Sarney: O chefe dos caras-de-pau

Foto: Jornal da Unicamp

















Sarney e a censura no Amapá


Blog do Fernando Rodrigues

Alguém aí já foi ao Amapá? Poucos. O Estado da região Norte tem apenas 360.614 eleitores registrados (0,29% do total do país). É maior apenas que Roraima (233.596 eleitores).

Em resumo, dirão os sulistas, “o Amapá não tem importância”, certo? Errado. Desde 1990 se elege e se reelege pelo Amapá o senador José Sarney (PMDB), cuja residência conhecida é no Maranhão.

Nada contra um político de um Estado se eleger por outro. Exceto que hoje a lei proíbe tal prática. Mas esse é o menor problema. O fato é que Sarney continua sendo um dos homens mais importantes da República, elege-se por um Estado periférico e... acaba sempre beneficiado de decisões heterodoxas da Justiça local.

Eis a notinha, em pé de página, na Folha (só para assinantes) de hoje: “AMAPÁ: ALIANÇA DE SARNEY TIRA NOTÍCIA DE SITE OUTRA VEZ - Pela terceira vez desde o início da campanha, a manchete da edição on-line da "Folha do Amapá" ("Capiberibe tem 53,6% dos votos válidos e pode vencer no 1º turno") foi tirada do ar por ordem do TRE a pedido da coligação que apóia Waldez Góes (PDT) ao governo e Sarney (PMDB) ao Senado”.

Alguém poderia me explicar por que um jornal não pode publicar uma notícia?

Enfim, é o Brasil. E quem se preocupa com o Amapá? Ninguém. E com Sarney? Bom, muita gente. Ele foi aliado de FHC, hoje é lulista, no passado foi da Arena e agora é do PMDB. Viva a diferença!

Nota: Todo governo tem os conselheiros que merece.
O senador José Sarney é um mestre na arte da sobrevivência política. Ingressou na vida pública nos democráticos anos 50, mas virou a maior liderança política do Maranhão já no regime militar. Na década de 80, Sarney participou da dissidência do PDS que apoiou a candidatura presidencial de Tancredo Neves e acabou no Palácio do Planalto, de onde comandou o processo de redemocratização do país. Deixou o poder desgastado por uma hiperinflação, mas voltou a ter alguma influência no governo de Itamar Franco e no de Fernando Henrique Cardoso. Ele agora praticamente uniu o PMDB no apoio ao governo Lula, proeza que não conseguiu nem quando presidiu o país, e se tornou o político fora das hostes petistas com mais influência no governo. 'Sou o mais velho, não o mais forte', desconversa Sarney, hoje um dos principais conselheiros de Lula. Em entrevista a ÉPOCA, Sarney fala de sua trajetória política, da aliança com Lula e faz uma revelação: sua equipe econômica escondeu dele que o Brasil estava praticamente sem reservas cambiais até a hora em que foi forçado a decretar moratória. (Época)

Lula tem ao lado, na coordenção de sua campanha de reeleição nada menos que: José Sarney, Jader Barbalho e Renan Calheiros.
Me respondam por favor. A reeleição é de Lula (PT) ou do PMDB?

Comentários

Anônimo disse…
VAL-ANDRE-MUTRAN, gente como Sarney,correm para a periferia pois na periferia existe o prazo para que Ex:O Juiz Federal lá do
Centro-Sul cumpra o seu primeiro
ano para poder voltar para a terra natal e assim são os varios cargos em Ministerio Publico,Justiça do Trabalho e outros. Jader ficou milionário no governo Sarney co desapropriações fraudulentas TDAS dos castanhais e outras, um bando de malandros.
Nosso país seria uma Nação muito melhor se esses aproveitadores que tem como máxima o sem imites entre o que é público e o que é privado.
Posam para os eleitores de baixa escolaridade e a massa de excluídos sociais como grande realizadores na política, pessoas da mais alta relevância.
Uma pena que essa massa de manobra se deixa facilmente enganar anônimo.
Mas, tenho esperança em dias melhores, de vê-los bem longe da política.
Que vão cuidar de seus fabulosos patrimônios e nos deixem trabalhar para um país livre desses caras-de-pau.
Anônimo disse…
Prezado Val André, estamo precisando de ajuda e apoio aqui no Amapá. sarney voltou aos seus tempos de ARENA e quer censurar e mandar em tudo e todos. Hoje elle entrou com ação contra o site amapabusca, por causa de charge que saiu no Brasil inteiro. Esse site não tem anunciante e ele pediu uma multa de 104 mil. Também entrou com ação contra um blog. Tira rádios e sites de jornais. Tá difícil. Mas a adverária está crescendo.
Veja Alcilene que o Sarney está a serviço do Lula e quando o faz é para garantir seus próprios interesses.
Inaceitável que com a utilização do poder seu poder econômico que permite-lhe a contratação dos melhores advogados do Brasil, ele conduza sua campanha ao Senado com a obstrução do direito de livre expressão dos veículos que não se baixam ao seu jugo.
Incomcebível algum eleitor do meu querido Estado do Amapá, terra que amo quase tanto como minha terra natal, ache que esse homem seja um democrata.
Unamo-nos contra essa arbitrariedade.
Convoque os blogs, os movimentos democráticos do Amapá, a imprensa.
A mídia nacional começou a repercutir o péssimo ato desse senhor de levar tudo na moita, como no lamentável episódio da perda de mandato do Capi, mais ou menos na mesma época em que cheguei para trabalhar em Brasília.
Tenho amigos no alto escalão do TSE que garantiram que Sarney operou como uma leão para que a cassação se desse, como acabou acontecendo.
A Folha de S. Paulo deu uma nota, O blog do Fernando Rodrigues (O Globo) também, o Guilherme Augusto (Diário do Pará) vem anotando em sua coluna alguns dos lances da campanha amapaense, o Cláudio Humberto registra com maior regularidade essa bandalheira desse lobo em pele de cordeiro da redemocratização.
Sua filha disribui cartilhas nas ruas do Maranhão impressas na Gráfica do Senado e são os outros é que estão fora da lei.
Rezo para que Deus ilumine o povo amapaense para enxotar esse cidadão de volta para seu canto.
Fora Sarney!
Conte comigo.

12:22 AM

Postagens mais visitadas