Definição sobre aposentado sai hoje

Em reunião com ministros, Lula quer fechar a proposta a ser levada às centrais, que prevê reajuste de 6% em 2010

Mesmo com a pressão dos aposentados por um reajuste maior para os seus benefícios, o governo deve insistir no acordo fechado com algumas centrais sindicais, em agosto, para impedir a aprovação, na Câmara, dos projetos de lei que aumentam as despesas da Previdência Social. O acordo prevê reajuste de 2,5% acima da inflação em 2010 nas aposentadorias cBRASÍLIA om valor maior que o salário mínimo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer definir hoje uma posição sobre o assunto, em reunião que terá com os ministros da Previdência, José Pimentel, da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, além do presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), e os líderes do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), e da bancada do PT, Cândido Vaccarezza (SP).

A ideia é acertar o discurso e fechar a proposta, que pode ser levada pronta a todas as centrais, provavelmente pelo próprio Lula, amanhã ou na sexta-feira. O porcentual de 2,5%, previsto no acordo delineado em agosto, equivale a 50% do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do País em 2008. Somando a variação prevista do INPC, o reajuste ficaria em torno de 6%. Para 2011, seria repetida a fórmula de inflação somada à metade do PIB de 2009.

O acordo foi aceito pela CUT, pela Força Sindical e pela Confederação Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB). Mas três outras centrais (UGT, Nova Central e CTB), além da Confederação Brasileira dos Aposentados (Cobrap), o rejeitaram. Os aposentados apostam na proximidade das eleições para conseguir a aprovação dos projetos importantes como a liberação do reajuste real do salário mínimo para todos os aposentados e o fim do fator previdenciário.

Para Cândido Vaccarezza, se não houver acordo, o governo está preparado para enfrentar o debate no plenário. "Não tem essa de desgaste político. Se perdermos a votação, o presidente veta. Precisamos enfrentar isso", disse Vaccarezza.

"Está havendo contaminação político-eleitoral nesse debate. O país e as contas públicas não suportam o kit Paim", complementou o deputado José Genoino (PT-SP), numa referência ao senador petista Paulo Paim (RS), autor do projeto que pretende vincular o aumento dos aposentados ao reajuste do salário mínimo.

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, reforçou o coro. "Para nós, não é questão de eleitorado. É uma parcela da população que temos de levar em conta, que está fazendo uma reivindicação tão legítima quanto as de outras categorias", disse a ministra. "Mas nós sempre trabalhamos levando em conta os interesses da população. É por isso que estamos discutindo", acrescentou.

O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Pattah, disse ontem que só aceitará a proposta do governo federal que inclua o fim do fator previdenciário. "Não terá acordo em relação a esse instrumento perverso que reduz os benefícios que é o fator previdenciário", disse ele. O fator é um mecanismo que estimula o trabalhador a retardar a aposentadoria e já proporcionou economia de R$ 10 bilhões desde que entrou em vigor, em 1999.

O governo aceita sua extinção, desde que ele seja substituído por uma nova fórmula. Por ela, as pessoas poderiam se aposentar com benefício integral quando a idade, somada ao tempo de contribuição, resultasse em 95 anos (homens) ou 85 anos (mulheres).

Ontem, o projeto que extingue o fator deveria ter sido votado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, com parecer favorável do relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). Ironicamente, a obstrução que os partidos de oposição estão fazendo aos trabalhos da Câmara provocou o adiamento da votação - o que acabou ajudando o governo, que não quer a aprovação da medida.

Fonte: Estadão.

Comentários

Anônimo disse…
o "kit Paim",do deputado José Genoino Vejam só este "cara" pregando moral de "cuecas".
Só falta o Sarney.
Se a mídia fizer a metade do alarde
que está fazendo para o caso da
estudante da Uniban para os aposentados já seria suficiente ...
Osvaldo Mathias de Freita disse…
O que GENUINO fez para atrasar as eleições diretas, as eleições que estavam nos planos dos Militares?

As eleições diretas estavam nos planos dos Militares desde o primiero dia da Moralidade Militar, 31.03.64, mas baderneiros, guerrilheiros e muitos terroristas ficavam atazanando a vida e a ordem no nosso país, provocando o adiamento da eleição para novo presidente da república, direto do povo.

Muitos dos que estão na política hoje e no governo deveriam estar é na cadeia.

Os planos da Moralidade Militar era só reorganizar o país, restabeceler a ordem e garantir a democracia no Brasil e repugnar as idéias dos ditadores comunistas, e, após isso, imediatamente abrir as eleições democráticas novamente.

Mas,os baderneiros e assaltantes de quartéis (OS GUERRILHEIROS E TERRORISTAS BRASILEIROS ATACAVAM OS QUARTÉIS MILITARES), faziam as maiores barbaridades com o povo: faziam barricadas impedindo o trânsito de carros, de,ambulâncias, paravam as instituições vitais da administração pública, agitavam os estudantes tirando deles a tranquilidade, instigavam a população à baderna, além de bombardear áreas e assaltar bancos, assaltar quartéis e roubarem armas e formarem guerrilhas para matar soldados brasileiros (E TUDO ISSO ORIENTADOS E INSTIGADOS PELOS DITADORES COMUNISTAS. Então....eu não sou militar...mas, eu pergunto: COMO AS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS IRIAM ENTREGAR A POPULAÇÃO INDEFESA NAS MÃOS DESSES SANGUINÁRIOS GUERRILHEIROS TERRORISTAS?

Pois é. Por causa de muitos dos que estão na plolítica hoje e no governo, mentores do terrorismo contra o povo brasileiro, demoraram-se as eleições diretas para presidente da república e outros cargos.

Como se fariam eleições no meio daquela baderna?

Então, teve que se primeiro restabelecer a ordem no país, e grantir a segurança da população brasileira, e garantir as intituições democráticasas, (O QUE DEMOROU 20 ANOS POR CAUSA DOS BADERNEIROS), para depois abrir novas eleições diretas, o que aconteceu com TANCREDO NEVES (esse era um homem de boas intenções e sério, mas infelizmente faleceu).

Não sou militar, mas peço que não culpe os militares pela demora, a demora foi ocasionada pelos guerilheiros.

Agora, se o comunismo dos ditadores continuar nos ameaçando, teremos que apoiar, de novo, as Foraças Armadas Brasileiras para nos garantir a DEMOCRACIA, assim como elas fizeram em 1964.

ACORDA BRASIL, ENQUANTO HÁ TEMPO.
Osvaldo Mathias de Freitas disse…
(COPIEI E RECOLOQUEI CORRIGINDO ALGUNS ERROS DE GRAFIA E DE FORMA GENÉRICA, POIS FORAM MUITOS OS CULPADOS)

O que muitos fizeram para atrasar as eleições diretas, as eleições que estavam nos planos dos Militares?

As eleições diretas estavam nos planos dos Militares desde o primeiro dia da Moralidade Militar, 31.03.64, mas baderneiros, guerrilheiros e muitos terroristas ficavam atazanando a vida e a ordem no nosso país, provocando o adiamento da eleição para novo presidente da república, direto do povo.

Muitos dos que estão na política hoje e no governo deveriam estar é na cadeia.

Os planos da Moralidade Militar era só reorganizar o país, restabelecer a ordem e garantir a democracia no Brasil e repugnar as idéias dos ditadores comunistas, e, após isso, imediatamente abrir as eleições democráticas novamente.

Mas,os baderneiros e assaltantes de quartéis (OS GUERRILHEIROS E TERRORISTAS BRASILEIROS ATACAVAM OS QUARTÉIS MILITARES), faziam as maiores barbaridades com o povo: faziam barricadas impedindo o trânsito de carros, de, ambulâncias, paravam as instituições vitais da administração pública, agitavam os estudantes tirando deles a tranqüilidade, instigavam a população à baderna, além de bombardear áreas e assaltar bancos, assaltar quartéis e roubarem armas e formarem guerrilhas para matar soldados brasileiros (E TUDO ISSO ORIENTADOS E INSTIGADOS PELOS DITADORES COMUNISTAS. Então....eu não sou militar...mas, eu pergunto: COMO AS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS IRIAM ENTREGAR A POPULAÇÃO INDEFESA NAS MÃOS DESSES SANGUINÁRIOS GUERRILHEIROS TERRORISTAS?

Pois é. Por causa de muitos dos que estão na política hoje e no governo, mentores do terrorismo contra o povo brasileiro, demoraram-se as eleições diretas para presidente da república e outros cargos.

Como se fariam eleições no meio daquela baderna?

Então, teve que se primeiro restabelecer a ordem no país, e garantir a segurança da população brasileira, e garantir as instituições democráticas, (O QUE DEMOROU 20 ANOS POR CAUSA DOS BADERNEIROS), para depois abrir novas eleições diretas, o que aconteceu com TANCREDO NEVES (esse era um homem de boas intenções e sério, mas infelizmente faleceu).

Não sou militar, mas peço que não culpe os militares pela demora, a demora foi ocasionada pelos guerrilheiros.

Agora, se o comunismo dos ditadores continuar nos ameaçando, teremos que apoiar, de novo, as Forças Armadas Brasileiras para nos garantir a DEMOCRACIA, assim como elas fizeram em 1964.

ACORDA BRASIL, ENQUANTO HÁ TEMPO.
Anônimo disse…
VAcareza e todos os deputados do PT, a partir de 2003, perderam o senso de ser partido do trabalhador. Se esqueceram tudo oque nos prometeram até então aquelea dada. Eles querem a tudo custo, mostrar e convencer a sociedade, com mentiras e mais mentiras, de o PL.3299/2008 e outros do seu próprio partido, então do Senador Paulo Paim. Parabens ao Senador Paulo Paim, que está sendo o único a manter sua coerência. Tem muitos parlamentares que nos apoiam, mas não é novidade nenhuma, por exemplo o Deputado Arnaldo Faria de Sá, que sempre defendeu esta causa dos aposentados, sua bandeira desde a constituinte. Mas o Senador Paulo Paim mais ainda porque o único que pertcende ao PT e demonstrou todo seu emprenho em solidariedade aos trabalhadores, bandeira que até 2003, foi carregada pelo PT. Me parece que o PT jogou esta bandeira fora, rasgou-a, pisoteou-a. Mas não se esqueçam de que um dia isto mudará. Não pensem que não estamos enchergando bem de perto tudos isto. A mentira pode até ter efeito no momento, mas ela tem a perna curta. Muitos destes parlamentares que são contra oss trabalhadores e aposentados, e principalmente do PT, há de pagar muito caro, pois só nos enganaram até agora. Não se esqueçam que 2010 está bem aí. Não precisam nem chegar mais proximo ás eleições, que já estamos. Com a enganão toda do PT, eles chegaram ao poder, mas não é porque somos bobos Não. É que souberam muito bém a nos enganarem. Mas daqui prá frente as coisas vão mudarem. É como os ventos. O Mundo da muitas voltas.
Anônimo disse…
"Não tem essa de desgaste político. Se perdermos a votação, o presidente veta. Precisamos enfrentar isso", disse Vaccarezza.

Então, Sr. Vacarezza, Va vetar as suas mentiras, promessas não cumpridas,a
trairagem com os aposentados e trabalhadores. Voce não é dono do mundo, nem dono do cargo que ocupa, voce é nosso empregado, e, não esta cumprindo suas obrigações e promessas pelo qual foi contratado (eleito), então, recolha-se no seu silencio, trairagem e ignorância, pois, não somos obrigados a ouvir ou ler as suas besteiras. Voce não manda nada, e nem é digno de pertencer ao Partido dos Trabalhadores, o qual, o ano que vem sofrera as consequencias no voto por ter pessoas tão baixas e infames no seu quadro.
Anônimo disse…
O governo Lula está desgastado com suas mentiras, escorregões e falas de má qualidade(bobagens) Já não bastasse o festival de "palhaçadas" com os aposentados agora vem aquela "chuva" de explicações mentirosas e que nada explica sobre o apagão. Não é preciso escutar Lula, de antemão sabemos que é mentira. Leiam o inicio de um novo festival de "não sei, não vi ........
"A cada momento vai ficando claro que somente uma tempestade não ocasionaria o apagão destas terça-feira. Como o apagão aéreo, também neste caso parece evidente que o governo Lula procura chifre em cabeça de cavalo, simplesmente porque não consegue admitir que a falha foi sua e da sua gente, sobretudo da czar da área energética, a ministra Dilma Roussef. Dilma é uma tecnoburocrata que cumpre ordens - apenas isto. Como no caso do apagão aéreo, este caso do apagão elétrico somente será resolvido quando todos os petistas grudados na área forem removidos. Eis o que escreve o jornal O Globo de hoje: "RIO/ BRASÌLIA/SÂO PAULO - Análise de técnicos do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sugere que são mínimas as possibilidades de um raio ter sido a causa do apagão que atingiu 18 estados do país, na noite da última terça-feira."
Anônimo disse…
Certamente o deputado Jose Genuino quer que sobre dinheiro para o irmão dele carregar nas cuecas,e vacarezza deve ter um conchavo muito grande deve rolar muita grana nisso tenho certeza.Mas não esqueçam que somos mais 8,2milhões de aposentados cada um deve ter na familia no minimo umas 6 pessoas para votarem.Fora acampanha pela internet e e a campanha corpo a corpo,pronto o LULA perde as eleições e todos os deputados que seguirem ele.
marcelopex disse…
Lula é um mentiroso, anti-ético e imoral. Recebe mais de 10 salários com
insenção do IR,CoMO anistiado(de que
não sabemos. Recebe como presidente
de honra do pt(partido dos traíra).
Quer dar mais uma rasteira em milhões de aposentados, trabalhadores
éticos e morais. Porquie não estuda Ele a Nossa Constituição. Queremos que ele respeite as leis e normas democráticas. Isso aqui ainda não é um Venezuela.
Anônimo disse…
Para FMI, África, Bolivia, Venezuela tem dinheiro, para quem trabalhou não tem.
Para eles políticos também tem, tem inumeros beneficios, para nós migalhas.
Nunca mais vote no PT, demagogos, só pensam em si mesmos, para eles tudo, para nós nada

Vamos mostrar a eles nossa força, não votem em nenhum candidato do PT em 2010!!!!!!!!!!!

NUNCA MAIS PT!!!!!!!!!!!!!
marcelopex disse…
Lula vá aprender a ler e depois estude a Nossa Constituição. Voce e Pt (partido dos traíras) não represen
tam o Povo Brasileiro. Todo mundo já
sabe que és um "blef".Desonesto imoral, anti-ético. Explique pro povo
o que é receber todo mes mais de 5 mil reais como anistiado político, isento do IR (legislação em causa própria) Explique como seu filho enriqueceu às custas do banqueiro(canalha) Daniel Dantas.
Respeite os honestos aposentados e
vá aprender a fazer orçamento para pagar os rombos do bolsa família,funrural e aposentados especiais(funcionarios públlicos0
salmon-paiva@ig.com.br disse…
Os políticos são a favor do povo antes das eleições. Depois de eleitos tiram dinheiro dos aposentados, protegem bandidos, formam quadrilhas e só pensam na permanência no poder.
Unknown disse…
Que país é este?
Enquanto é divulgado que nossa expe
ctativa de vida aumenta consideravelmente,nossos Governantes e Parlamentares decretam a morte prematura do povo(TRABALHADORES APOSENTADOS),com salários de aposentadorias degradantes,via este absurdo "fator previdenciário" que ano a ano os reduz.
Humilhante,vergonhoso... enfim faltaria espaço para colocarmos todos os adjetivos que traduzem tamanha indignação e descaso com os APOSENTADOS.
PT(partido dos trabalhadores)Quando? Aonde?
Com rarissímas excessões,será que estas pessoas tem espelho em suas casas e conseguem ficar em frente???
Enquanto suas contas bancárias crescem diariamente com fartos sálarios e benefícios sem fim, APOSENTADOS morrem em filas e intermináveis listas, a espera de atendimento médico/hospitalar e suas necessidades básicas que deveriam constitucionalmente serem atendidas e não o são.
Até quando manteremos pessoas indígnas dirigindo este "GRANDE PAÍS"?
Gilberto
Gilberto definitivamente um "País para Todos".
"Todos" que votam no Pê Tê Gilberto.
Unknown disse…
isto é mais uma vergonha nacional, 6% é brincadeira vOCES não acham?, para uma previdencia que NÃO É FALIDA COMO ELES TENTAM COLOCAR EM NOSSAS CABEÇAS, ESTÃO NOS TACHANDO DE BURROS E PALHAÇOS, e eles!!!!!!!!!!????????? porque não diminuem seus salários em prol dos aposentados que ja trabalharam por eles e para eles (estes deputados e senadores são uma vergonha para o nosso País, e LULA que dizia que ajudaria os mais necessitados cadê! Bolsa familia, ajuda gas, etc,.... não é melhorar nada e sim continuar com os eleitores de cabrestos. O Brasil precisa sim é de : EDUCAÇÃO, SAÚDE, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL (quem nos fornece mais são os agricultores familiares sustentáveis), dignidade é isso TRABALHO DIGNO, ASSISTGENCIA SAÚDE DIGNA, EDUCAÇÃO DIGNA, TER A CERTEZA DO IR E VIR DIGNAMENTE SEM SE SENTIR MENOSP0REZADO E DISCRIMINADO! ONDE IREMOS PARAR COM TUDO ISTO QUE SE VE NA CAMARA, SENADO, ETC............... UNIÃO, ESTADOS, MUNICÍPIOS... E NÓS QUANDO SEREMOS VISTOS!!!!!!!!!!!!!!!!! "QUE PAÍS É ESTE!!!!".
ESTE RELATO É DE TOTAL INDIGNAÇÃO DE UMA BRASILEIRA COM VERGONHA DE TUDO O QUE ESTA ACONTECENDO E QUE ESTÃO FAZENDO NOVAMENTE VIRAR PIZZA.
Márcia Andréa de Freitas Lopes
Petrópolis/RJ
Anônimo disse…
Onde esta os sindicalistas da CUT p/lutar pelas perdas dos aposentados pois apoiam o aumento ridiculo de 6% apenas.Voces realmente farinha do mesmo saco.Ninguem nem os deputados senadores e nem os sindicalistas.E não tem desculpa que não tem verbas,pois emprestaram dinheiro ate p/ FMI.
Helena disse…
alhões que só querem perpetuar no poder.
Chega de enganação, de falsas promessas e enrolação.
Coloca na pauta de votação os projetos do Senador Paim e acaba de vez com essa safadeza de roubar dos trabalhadores aposentados.
Anônimo disse…
Atenção todos os aposentados !
Temos que fazer uma "Cruzada" a fim de defender nossos interesses.
Já que não temos aliados "cara-pintadas", mídia etc.
Vamos até Brasília e fazer uma "greve de fome" para mostrarmos
aos jovens de hoje que serão os futuros aposentados (se chegarem lá) que estamos dispostos a sacrificarmo-nos por nós e pela futura geração de velhos. Não temos mais nada a perder.
Felizmente temos este espaço. Vamos aproveitá-lo ao máximo para podermos comunicar-nos e assim alcançar os nossos objetivos !
Anônimo disse…
LULA sempre comandou a Força Sindical e outros, portanto, conseguiu o que queria, esmolar aposentados. Não quer nem saber dos aposentados que ganham acima do mínimo, e também não necessita dos votos dos aposentados, nem de suas famílias. Agora, precisamos escolher outro candidato, menos a cúpula de FHC, nem de LULA.
eutu disse…
José Genuino, vai indo, indo,indo e pula num despenhadeiro.Se estivesse no Japão já teria morrido e sua familia teria pago a bala. Olha se ficar calodo ganha mais, não deixe seu nome em evidência, pois ele já é muito sujo. tenho nojo só de ouvir sua voz, mas como fede e cheira e melhor ficar quietinho.Ah não esquecemos da cueca, tá?

Postagens mais visitadas