem.Lembrem o Lula so pode votar uma vez quanto a nós temos família grandes e o ovo já está acordando e vendo apouca vergonha deste país.
Anônimo disse…
O lula antes de ser eleito falava mal do sarney e de sua família. Hoje ele toma 51 abraçados nos dois, tudo para que eles votem em tudo que o sapo barbudo quer, inclusive prejudicando os aposentados, pensionistas e quem vai se aposentar.
APOSENTADOS E FAMILIARES VAMOS VOTAR EM QUEM MERECE NOSSO VOTO.

APOSENTADOS DO RIO GRANDE DO SUL, DE SÃO PAULO E DE OUTROS ESTADOS, NÃO VOTEM EM QUEM ESTÁS CONTRA NÓS.
Anônimo disse…
4.5 MILHÕES DE APOSENTADOS CAÍRAM PARA SALÁRIO MÍNIMO Migração ao Piso do INSS empurra idosos à miséria Aposentados 05/08/2009 | Por Richard Casal Preocupada com a redução gradual do poder aquisitivo dos idosos brasileiros, a COBAP (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas) desenvolveu um minucioso estudo econômico para mapear com total isenção e exatidão a caótica situação do segmento. Cruzando dados oficiais do Ministério da Previdência Social, da ANFIP e das federações de aposentados nos estados, a COBAP obteve números estarrecedores, que chocam a sociedade e as autoridades, constatando que os aposentados brasileiros estão realmente fadados a miséria. Segundo o economista da COBAP, Maurício Oliveira, a análise técnica embasa a tese de que a política de valorização do salário mínimo, que é reajustado anualmente pela inflação mais o crescimento do PIB dos dois últimos anos, transformará num futuro próximo o INSS numa autarquia que paga somente o piso previdenciário (tendo em vista que os demais benefícios estão sendo reajustados apenas pela inflação).O estudo revela que, somente nos últimos 15 anos, 4.5 milhões de aposentados e pensionistas tiveram seus proventos reduzidos ao salário mínimo. Ou seja, reduziram drasticamente seu poder de compra, prejudicando sua qualidade de vida e de seus dependentes. Atualmente, 18.357 milhões de brasileiros inativos recebem apenas o mínimo, R$ 465,00.Somente em 2009, comenta o presidente da Confederação, Warley Martins Gonçalles, aproximadamente 350 mil aposentados tiveram seus benefícios achatados para o salário mínimo e a tendência é que até 2020 todos os 26,5 milhões de beneficiários da Previdência migrem para o piso. De acordo com o advogado gaúcho Pedro Dornelles, professor de Direito Previdenciário, esse levantamento se inicia em 1994, ano em que começa a disparidade, ou seja, período em que os governos passam a dar reajustes diferenciados aos aposentados que ganham mais que o mínimo. Importante lembrar que a Lei 8.213, que desvincula o índice de reajuste das aposentadorias e pensões do salário mínimo foi promulgada em 1991. TETO DA PREVIDÊNCIA Outra estatística importante apontada pelo estudo da COBAP indica que enquanto o salário mínimo teve um crescimento de 78,84% no período de 2004 a 2009 (Governo Lula), o teto da Previdência Social cresceu apenas 28,31% no mesmo período. Verifica-se uma queda significativa nos valores do teto em relação à quantidade de salários mínimos. A quantidade de salários mínimos pagos relativamente ao teto correspondia a 9,65 em 2004 e 6,92 em 2009. PERDAS ACUMULADAS Dos 26,5 milhões de brasileiros alocados na Previdência, 15.500 milhões são benefícios urbanos, 7.700 milhões são rurais e 3.300 milhões são assistenciais. Estudo do professor José Flávio Rosa, presidente da Federação dos Aposentados do Estado de Goiás, revela ainda que, as pessoas que se aposentaram em 1994 estão com perdas acumuladas de 67,27%, De lá para cá, o índice de perda é menor, variando de acordo com o ano que o segurado se aposentou. IMPORTANTE O objetivo deste levantamento técnico é mostrar ao Brasil o impacto terrível causado na qualidade de vida dos aposentados que um dia ganharam mais que um salário mínimo e hoje estão fadados ao piso. A urgência da divulgação destes números se faz necessária em razão do Governo estar negociando nesta semana o novo reajuste dos aposentados para 2010. COBAP QUER ESTANCAR A SANGRIA A reunião decisiva acontece na manhã desta quinta-feira, dia 6 de agosto, no Centro Cultural do Banco do Brasil, com participação do ministro Luis Dulci, do deputado federal Henrique Fontana, líder do governo na Câmara, e do líder nacional dos aposentados. Warley Martins. A COBAP reivindica que 8.143 milhões de aposentados e pensionistas recebam a partir de 2010 o mesmo percentual de reajuste do salário mínimo, 8,9% (conforme prevê o projeto de lei 01/2007, já aprovado pelo Senado e por todas as comissões da Câmara dos Deputados).cobap
Alcides Fernando da Silveira - Pelotas-RS
Anônimo disse…
PEPE Vargas e PALOCCI,lembrem um dia a máscara cai e todos verão os sem vergonha que voces são e que estão lá só para levar vantagens.Só não estão na cadeia pelas falcatruas porque não temos uma justiça voltada para o povo e sim para os ladrões de colarinho branco.Votem a reposição dos aposentados e pensionista que é um direito de fato de todos nós,não queremos esmola mas oque nos pertece por direito.Afinal isto é DEMOCRACIA?
Anônimo disse…
Anônimo dasa 2:09 - concordo. Pepe Vargas é um traidor, mas nõ esquça de Henrique Fontana é sangu ruim e sangue rui deve ser eliminado. Portanto, nas rpoximas eleições vamos eliminar todo o sangue ruim e os traidores. Rio Grande do Sul, não caiam no canto da sereia: Dilma, Pepe Vargas, Henrique Fontana RECISAM ser eliminados da política brasileira.
Gaúcho com saudades da terrinha.
Anônimo disse…
Não sei até quando os eleitores vão continuar votando nesses deputados traidores do povo.Eles merecem o nosso repúdio e a nossa gargalhada de desprezo hahahahahahaha
Anônimo disse…
Não sei até quando os eleitores vão continuar votando nesses deputados traidores do povo.Eles merecem o nosso repúdio e a nossa gargalhada de desprezo hahahahahahaha
Deputado Cândido Vacarezza não votem jamais nesse colhorda,o salario dele sim que deveria ser o minimo´,pois é cachorro e quer que o povo acredite no LULA que nos tira o que de direito e de fato.Certamente esta ganhando para discursar favor deste governo que usa nosso dinheiro para criar bolsa esmola .VIva a ditadura pois nessa época ganhavamos os nossos direitos.
Anônimo disse…
É pessoal foi uma vergonha e desconsideração que fizeram aos aposentados e pensionistas no dia 04/11/2009 na camara federal. Infelizmente tivemos que assistir a traição. Se eu fosse deputado, me sentiria envergonhado pelo fato acontecido. Eles ( PT, todo o PT e a base aliada do governo, bateram na cara dos proprios pais, avós tios, enfim, de toda a sociedade. Falam que somos 8,5 milhões de aposentados e pensionistas, então, multiplique por 20. O resultado seus traidores, (PT, PR, PMDB,PC do B e demais partidos da base), voces verão nas urnas e, tambem quando alguem lembrar e ,ate voces mesmos, que fizeram parte do pior congresso nacional que este país teve. Carreguem este peso na historia e na consciencia, isto é se ainda tiverem.
Realmente é uma pouca VERGONHA.Será que esses traidores pensam que não existe vida pós morte?Pois els irâo todos traidores arder no fogo do inferno.Quem é Jose Genuino para falar que a PRIVIDENCIA iria à falencia,é só os comparças dele deixarem de carregar dolares nas cuecas,LULA é o maior TRAIDOR . Temos que nos unir e não permitir que nenhum desse sem vergonha sejam eleitos.temos andar nas vilas, nas ruas, fazer panfletos e distribuir nas ruas.Como o filho do LULA ficou tão rico para quem era simplesmente um guia turistico de um zoologico?Alguem pode explicar isso?QUE faz o povo que assiste a tudo isso passivamente?ONDE está o nosso patriotismo? .VAMOS lutar contra nas URNAS,vai ser a melhor resposta.Jamais tivemos um governo tão ignorante e demagogo.BASTA!!!!!

Postagens mais visitadas