Anote os feriados de 2011

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão publicou nesta quinta-feira (2) os dias dos feriados nacionais e pontos facultativos de 2011, que podem afetar a rotina de funcionamento das agências bancárias.

Por isso, cuidado na hora de agendar visitas aos bancos. No próximo ano, teremos 10 feriados nacionais em dias úteis, o que pode ser uma boa pedida para quem quer descansar, mas também pode causar dor de cabeça a quem esquece de pagar suas contas.

Feriados
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulga em área especial do seu site (www.febraban.org.br/buscabanco) os dias de feriados nacionais e de expediente especial das agências. Fique atento aos feriados em dias úteis, conforme mostra a tabela abaixo:

DiaMêsDia da semanaData comemorativa
7marçosegundaCarnaval
8marçoterçaCarnaval
21abrilquintaTiradentes
22abrilsextaPaixão
23junhoquintaCorpus Christi
7setembroquartaIndependência
12outubroquartaNossa Srª Aparecida
2novembroquartaFinados
15novembroterçaRepública

Febraban
Para a Quarta-feira de Cinzas, dia 9 de março, a Febraban ainda irá divulgar a orientação específica quanto ao horário de fechamento das agências para o público.

Já no dia 30 de dezembro não haverá expediente.

Fique de olho nos vencimentos
Quando o vencimento das contas (de luz, água, telefone, etc) cai nos dias em que não há expediente bancário, o consumidor poderá efetuar o pagamento no próximo dia útil, sem incidência de multas ou encargos.

Já os tributos federais, estaduais e municipais já estão com a data ajustada ao calendário de feriados.

Segundo a Febraban, o consumidor deve agendar nos bancos o pagamento das contas de consumo ou mesmo pagar aquelas que têm código de barras em caixas eletrônicos ou em qualquer equipamento de autoatendimento. Lotéricas e correios também podem receber o pagamento dessas contas.

Existem muitos estabelecimentos comerciais que também estão credenciados a oferecer esse serviço.

Não se pode esquecer que "emendas" não são feriados e que as contas que vencerem nesses dias deverão ser pagas; caso contrário, multas e juros incidirão sobre ela.

Comentários

Postagens mais visitadas