STF deve confirmar impedimento para posse de vereadores beneficiados por emenda

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) devem referendar nesta quarta-feira a liminar concedida pela ministra Cármen Lúcia que suspendeu a posse de vereadores beneficiados pela PEC (proposta de emenda constitucional) que cria mais de 7.000 vagas no país.

No início de outubro, a ministra concedeu a liminar em reposta à Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) ajuizada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, questionando a emenda.

Segundo Gurgel, a emenda retroage seus efeitos às eleições de 2008, ou seja, permite que vereadores suplentes tomem posse em processo eleitoral já encerrado.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ajuizou uma outra ação contra a PEC. Em todo o país, os procuradores regionais eleitorais alertaram os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) sobre a emenda para impedir a posse imediata dos suplentes de vereadores.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) também firmou entendimento sobre a questão: a emenda só pode ser aplicada a partir das eleições de 2012.

O presidente da OAB, Cezar Britto, disse que é fundamental o respeito ao princípio da anterioridade da Lei Eleitoral.

"E esse princípio é o de que não se pode mudar a regra do jogo eleitoral, salvo se isso for feito pelo menos um ano antes das eleições", disse. "Mas o que essa PEC dos Vereadores está tentando é mudar a regra do jogo dois anos depois que o jogo foi jogado, com prejuízos graves para a democracia brasileira."

Em Goiás, a Justiça Eleitoral expediu uma decisão liminar suspendendo a posse de suplentes que assumiram cargos de vereadores em Bela Vista de Goiás (GO) com base na emenda.

O juiz responsável pela decisão, Nivaldo Pereira, considerou que, para a posse dos suplentes ser legítima, seria preciso um novo cálculo do quociente eleitoral e uma nova "proclamação de resultados".

>> Liminar do STF suspende posse de vereadores beneficiados por emenda

>> TRE-MS suspende diplomação de suplentes em Campo Grande

>> OAB pede ao STF a inconstitucionalidade da emenda que cria 7.709 vagas de vereadores

>> Justiça suspende posse de suplentes de vereadores em Bela Vista (GO)

da Folha Online.

Comentários

Quaresma disse…
Chega de ladrão nos legislativos do país. Deveriam aprovar emendas para diminuir esse nº exorbitante de senadores, deputados e vereadores, bem como estabilizar um teto de salários para a cambad a, cortando muita mordomia.
Anônimo disse…
Tem que impedir sim, e não é só no legistativo, tambem no executivo.
O numero que tem ja é exagerado!
Tem que impedir caditatura dos fichas sujas, bem como todo o político entregar uma declaração de patrimônio e declarar no imposto de renda tudo que recebeu e adquiriu durante o mandato, para que não haja nenhuma suspeita de corrupção. Tudo que gastarem particularmente tem que sair de seus salários. Gastos do cartão corporativo e passagens aéreas, deveriam ser auditados e administrados pelo Tribunal de Contas da União.
Se um presidente tem que receber premios no exterior, que pague a viajem, alias, não precisa viajar tanto, para isso temos diplomatas e embaixadas. Tem que reduzir os gastos do Governo. Pra que tantos ministerios?
Pra fazer Copa do Mundo? Olimpíadas??
Pois estrutura energetica não temos
(vide o apagão).
E o pagamento dos direitos dos aposentados???
Os hospitais e a saúde no Brasil e na cidade maravilhosa, esta um caos.
E a segurança?? gente morrendo todo dia e estamos em guerra. (vejão os armamentos!)

A Educação? Alunos patendo em professoras!!!

As estradas, portos e aeroportos?
Os projetos do PAC brecados por suspeitas no Tribunal de Contas da União?
Faltando tudo e eles ainda emprestam dinheiro ao FMI!!!!!!

Se com todo esse numero de políticos nada foi resolvido, imaginem se tivessem mais!
Para que mais!!!
Vamos apagar a luz,ops, o apagão ja apagou.
Chamem a mãe do apagão!!!

Postagens mais visitadas