Veja como foi a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré 2024, na Câmara dos Deputados
A imagem peregrina da padroeira dos paraenses, visitou Ministérios, Curia Metropolitana, CNNBB, e participou de sessão especial na Câmara dos Deputados. Após a programação, retornou para Santuário de Nazaré, em Belém, na noite desta quarta-feira (27/11)
Brasília - Acompanhe ao vivo pelo Blog Pelos Corredores do Planalto, a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, parte da programação do Círio de Nazaré 2024, em Brasília, iniciado na terça-feira (26/11), que segue até esta quarta-feira (27), com dois dias de programação. Acesse a íntegra da sessão solene aqui.
A sessão solene ocorre na manhã desta quarta-feira no Plenário da Câmara dos Deputados, atendendo requerimento do deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA) que, desde que foi eleito para uma cadeira no Congresso Nacional, em 2015, apresentou nos últimos nove anos, o pedido para a realização da sessão especial.
Ao logo desse período, foram muitas as dificuldades, inclusive pane de avião no voo que traria a imagem sagrada à Brasília, mas que nunca impediram a chegada do maior símbolo da fé católica dos paraenses às sessões agendadas às vésperas de completar uma década, tornando-se uma tradição na Casa, mesmo durante a pandemia de Covid-19, que atingiu todo o país, seguido do isolamento social. No ano da pandemia, houve a realização da sessão solene, tal a dedicação do deputado Passarinho que nas horas mais difíceis sempre foi socorrido por empresários que chegaram a disponibilizar uma aeronave para transportar a imagem de Nossa Senhora. “É uma responsabilidade muito grande, mas sempre dá certo”, atesta o deputado.
Acolhida da imagem de Nossa Senhora de Nazaré no Santuário Nossa Senhora da Saúde, na Asa Norte |
Vista da imagem de Nossa Senhora de Nazaré à Cúria Metropolitana da Brasília
Vista da imagem de Nossa Senhora de Nazaré à sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Sessão Solene
Na terça-feira (26), do aeroporto JK, o símbolo da fé dos paraenses, foi conduzida ao Santuário Nossa Senhora da Saúde, na SGAN 702, na Asa Norte, onde foi acolhida por grande número de devotos, que aguardavam a imagem milagrosa para a realização do Santo Terço, conduzido pela irmã Denise Cristina e pelo irmão Keller Jenny do Espírito Santo (Frei Gil).
Às 8h00, desta quarta-feira (27), a imagem da padroeira dos paraenses foi conduzida à Cúria Metropolitana de Brasília, e às 8h30, foi recebida na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
O Grupo de Oração Beata Elena Guerra, homenageou a imagem da Santa às 9h00, e de lá, foi conduzida em procissão à Câmara dos Deputados.
A imagem de Nossa Senhora de Nazaré ficou num altar montado em frente à Mesa Diretora, no Plenário da Câmara dos Deputados.
A sessão solene teve início às 10h12 na quarta-feira. A mesa foi presidida pelo deputado federal Joaquim Passarinho, autor do requerimento da sessão. Foi exibido um vídeo institucional sobre o Círio de Nazaré, com as imagens impressionantes do “mar de romeiro” que participar da procissão do Círio, sempre no segundo domingo do mês de outubro, na capital do Pará, Belém.
Após a execução do Hino Nacional, o deputado Joaquim Passarinho, fez um discurso onde descreveu o significado de ser católico, explicando que toda a sua família é devota de Nossa Senhora de Nazaré.
Em seu pronunciamento, o deputado federal Airton Faleiro (PT-PA), acrescentou que “dificilmente uma família paraense não tenha sido contemplada com um pedido feito à Nossa Senhora de Nazaré. A minha própria família já recebeu uma graça da Santa”, revelou.
O deputado federal Márcio Honaiser (PDT-MA), presidiu a Mesa para que o deputado Passarinho pudesse usar a Tribuna para fazer o seu discurso.
Foram convidados à Mesa o Padre Rafael Santos, Reitor do Santuário Nossa Senhora da Saúde e Vigário Episcopal da Arquidiocese de Brasília, que falou sobre a importância e júbilo da comunidade católica na capital federal, ao receber, anualmente, a imagem pelegrina de Nossa Senhora de Nazaré.
O senhor Antonio Salame, Coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré gestão 2022/2024, no ato, representando o Sr. Antônio Souza, Coordenador no período de 2025/2026, explicou ao presentes, como foram os fatos históricos que originaram a tradição do Círio de Nazaré, que neste ano de 2024, foi realizado pela 230ª edição.
O Círio de Nazaré, acontece em Belém do Pará, e a primeira procissão em homenagem à padroeira dos paraenses ocorreu em 1793.
A história do Círio de Nazaré começa em 1700, quando o caçador Caboclo Plácido encontrou uma pequena estátua de Nossa Senhora de Nazaré às margens de um riacho. A partir daí, a devoção à Virgem cresceu e, em 1793, aconteceu a primeira procissão, e todos os anos é realizada sem interrupções.
As deputadas Chris Tonietto (PL-RJ) e Hugo Leal (PSD-RJ), também usaram a tribuna para homenagear a fé católica e a devoção à Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O diplomata George El Jallad, Encarregado de Negócios da Embaixada do Líbano no Brasil, registrou que presença da imagem de Nossa Senhora de Nazaré naquela momento, era um bálsamo espiritual ao seu povo, anunciando que na noite anterior à realização da sessão solene, um cessar-fogo tinha entrado em vigor na guerra entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza, que foi ampliada contra o movimento terrorista Hezbollah que se infiltrou naquele país, no Sul do Líbano e na capital Beirute, alvo de ataques aéreos das Forças Armadas do Estado Judeu, com centenas de mortos e ferido, na região do Oriente Médio. El Jallad orou e pediu para que a Mão de Jesus, interceda juntou ao filho para que mantenha a paz na conflituosa região.
Outros deputados se revezaram na tribuna e as prefeitas de Ulianópolis (PA), Kelly Cristina, e Maria Lucinéia, de Tarauacá, no Acre, também se manifestaram em louvor à Nossa Senhora.
Confira as fotos:
Ministérios
Após a sessão solene, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi recebido no Ministério das Cidades, pelo ministro Jader Barbalho Filho, e depois, foi louvada no Ministério do Turismo, pelo ministro Celso Sabino. Os dois jovens ministros são paraenses e católicos.
Posteriormente, a imagem embarcou de volta no último voo para Belém do Pará.
Ministério do Turismo - ministro Celso Sabino, conduz a imagem nas dependências do órgão
Ministério das Cidades - ministro Jader Barbalho Filho, apresenta a imagem original do Círio de Nazaré aos servidores do órgão
Nenhum comentário:
Postar um comentário